Quatro alternativas aos refrigerantes

· 14 de outubro de 2018
Quando chega o calor ou depois de praticar esportes, nosso corpo nos pede mais hidratação do que o normal. Nesse momento podemos cair no erro de beber refrigerante, mas existem alternativas muito mais saudáveis e benéficas.

O consumo de refrigerantes foi classificado como sendo prejudicial à saúde. Numerosos estudos revelaram a relação direta que existe entre essas bebidas açucaradas e a obesidade, sobretudo entre crianças e adolescentes. Felizmente, existem alternativas aos refrigerantes que podemos consumir sem prejudicar a saúde.

O consumo dessas bebidas também está diretamente relacionado ao diabetes e a certas doenças cardiovasculares. Embora toda essa informação seja conhecida, existem muitas pessoas que não conseguem parar de consumir refrigerantes regularmente.

É um verdadeiro vício, mas engorda e faz mal para a saúde. Então, vamos ver algumas ideias de bebidas saudáveis a seguir.

4 alternativas aos refrigerantes

Água

É definitivamente uma das melhores alternativas aos refrigerantes. A água deveria estar sempre em primeiro lugar na lista de líquidos que uma pessoa ingere diariamente.

Os médicos recomendam beber entre seis e oito copos de água todos os dias. Esta quantidade pode variar de acordo com a atividade realizada, a temperatura, etc.

Mulher bebendo água em casa

A água não tem gordura, nem carboidratos, nem açúcar, nem calorias. Por isso é uma grande aliada quando se trata de perder peso. É necessária para manter uma hidratação adequada, bem como para combater a fadiga e a falta de energia.

Consumir a quantidade de água suficiente ajuda a prevenir um ataque cardíaco e também evita dores de cabeça, que muitas vezes são causadas pela desidratação.

Beber água ajuda também a combater a constipação e melhora a digestão. Além disso, ajuda a ter uma pele suave e radiante pois limpa o organismo e elimina toxinas e resíduos.

No entanto, muitas pessoas não gostam de beber água ao natural, ou acham isso muito sem graça. A boa notícia é que, além da água, existem muitas outras alternativas aos refrigerantes.

Chás e infusões

Os chás e infusões são uma excelente opção para reduzir o consumo de refrigerantes. Eles podem ser tomados tanto frios quanto quentes, há uma grande variedade de sabores e não contêm açúcar. Alguns deles, além disso, também contêm teína, que pode substituir o efeito da cafeína nos refrigerantes.

Xícara de chá com rodela de limão

Existem muitos tipos de chá, cada um com suas propriedades e benefícios para a saúde. Os principais são: chá preto, chá verde, chá vermelho, chá amarelo, chai e chá branco.

O chá verde é um dos mais consumidos por seus numerosos benefícios. Ao contrário de outros tipos, este chá não sofre nenhum tipo de oxidação no seu tratamento.

Isso permite que ele mantenha suas propriedades intactas. Além de ser um antioxidante, tranquilizante, emagrecedor e energético, ele também é muito conhecido por ajudar na prevenção do câncer.

Quanto às infusões, elas podem ser preparadas a partir de flores, folhas, raízes, cascas ou então sementes de uma grande variedade de plantas. Além disso, existem muitos sabores que podem ser combinados.

Chás são excelentes alternativas aos refrigerantes pois são naturais, não contêm açúcar e podem ser muito benéficos para a saúde. Muitos são preparados a partir de plantas medicinais, sendo os mais comuns camomila, hortelã, valeriana, entre muitas outras.

Limonada com hortelã ou menta

Esta é uma outra boa opção na nossa lista de alternativas aos refrigerantes. É muito refrescante, ideal para os dias de muito calor. É preparada facilmente e pode ser usada para acompanhar as refeições ou então simplesmente para se refrescar ao longo do dia.

Mulher fazendo uma limonada com hortelã

Para uma jarra de limonada são necessários um ou dois limões, um ou dois raminhos de hortelã ou menta, um pouco de adoçante a gosto (opcional), um litro e meio de água e gelo. A água normal pode ser substituída por água com gás, isso vai dar um toque especial e ainda vai fazer com que se pareça com um refrigerante caseiro.

Descasque os limões e coloque no liquidificador junto com o adoçante, a água e os cubos de gelo. É preciso bater ou triturar, coar e então colocar em uma jarra de vidro com mais gelo. Finalmente, adicione os raminhos de hortelã e algumas fatias de limão para decorar.

Os smoothies

Os smoothies são refrescantes, saudáveis e divertidos. Eles são preparados com frutas ou verduras e todas as misturas são permitidas. Eles são cheios de vitaminas e fibras e, além disso, também são muito hidratantes.

Mulher fazendo um smoothie no liquidificador

Para preparar um smoothie só é preciso água, frutas ou verduras (elas podem até mesmo estar congeladas) e muito gelo. Uma deliciosa combinação é a “selva vermelha”. Para prepará-la, é preciso cenoura, laranja e beterraba. Este coquetel natural é cheio de vitaminas e, além disso, também é muito benéfico para a pele.