Seis formas de fazer com que a comida rápida seja mais saudável

É possível planejar um cardápio personalizado de acordo com as ofertas das grandes redes de comidas rápidas. Dependendo das nossas escolhas poderemos evitar uma boa quantidade de calorias vazias.
Seis formas de fazer com que a comida rápida seja mais saudável

Última atualização: 27 janeiro, 2019

Na agitada vida moderna, muitas vezes nos falta tempo para comer tranquilamente. Podemos estar dirigindo em uma estrada ou em um dia em que precisamos trabalhar até tarde. No entanto, existem algumas formas de fazer com que a comida rápida seja mais saudável.

Para resolver esses impasses na hora de comer, devemos aprender a adaptar as opções de comida rápida para que sejam mais saudáveis. Muitas cadeias de fast food têm ampliado os seus menus para incluir opções melhores. Trata-se de ter pelo menos algumas opções com menos calorias, gorduras saturadas e sódio.

Se optarmos por uma salada de frango grelhado, consumiremos calorias a menos e sete gramas de gordura. Esse é um exemplo claro do que podemos fazer para tornar a comida rápida mais saudável e leve. Você sempre pode escolher e substituir alguns alimentos por outros.

Escolher ingredientes de qualidade

Como vimos anteriormente, as cadeias de comida rápida em todo o mundo estão cada vez mais ampliando os seus menus para oferecer diferentes opções para as demandas de seus usuários que desejam ter acesso a uma alimentação saudável.

Hambúrguer embrulhado com uma fita métrica

A comida saudável é uma tendência global e as marcas de fast food têm incorporado ingredientes saudáveis, tais como: abóbora assada, quinoa, arroz integral, beterraba, brócolis e grãos integrais, como a aveia.

Não adicionar bebidas com alto teor calórico

Muitos nutricionistas  afirmam que o que mais adiciona calorias à refeição rápida são os refrigerantes, até mesmo quando escolhemos um aparentemente light.

Um refrigerante grande tem cerca de 76 gramas de açúcar, com um grande aporte calórico. É recomendável acompanhar a comida rápida com água, chá gelado sem açúcar ou limonada natural.

Evitar ingredientes ricos em calorias

Outra forma de fazer com que a comida rápida fique mais saudável é eliminando os ingredientes ricos em calorias. Por exemplo, não adicione o bacon e o queijo.

É preferível substituir por uma opção, se houver, com legumes. Ao adicionar pedaços de bacon ou croutons de pão frito à salada, você irá ingerir cerca de 80 calorias a mais e 3 gramas de gordura.

Eliminar os molhos cremosos

É possível escolher um molho não cremoso. Os cremosos podem adicionar incríveis 250 calorias e 29 gramas de gordura à sua dieta. O mais recomendado são os vinagretes, que já estão entre as opções dos menus das cadeias de fast food mais importantes.

Reduzir o tamanho da porção das refeições

Devido ao seu baixo custo e disponibilidade, é muito provável escolhermos as porções grandes. Dessa forma, acabamos optando por um hambúrguer duplo que contém 480 gramas, ou sua versão tripla com 600 gramas.

Uma pessoa precisa de apenas 21 gramas de proteína por refeição. Sendo assim, devemos escolher porções menores e equilibradas.

Evitar adicionar café e sobremesa

Se queremos tornar a nossa comida rápida mais saudável, devemos evitar adicionar café e sobremesa; principalmente os milk-shakes ou bebidas muito processadas. Isso porque beber uma bebida industrial feita com café e outros ingredientes pouco saudáveis não é a mesma coisa que um café com adoçante.

Sobremesa de chocolate com coco

Alternativas à comida rápida em casa

Se entendermos a comida rápida como uma técnica de preparar e servir rapidamente, isso nos ajudará a tentar prepará-la em casa: hambúrgueres, pizzas, cachorro-quente, batatas… Podemos planejar a nossa refeição rápida, saudável e com ingredientes de boa qualidade.

Receita de Hambúrguer

Um bom exemplo do que poderia ser um hambúrguer saudável para preparar em casa seria a seguinte receita:

  • Pão francês redondo de quinoa ou integral
  • Carne de lombo com sal e pimenta e cozida no forno com azeite de oliva
  • Queijo sem gordura
  • Maionese feita em casa
  • Rodelas de tomate
  • Aros de Cebola
  • Alface
  • Batatas ao forno

Quando se trata da nossa alimentação e saúde é importante estar bem informado e conhecer a oferta de menus saudáveis que as cadeias de fast food oferecem, além de ser criativo e personalizar a nossa opção.

Além disso, precisamos ter em conta alguns truques ou formas para tornar a comida rápida mais saudável. A ideia é evitar sobrecarregar o nosso corpo de calorias, gorduras saturadas e sódio e também consumir menos calorias vazias.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.