Combata o cansaço físico com esses suplementos

23 de março de 2019
O mais importante ao escolher vitaminas e suplementos para combater o cansaço físico é identificar as causas desses sintomas.

Uma boa alimentação e as horas de descanso são essenciais para lidar com a exigência do esforço no esporte mas, além disso, existem diferentes vitaminas e suplementos que podem nos ajudar a ter uma energia extra e combater o cansaço físico.

O que causa o seu cansaço físico?

  • Sente-se confuso e letárgico quando você está cansado? O ácido fólico é a solução.
  • É um vírus? A vitamina C ou zinco podem ajudá-lo.
  • Você está muito estressado? O magnésio irá ajudá-lo.
  • Você treina pesado? A L-carnitina é uma boa opção.
  • Você precisa de uma solução rápida para resolver seu cansaço físico? A cafeína é a melhor opção.

A seguir, mostramos uma lista das melhores vitaminas e dos melhores suplementos que ajudarão você a superar o cansaço físico:

Vitamina B12

Com sua ajuda, você pode evitar o cansaço físico. Trata-se de uma vitamina solúvel em água que afeta as ações e funções tanto do cérebro como do sistema nervoso.

Comprimidos contra o cansaço físico

Vários estudos têm mostrado os benefícios que a vitamina B12 traz para o nosso organismo. Ao tomar entre 2,5 e 5 mg por dia, aumenta consideravelmente tanto a energia quanto a resistência das pessoas.

Além disso, também tem se estudado o uso dessa vitamina para pessoas com neuralgia, dor nas costas ou, inclusive, pessoas com câncer.

Vitamina C

Outra vitamina muito conhecida para combater o cansaço físico, você também pode conhecê-la com o nome de ácido ascórbico. É uma vitamina conhecida por sua contribuição na cicatrização de feridas e suas propriedades como antioxidante.

Além disso, favorece a redução dos sintomas de um resfriado comum, assim como melhora a eficiência do sistema imunológico que nos ajuda a combater as bactérias e os vírus.

Uma vez realizada a atividade física, a vitamina C ajuda a reduzir a dor muscular, semelhante à redução de dor produzida pela vitamina B12.

Magnésio para combater o cansaço físico

O magnésio é um mineral que nos ajuda nas funções da nossa pressão arterial e do sistema cardiovascular. A liberação de hormônios do estresse, pela realização de exercícios ou pela vida diária, pode promover uma deficiência de magnésio em nosso organismo.

Magnésio

Surpreendentemente, até 15% da população ocidental tem uma redução desse mineral. Ao examinar os benefícios dos suplementos de magnésio nas pessoas diagnosticadas com fadiga crônica, foi mostrado que 50% deste grupo de pacientes tinham deficiência de magnésio.

Foram aplicadas injeções intramusculares de magnésio de 100 mg por semana durante sete semanas em determinadas pessoas, e foram obtidos resultados impressionantes, já que 80% dos indivíduos tiveram uma melhoria considerável nos sintomas.

Ácido fólico

Também conhecida como vitamina B9, essa substância é um composto produzido sinteticamente que pode ser tomado como uma pílula. O corpo humano precisa de ácido fólico para permitir reações biológicas específicas que mantenham a mente funcionando efetivamente.

Se tivermos deficiência dessa vitamina, nosso corpo pode mostrar os seguintes sintomas:

  • Confusão
  • Depressão
  • Insuficiência do sistema imunológico
  • Outros sinais de redução da função cerebral

Em relação ao cansaço físico, um estudo realizado com diferentes pessoas mostrou que uma dose de 10 mg por dia de ácido fólico causou uma redução considerável dos sintomas.

Cafeína

A cafeína, como já sabemos, é uma substância com um alto poder estimulante do sistema nervoso. O organismo é capaz de absorvê-la facilmente e ela pode atravessar a barreira cerebral com certa facilidade o que, como resultado, permite que ela tenha ação em diferentes partes do cérebro.

Café na montanha

Trata-se de um composto presente em muitos alimentos, como café, chá, chocolate e refrigerantes ou bolos. Além disso, é o ingrediente principal de muitos suplementos para o treinamento esportivo. É capaz de alterar a frequência cardíaca, a taxa metabólica e a frequência respiratória.

Além disso, a cafeína parece melhorar uma série de funções físicas e mentais com esse aumento temporário da energia. Entre as melhorias observadas como resultado do consumo de um suplemento de cafeína estão:

  • Favorece a resistência
  • Acelera o tempo de reação
  • Aumenta o estado de alerta mental para reduzir a fadiga

Em conclusão, é muito importante escolher boas vitaminas ou suplementos para superar o cansaço físico. Além disso, como vimos, temos uma grande variedade de substâncias para escolher. Portanto, dependendo do que precisamos, podemos tomar uma ou outra.