Você conhece esses 5 benefícios da melancia?

· 13 de outubro de 2018
É um dos alimentos mais apetitosos em tempos de calor, dado o seu elevado teor de água e sabor doce. Representa uma alternativa ideal para se refrescar, muito mais saudável que sorvetes por exemplo.

A melancia é uma das frutas mais consumidas no verão. Devido à sua doçura e frescura, é uma fruta que todos comemos nesta época do ano e também atrai tanto os mais novos como os mais velhos. O melhor de tudo é que, além de ter um sabor excepcional, tem muitos benefícios. Se você ainda não os conhece, leia e descubra os benefícios da melancia.

5 benefícios da melancia

1. Contribui para o relaxamento do sistema muscular

O primeiro dos benefícios da melancia que vamos mostrar é também um dos mais desconhecidos. A melancia contém L-citrulina. Por isso que ao consumi-la conseguimos relaxar os músculos.

Isso é especialmente interessante para as pessoas que praticam esportes. Depois de uma sessão de treino, os músculos ficam tensos e para relaxá-los de uma forma natural não há nada melhor do que a melancia.

Além disso, a melancia também é recomendada para pessoas que geralmente sofrem de cólicas ou outros problemas semelhantes. Incluir no nosso dia a dia uma fatia de melancia ajuda no tratamento desses problemas ao deixar os músculos mais relaxados.

Vários pedaços de melancia em palitos

2. Favorece a perda de peso

Outro benefício da melancia é que promove a perda de peso. Isso porque mais de 90% de sua composição é água. Portanto, quando comemos, ficamos satisfeitos sem acrescentar calorias ao nosso dia. Depois de horas a água é expelida pela urina.

Durante os meses de verão, é comum deixar a dieta de lado e começar a comer alimentos que não consumimos durante o ano. Isso é normal, já que passamos mais tempo com os amigos, temos mais reuniões familiares e estamos de férias.

Para compensar esse ganho de peso, recomendamos que você se acostume a comer melancia no café da manhã ou no lanche. Você continuará desfrutando dos sabores do verão sem engordar.

3. Rica em fibra

O verão é a época do ano em que os episódios de constipação ocasional aparecem mais. Mudar a rotina, os horários… Tudo isso acaba fazendo com que muitas pessoas não consigam ir ao banheiro.

Uma maneira de resolver naturalmente é comendo melancia. Uma fatia de melancia contém 2,8 gramas de fibra. Então comer alguns pedaços ao longo do dia fará com que você melhore seu problema de trânsito intestinal.

Além disso, como dissemos antes, a melancia tem uma grande proporção de água. Isso torna o consumo dessa fruta ainda mais benéfico em casos de constipação, porque também aumenta o nosso consumo de água.

4. Reduz os problemas de disfunção erétil

Certamente você nunca pensou que a melancia pudesse estar relacionada à disfunção erétil. A explicação é muito simples. O consumo de melancia faz com que os vasos sanguíneos se dilatem com mais facilidade. Isso, juntamente com o relaxamento muscular, faz com que os problemas de disfunção erétil sejam menores.

Em todo caso, é importante enfatizar que, se for um problema habitual, é importante ir ao médico. Alimentos e hábitos são fundamentais, mas se o problema passa de algo ocasional a algo habitual, você sempre tem que recorrer à ajuda de um profissional.

Suco de melancia

5. Contém licopeno

Melancia contém licopeno. Esta substância é responsável por dar a sua característica cor vermelha e também é encontrada em outros alimentos, como tomates ou damascos. Uma das propriedades mais importantes do licopeno é o seu poder anti-inflamatório e também contém propriedades antioxidantes.

Portanto, consumir melancia retarda os sinais de envelhecimento e promove a circulação cardiovascular adequada. Quando consumida crua, a melancia retém a totalidade do licopeno e o corpo absorve o nutriente em maior proporção.

Certamente você ficou surpreso depois de ler todos os benefícios da melancia, esta fruta tão consumida no verão. A conclusão é clara. A melancia é um alimento que não tem efeitos nocivos, por isso é muito benéfico incluí-la no nosso dia a dia e especialmente durante os meses de verão.

É uma maneira perfeita de desfrutar deste saboroso alimento ao mesmo tempo em que cuidamos do nosso corpo!