Devo comer fruta antes ou depois da refeição?

Podemos escolher entre comer uma fruta antes ou depois de cada refeição, ou como um lanche à tarde. Vejamos os benefícios de cada momento tendo em mente que o importante é não deixá-las fora do nosso menu diário.
Devo comer fruta antes ou depois da refeição?

Última atualização: 19 janeiro, 2019

Fruta antes ou depois de comer? As frutas são indispensáveis em nossa dieta diária, tanto que é recomendável comer duas ou três porções de fruta por dia. Bem, não só é importante comer essa quantidade, mas também saber quando comer.

Muitas pessoas pensam que comer frutas depois de uma refeição é errado. Mas, como todas as opiniões, há pessoas que defendem esse posicionamento e outras que o criticam. Vejamos a seguir.

Devo comer fruta antes ou depois da refeição?

Por que comer frutas como sobremesa

Como dissemos antes, há quem defenda que terminar a refeição com um pedaço de fruta como sobremesa é algo apropriado, já que não há sobremesa mais saudável: ajuda a não consumir um doce ou outra sobremesa mais calórica e, portanto, menos saudável.

Também temos que levar em conta que a alimentação e o menu devem ser saudáveis para que a sobremesa esteja em equilíbrio. Ninguém irá se interessar em uma fruta de sobremesa se tiver comido pizza.

mulher comendo um pêssego

Devemos ter em mente que sempre será mais saudável comer frutas do que optar por outras opções, mas se também forem da temporada, melhor ainda. Por exemplo, melancia no verão ou laranjas no outono.

Por que comer frutas antes da refeição

A opção de comer frutas antes da refeição é a melhor se você costuma consumir um lanche antes do prato principal, isso o ajudará a chegar a esta refeição com menos fome e não consumir quantidades excessivas de comida.

Geralmente essa é uma das recomendações nas dietas, já que a fruta é um lanche que satisfaz nosso apetite por sua contribuição em fibras e água, mas não possui muitas calorias.

Além disso, os defensores de comer antes das refeições dizem que facilita a digestão e a absorção de nutrientes, por isso será muito benéfico para o nosso corpo.

Outro ponto a ser observado é que comer a fruta antes do almoço ou de lanche ajuda a manter o metabolismo ativo e não cair na armadilha de petiscar alimentos processados ​​e com grandes quantidades de açúcar.

Evite trocar frutas por suco

E não, não estamos nos referindo apenas aos sucos vendidos nos supermercados, mas também àqueles que você produz em sua própria casa com as frutas que você compra.

A principal razão pela qual um suco não é tão saudável quanto uma fruta é que quando o esprememos estamos descartando a polpa, onde se encontram uma grande parte dos seus nutrientes e, acima de tudo, fibras.

Uma amiga bebendo suco e outra comendo a fruta

Além disso, sabemos que o açúcar natural sem a fibra correspondente pode causar hiperglicemia em nosso corpo: o nível de açúcar no nosso sangue aumenta acentuadamente. Podemos evitar isso ingerindo a fruta completa, com a polpa e a fibra.

Outras informações sobre as frutas

Nós devemos ter em mente que, se você come a fruta antes ou depois da refeição, é um alimento de baixa caloria, então é benéfico para a sua dieta de qualquer modo.

Mulher comendo melancia

Você também deve ter em mente que nem todas as frutas têm o mesmo número de calorias, por isso é bom coordenar a variedade escolhida com as características do cardápio. Por exemplo, bananas, cocos, abacates ou tâmaras são mais calóricos do que frutas como maçãs, melancias ou peras.

Para terminar vamos dizer que a fruta é um elemento indispensável na nossa dieta, pois fornece uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo. Além disso, a fruta tem efeitos antioxidantes, fornece fibras, hidrata e ajuda a purificar o corpo, entre muitas outras virtudes.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.