11 opções para um café da manhã fácil, saudável e saboroso

· 16 de dezembro de 2018
Veremos algumas ideias para preparar um café da manhã simples, saudável e saboroso para que possamos ter alguma receitas na manga quando não tivermos muito tempo para cuidar da alimentação logo no primeiro momento do dia e ainda assim acordar com o pé direito

Muitas vezes você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. E já que ela é, temos que tentar comer da forma mais saudável possível para começar o dia bem. Veja a seguir como tornar a preparação do café da manhã fácil, sem perder em sabor e em saúde.

Normalmente temos a tendência de comer as coisas que parecem mais rápidas pelo simples fato de não poder perder muito tempo de manhã, como são os alimentos industrializados ou coisas cheias de açúcar. Isso é, no entanto, um grande erro.

Café da manhã fácil: frutas!

Comer frutas é muito simples, e por isso colocá-las na primeira refeição do dia tornará o seu café da manhã fácil e rápido.

Você pode, se tiver mais alguns minutinhos, preparar algumas receitas também. Anote e aproveite!

Panquecas de banana

Se você não quiser utilizar ovo você pode usar como substituto uma banana madura. Para acompanhar essa panqueca você pode comer também um iogurte e frutas frescas. Veja a receita aqui.

Aveia com frutas

Essa combinação é uma das melhores para acelerar o metabolismo e tornar o seu café da manhã fácil e saudável. Ela proporciona nutrientes e energia ao corpo.

Para fazer essa receita você precisa apenas cozinhar meia xícara de aveia com leite desnatado e, posteriormente, adicionar uma colher de trigo e para finalizar pedaços das frutas que você mais gostar.

Shake de leite, aveia e frutas

Você vai precisar de um copo de leite desnatado, meia xícara de aveia e uma unidade da fruta que você mais gostar, como banana ou maçã. Você pode também combinar várias se quiser.

Coloque tudo em um liquidificador e bata bem, se você deixar na geladeira pode beber o shake gelado. É rápido e simples, você só vai precisar lavar o liquidificador depois.

Vários alimentos de café da manhã como banana, maça, oleaginosas, granola e iogurte

Torradas de abacate

Você pode montar torradas com abacate, atum e manga em um pão de centeio. Faça um creme de abacate batendo essa fruta junto com um copo de iogurte ou um pouco de queijo fresco. Adicione o atum e a manga.

Com certeza você nunca pensou nessa combinação, mas o contraste é incrível e é uma opção cheia de nutrientes!

Iogurte grego com granola

Esse tipo de iogurte é uma boa opção porque ele tem muito mais proteínas que o iogurte comum, o que mantém sua saciedade por mais tempo, além de ser um alimento probiótico.

Além disso, podemos colocar granola, frutas e frutas secas, adicionando ainda mais nutrientes.

Cuscuz com leite e frutas

Se você já conhece o cuscuz, sabe que é uma delícia. Em muitos países é comum usá-lo no café da manhã, e você pode importar esse costume para a sua casa!

Combine-o com leite e as frutas que mais gostar. Essa é uma forma de consumir carboidratos em um café da manhã fácil, de forma simples e saudável. Se você tem pouco tempo, pode preparar essa receita dois ou até três dia antes e deixar na geladeira para não ter que prepará-la todos os dias.

Outros tipos de café da manhã fácil

Ok, você não é o maior fã de frutas. Então a seguir trazemos mais opções para o seu café da manhã.

  • Torradas com queijo e ervas frescas: se você está enjoado do pão com queijo, você pode ir variando diferentes ervas aromáticas no sanduíche ou torrada para trazer novos sabores para suas manhãs. Orégano, alecrim e tomilho são algumas opções.
  • Burritos de ovos com champignon: para preparar essa receita coloque um pouco de azeite em uma frigideira e adicione os cogumelos (já picados anteriormente) e um ovo. Quando já estiver pronto e o ovo cozido, deixe esfriar um pouquinho enquanto faz o café. Por fim, coloque a mistura em um pão árabe ou pão folha e pronto! Você tem um café da manhã incrível.
  • Sanduíche: você não precisa ficar no queijo e presunto. Há uma variedade imensa de sanduíches que você pode preparar para o seu café da manhã. Vamos dar apenas algumas ideias: você pode usar peito de peru ou rosbife – mais saudáveis que o presunto. Escolher um queijo baixo em calorias – como o branco – e adicionar temperos e hortaliças para variar e ficar do seu agrado. Além disso, é sempre recomendável usar pães integrais. Fique de olho no rótulo e na lista de ingredientes na hora de comprar o pão no mercado.
  • Pudim de chia e chocolate com iogurte: essa receita é perfeita para as pessoas que gostam de comer algo doce no café da manhã. Você vai precisar de sementes de chia, e na verdade essa receita deve ser preparada na noite anterior (você pode preparar para mais de um dia e deixar na geladeira). Coloque as sementes com iogurte e cacau em um pote e misture bem. Durante a noite as sementes absorvem água e incham, criando um tipo de pudim muito saboroso. Você pode colocar outros ingredientes como pasta de amendoim ou frutas.
Crepes com frutas e calda de chocolate

Crepes

Nossa última receita é uma opção de crepes que é um pouco mais demorada, mas deliciosa.

Para fazer essa receita você vai precisar de dois copos de leite desnatado, 100 gramas de farinha de trigo e 100 gramas de farinha integral, 40 gramas de açúcar, 3 ovos, um pouco de azeite e manteiga, 150 gramas de frutas e 75 gramas de chocolate em calda.

Para começar faremos a massa, e para isso bateremos os ovos com os dois tipos de farinha, o açúcar, o leite desnatado e 20 gramas de manteiga. Teremos que deixar a massa descansado 30 minutos na geladeira.

A seguir, devemos colocar uma frigideira no fogo, e untá-la com um pouco de azeite, não muito. Você pode usar um papel toalha, para assim não exagerar na quantidade. Remova a massa da geladeira, coloque duas colheres na frigideira e doure ambos os lados do crepe. Repita a operação até a massa acabar.

Como opções de recheio você pode colocar em um prato algumas frutas cortadas que você goste mais. E, claro, decorar com um pouco da calda de chocolate por cima.