Descubra os benefícios de comer presunto Serrano no café da manhã

4 de julho de 2019
O presunto Serrano é um dos alimentos favoritos da gastronomia espanhola. Além disso, o seu sabor é delicioso e ele traz benefícios se o comermos no café da manhã.

Uma das questões de maior preocupação para os atletas é a sua alimentação. Comer de forma saudável é essencial para cuidar da saúde, mas, acima de tudo, para manter a forma e obter todos os nutrientes que o corpo necessita. Hoje falaremos como comer presunto Serrano no café da manhã pode nos ajudar nesse objetivo.

O presunto Serrano faz parte da chamada dieta mediterrânea e, embora seja considerado um alimento saudável por muitos, outros tantos acreditam que se trata de um alimento com mais gordura do que o necessário.

Mas já está provado que comer presunto Serrano no café da manhã traz grandes benefícios para a saúde, e nós vamos falar deles para você hoje.

Por que devemos comer presunto Serrano no café da manhã?

Se muitos atletas pararam de comê-lo foi devido a mitos que cercam esse alimento. Além do que já mencionamos anteriormente, sobre o excesso de gordura, dizem também que ele não é benéfico para a saúde cardiovascular.

Hoje nós estamos aqui para desmentir tudo isso. Criamos uma lista de benefícios que irá te convencer a comer presunto Serrano no café da manhã.

1. Ele tem poucas calorias

As calorias são um dos assuntos que mais preocupam os esportistas. A intenção é ter as calorias necessárias para praticar esportes, mas um excesso delas levaria ao sobrepeso. O medo de ultrapassar o número de calorias necessárias pode ser erradicado, já que esse produto possui apenas 250 calorias para cada 100 gramas.

Peça de presunto serrano

2. Ele é rico em ácidos graxos

Ele tem um alto índice de ácidos graxos monoinsaturados e não tem gorduras saturadas. Em alguns casos tem uma porcentagem tão baixa que nem merece ser mencionada. Diz-se que, depois do azeite de oliva, o presunto Serrano é a principal fonte de ácido oleico.

3. Uma grande fonte de proteínas

Certamente esse foi um dos subtítulos que mais chamaram a sua atenção. Nós sabemos que as proteínas são uma parte essencial da sua dieta diária. E comer presunto Serrano no café da manhã irá fornecer uma grande quantidade delas.

Para que você tenha uma ideia, a cada 100 gramas do produto você obterá 43 gramas de proteína, o que é muito importante não somente para a contribuição de energia, mas também para o desenvolvimento muscular.

4. Uma fonte de vitaminas

Encontrar um produto capaz de fornecer os diferentes nutrientes que o corpo precisa, especialmente para atletas que têm um grande desgaste físico, parece uma tarefa complicada. Bem, o presunto é um deles. Por isso, comer presunto Serrano no café da manhã deve fazer parte de sua rotina esportiva.

O presunto tem um alto nível de vitaminas B e D. A vitamina B é responsável por converter os alimentos em energia e ajuda a manter o funcionamento adequado do sistema nervoso, cardiovascular e imunológico. Já a vitamina D é responsável por proteger a saúde dos ossos, evitando a perda de cálcio.

5. É uma excelente fonte de minerais

Além de tudo o que mencionamos acima, os minerais também estão presentes nesse alimento. Comer presunto Serrano diariamente no café da manhã pode fornecer diversos minerais necessários para o seu organismo, tais como o zinco, o magnésio, o ferro e o fósforo.

Prato de presunto serrano

6. Ajuda a controlar o colesterol

Como dissemos antes, depois do azeite de oliva ele é a fonte mais conhecida de ácido oleico, que desempenha um papel muito importante no controle de colesterol.

7. Ajuda a combater o estresse

Os esportistas de elite às vezes sofrem de estresse devido às competições que tem para realizar. Além disso, os esportistas que não chegam a esse nível também podem sofrer desse mal devido ao ritmo de vida diário.

Independentemente do tipo de atleta que você for, a verdade é que o estresse e a depressão fazem parte do nosso dia a dia. Comer presunto Serrano também vai te ajudar nisso, já que o seu alto índice de vitamina B1 evita que você caia nesses estados.

8. Ajuda na concentração

Todos nós sabemos que os minerais são importantes para a saúde mental. O zinco, que está presente em alta quantidade no presunto, é um deles. De fato, ele é o encarregado de nos ajudar na concentração, a prestar atenção e a reter os assuntos na memória.

Já demos razões suficientes para você começar a comer presunto Serrano no café da manhã? É essencial estar sempre informado sobre os alimentos que são benéficos para a nossa saúde e que podem nos ajudar a praticar esportes.