Descubra quais são os principais benefícios do melão

· 13 de agosto de 2018
O melão é uma das melhores frutas para comer no verão, mas que também podemos desfrutar durante todo o ano. Ele é ideal para a hidratação e para manter o bem-estar do nosso corpo

O melão é um dos alimentos mais apetitosos durante o verão. Ele é refrescante e pode ser consumido a qualquer momento do dia e de várias formas. O que talvez nem todos saibam é que além de ser um alimento refrescante, tem múltiplos benefícios. Para conhecer todos eles, continue lendo a nossa análise sobre os benefícios do melão.

Saiba quais são os principais benefícios do melão

  1. Possui um alto teor de potássio

Cada 100 gramas de melão contêm 167 miligramas de potássio, uma quantidade praticamente igual a da banana. Isso torna o melão especialmente adequado para aquelas pessoas que se exercitam e, portanto, tendem a perder uma quantidade considerável de minerais.

Além disso, os alimentos ricos em potássio têm todos os benefícios listados abaixo:

  • Eles ajudam a manter a pressão arterial
  • Estimulam o movimento do intestino
  • Contribuem para o desenvolvimento correto do sistema ósseo
  • São fundamentais para a produção de proteínas.
Um melão aberto em um dia de sol

Além do melão e da banana, o potássio é encontrado em muitos outros alimentos. Alguns deles são: a batata, a carne de porco, a ameixa, a couve-flor, a laranja ou o ovo.

A quantidade diária de potássio recomendada para um adulto é de 3.500 miligramas por dia. É por isso que a melhor maneira de conseguir esse valor é comendo melão, mas você também pode complementá-lo com os outros alimentos que listamos anteriormente.

  1. Contribui para a perda de peso

Um dos benefícios do melão é que ele pode ser um dos alimentos principais em qualquer dieta. Isso porque contribui para a perda de peso e faz com que ela seja mais eficaz. Uma grande parte da composição do melão é água e isso faz com que seja um alimento muito saciante e, ao mesmo tempo, com um baixo teor calórico.

Dessa forma, o melão é um alimento perfeito para as pessoas que querem perder peso, já que acaba com a sensação de fome e, ao mesmo tempo, praticamente não acrescenta calorias em seu dia a dia. Uma fatia de melão é perfeita para comer entre as refeições quando o apetite aparecer.

Uma boa opção é também preparar uma marmita com pedaços de melão já cortados. Assim, você vai ter um lanche saudável que poderá desfrutar no trabalho, na praia ou na piscina.

  1. Possui um poder laxante

O melão é também um alimento interessante do ponto de vista digestivo, pois possui propriedades laxantes a ponto de ser considerado um dos melhores laxantes naturais. Um par de fatias de melão por dia são suficientes para combater naturalmente os problemas ocasionais de constipação.

Se você decidir comer melão para obter um efeito laxante e acabar com os problemas de constipação, deve saber que a melhor hora do dia para fazer isso é no café da manhã. Isso ocorre porque trata-se de um alimento muito fácil de ser digerido, já que passa quase que inteiramente pelo intestino e tem o efeito desejado.

  1. Protege o sistema imunológico

O último benefício do melão é também o mais desconhecido. Poucas pessoas sabem que, ao comê-lo, estão protegendo o seu sistema imunológico e, portanto, tornando-o mais resistente a doenças.

Comer melão é uma maneira totalmente natural de prevenir resfriados ou outras doenças mais leves. A nossa recomendação é que antes de tomar qualquer suplemento nutricional varie a sua dieta e inclua alimentos como melão, brócolis, cenoura, tomate e cebola. Adicione-os no seu dia a dia para aumentar as suas defesas de uma maneira natural.

Como você já viu, os benefícios do melão são inúmero e, por isso, é interessante incluí-lo no nosso dia a dia. Esses benefícios são especialmente importantes para aqueles que têm seu sistema imunológico fraco ou que sofrem de constipação ocasional.

De qualquer forma, antes de terminar este artigo é importante fazer um aviso. O melão é um alimento que contém uma quantidade considerável de açúcar. Isso significa que as pessoas com diabetes têm que tomar cuidados especiais com relação ao seu consumo. Isso não quer dizer que não devam consumi-lo, mas que devem fazê-lo em uma quantidade moderada e nunca exceder duas fatias diárias.