Comer 5 vezes ao dia é necessário para emagrecer?

23 de março de 2019
Sempre foi dito que o consumo regular de pequenas porções de alimentos ajuda a acelerar o metabolismo. Afinal, o corpo trabalha constantemente para processar cada refeição.

No mercado existem muitas dietas e regimes para ajudar as pessoas a alcançarem a silhueta desejada. Os especialistas asseguram que o sucesso para seguir a dieta é aceitá-la como um modo de vida. Dessa forma, comer 5 vezes ao dia para perder peso tornou-se uma das dietas mais populares.

A chave para esse regime é não abusar das porções. Assim, é possível manter uma contagem aproximada de calorias. Também é necessário prestar atenção aos ingredientes que são usados ​​ao cozinhar. Obviamente, junk foods ou alimentos processados ​​são mais ricos em gorduras e açúcares e menos recomendados.

mulher comendo salada

Vantagens de comer 5 vezes ao dia para perder peso

  1. Diminui estados de ansiedade. Ao comer 5 vezes ao dia, o corpo se acostuma ao consumo regular de alimentos. Isso ajuda, psicologicamente, a romper com o mito de que a dieta implica em fome. Pelo contrário,  a pessoa se sente satisfeita e motivada ao longo do dia.
  1. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. O aumento do açúcar no sangue está associado ao acúmulo de gordura corporal. Em geral, a distância entre uma refeição e outra aumenta os níveis de açúcar nos sangue, o que gera ansiedade. Além disso, a pessoa pode sentir cansaço, desânimo e falta de energia.
  1. Acelera o metabolismo. Como o corpo está constantemente digerindo alimentos, o metabolismo acelera. Se você quiser melhorar ainda mais essa condição, o exercício é essencial para atingir um metabolismo 100% ativo.
  1. Aumenta os níveis de energia no corpo. O consumo constante de pequenas porções de alimentos diminui o aumento de açúcares no sangue. Por consequência, isso aumenta a energia do corpo. É muito positivo escolher petiscos energizantes, como frutas e vegetais.
  1. Dieta flexível. Esse tipo de regime permite uma certa flexibilidade no seu controle, uma vez que não adere a um menu específico de alimentos. Desta forma, a pessoa pode ter uma dieta variada. É claro, é preciso que você esteja ciente do que come, quando e em que quantidade.

Como as refeições são distribuídas?

A coisa mais difícil ao iniciar o hábito de comer 5 vezes ao dia para perder peso é se acostumar com o ritmoPode ser que, no início, a pessoa sinta que come mais do que o normal.

Também é possível que seu corpo não consiga consumir tanta comida. Para quebrar esse hábito, você pode começar com pequenas porções entre as refeições.

É muito importante, ao comer 5 vezes ao dia para alcançar o peso ideal e emagrecer, cuidar dos horários e refeições.  A alimentação entre as refeições principais deve ser feita entre o café da manhã e almoço. E, claro, à tarde entre o almoço e o jantar.

Um exemplo de horário das refeições pode ser o seguinte: café da manhã às 8 da manhã, lanches com frutas e chá às 11h, almoço às 13h30. Depois, lanche às 17h e jantar às 20h30.

Quanto às refeições, os pratos principais devem ser ricos em proteínas e vegetais, com uma pequena porção de carboidratos. Os lanches recomendados são frutas, nozes, biscoitos integrais, entre outros.

salmão e verdura

Recomendações adicionais para alcançar o peso ideal

Tanto para a dieta de 5 refeições quanto para uma dieta regular as dicas a seguir serão úteis. Começar um plano para perder peso deve ser uma decisão pessoal.

  1. Exercite-se regularmente. Uma caminhada de 15 a 30 minutos por dia será suficiente. Outra opção pode ser a academia, um esporte, etc. Isso servirá para, além de exercitar o corpo, manter você motivado e ativo.
  2. A motivação para o controle de peso. Pesar-se diariamente ou várias vezes ao dia não irá beneficiar a sua perda de peso. Pelo contrário, pode ter um efeito psicológico adverso.
  3. Definir um objetivo. Começar uma dieta requer alcançar um objetivo. Em geral, os objetivos devem ser definidos em termos dos quilos que você quer perder e do tempo indicado para isso. Esse objetivo deve ser realista e possível de ser alcançado.