Quais as melhores bebidas para uma alimentação saudável?

7 de abril de 2019
Hoje vamos falar sobre sucos, refrigerantes e shakes, e também damos várias receitas para que você possa escolher as bebidas mais saudáveis e fazer em casa. O importante é que você cuide do seu corpo enquanto você se refresca e se hidrata.

Quando pensamos nas melhores bebidas para a nossa saúde geralmente lembramos dos sucos e shakes. Mas muitos ainda tomam refrigerantes todos os dias. Se você quiser saber as diferenças entre cada uma delas e qual delas é o mais saudável, continue lendo.

Quais as melhores bebidas para uma alimentação saudável?

Sucos

Os sucos são basicamente frutas espremidas. Um suco natural não precisa ter nenhum ingrediente além da fruta, mesmo porque, se tivesse, não seria uma opção saudável. Para fazer um suco, basta escolher um ou vários tipos de frutas e extrair o suco em um espremedor manual ou elétrico.

Beba água para matar a sede ou suco

Uma desvantagem dos sucos é que praticamente toda a fibra da fruta é perdida. Isso ocorre porque a fibra está na casca, que é descartada para fazer o suco.

Se você bebe suco regularmente, você deve saber que o único saudável é aquele feito em casa. Os sucos industrializados contêm quantidades exorbitantes de açúcares adicionados que os tornam uma má opção. Além disso, por terem sido espremidos com bastante tempo de antecedência, já perderam parte de suas propriedades.

Refrigerantes

É comum associar sucos e shakes com uma dieta saudável e refrigerantes com exatamente o contrário. Isso nem sempre é verdade, porque a realidade é que um suco industrializado é tão prejudicial quanto um refrigerante sem açúcar.

Os refrigerantes são bebidas gaseificadas e sem álcool. Estas bebidas têm fama de aumentar o risco de obesidade, excesso de peso e doenças cardiovasculares. Isto é verdade?

Garota tomando refrigerante

A realidade é que os refrigerantes, ao contrário dos sucos naturais ou shakes, não trazem nada de positivo para o corpo. Eles não contêm vitaminas, minerais ou fibras. Por outro lado, o que eles contêm – e em quantidade muito alta – é o açúcar.

Se você vai optar por esta opção na hora de escolher uma bebida, você deve saber duas coisas. Não consuma mais de dois ou três refrigerantes por semana e nunca faça disso um hábito.

Além disso, também é importante que você sempre escolha as versões sem açúcar. Atualmente, praticamente todas as marcas têm uma versão sem açúcar, por isso é muito fácil consumi-los de uma forma não tão prejudicial.

Shakes

Finalmente, só nos falta falar sobre os shakes. Um shake é composto de frutas ou vegetais triturados, incluindo a sua casca. Ao incluir o alimento inteiro, a mistura resultante é muito mais espessa e, por isso, é comum adicionar água, leite ou algum tipo de bebida vegetal.

melhores bebidas: shake de morango

Os shakes são muito mais satisfatórios que os sucos e contêm um maior número de propriedades. Ao usar o alimento completo, toda a fibra é conservada, ao contrário do que acontece nos sucos. Ao contrário destes, os shakes podem até mesmo substituir uma refeição.

Além disso, a grande vantagem dos shakes é que existem mais receitas que você pode imaginar. Recomendamos que você experimente na cozinha combinando diferentes frutas, legumes e bebidas. Aqui deixamos várias receitas de shakes verdes para você tentar fazer em casa.

Conclusão

Após analisar as diferenças entre sucos, refrigerantes e shakes, as conclusões são as seguintes:

  • Os shakes são a opção mais saudável porque conservam todos os nutrientes dos alimentos.
  • Se você consumir sucos, você deve se atentar para escolher a opção mais saudável possível.
  • Os sucos processados ​​são tão prejudiciais quanto os refrigerantes sem açúcar.
  • Os refrigerantes não contribuem em nada para o corpo, por isso não são uma opção interessante do ponto de vista nutricional. De qualquer forma, se você consumi-los, escolha sempre as opções sem açúcar.