Oito frutas para o verão: hidratação e nutrientes

19 de fevereiro de 2019
Devido ao seu alto teor de água, as frutas produzem uma sensação refrescante, e as vitaminas, nutrientes e fibras que elas fornecem são ideais para manter uma dieta equilibrada em um período no qual precisamos nos sentir mais leves.

O consumo de frutas é recomendado em todos os momentos. No entanto, durante o verão, elas são especialmente apetitosas, e há frutas que são especialmente recomendadas para o verão.

Em sucos, sorvetes, saladas ou puras, o consumo de frutas nessa época do ano cresce consideravelmente. A seguir, vamos ver em detalhes as frutas mais recomendadas para o verão, bem como as suas propriedades.

Oito frutas para o verão

Melancia

A melancia é a primeira da nossa lista de frutas para o verão, e a recomendação por excelência. Ela é uma das mais recomendadas nos dias de muito calor. É composta principalmente de água, por isso contribui significativamente para a hidratação, que é tão necessária nessa época do ano.

A melancia é a fruta do verão por excelência

Além disso, devido ao seu tamanho grande, ela é ideal para compartilhar com toda a família em um dia na praia. Seu sabor doce geralmente agrada a todos e, como se isso não fosse o suficiente, ela tem apenas 30 calorias a cada 100 gramas. A melancia é, sem dúvida, a rainha das férias.

Melão

O melão também é uma fruta altamente recomendada para as épocas de calor. Assim como a melancia, é composto principalmente de água e tem baixo teor de calorias e açúcar.

Além disso, o melão também contém potássio, magnésio, cálcio, vitamina C e vitamina E. Seu consumo pode ser benéfico para a prevenção do câncer de próstata, de pulmão e de mama.

Este fruta de verão pode ser consumida por adultos e crianças, e até mesmo pelas pessoas que sofrem de diabetes. Além disso, sua ação diurética contribui para a eliminação de líquidos.

O melão tem baixo teor de calorias e açúcar

Morangos

Os morangos geralmente são uma das frutas favoritas das pessoas. Eles são doces e sua forma e cor são muito atraentes.

Eles também são compostos principalmente de água, por isso contribuem para combater a desidratação causada pelo sol e pelo calor do verão. Além disso,  eles também contêm uma pequena porcentagem de fibras que ajuda a manter a nossa digestão.

Pêssego

O pêssego é outro protagonista clássico da temporada de verão. Seu aroma é inconfundível e seu sabor e textura são muito agradáveis.

É uma fruta com alto teor de fibras, por isso ela ajuda a manter o sistema digestivo em condições ideais e a digerir as refeições pesadas que geralmente estão presentes durante esta época de calor.

O pêssego é outra fruta clássica do verão

Outro nutriente que o pêssego fornece é a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças. O pêssego é ideal para ser consumido inteiro ou então fatiado em saladas.

Ameixas

O ideal é que elas sejam colocadas na geladeira, para que dessa forma elas estejam mais refrescantes na hora de comer. Essas frutas são conhecidas pelo seu alto teor de fibras, que favorece o trânsito intestinal.

As ameixas também são muito ricas em vitaminas e minerais. Elas fornecem vitamina E, vitamina A e vitamina C, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Além de serem consumidas frescas, elas também podem ser consumidas em forma de geleia.

Manga

A manga é a fruta tropical perfeita para o verão. Ela é muito versátil: pode ser consumida fatiada no café da manhã, em sucos ou então em smoothies com outras frutas, tal como laranjas ou morangos. Também é ideal em saladas, combinando, por exemplo, com espinafre ou abacate.

A manga é a fruta tropical perfeita para o verão

Esta fruta é doce e refrescante e, além disso, também é muito fácil de se digerir. Possui alto teor de vitamina A, B e C, bem como de ferro e fibras. É também uma excelente fonte de betacaroteno.

Abacaxi

O abacaxi é uma fruta muito suculenta e refrescante, por isso ele é altamente recomendado para o verão. Assim como as ameixas, o ideal é que ele seja mantido na geladeira por algumas horas, para que dessa forma ele seja consumido bem gelado.

O abacaxi é uma fruta muito suculenta e refrescante

O abacaxi oferece uma grande quantidade de benefícios para o nosso corpo. É uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras. Ajuda no funcionamento adequado do sistema digestivo e, além disso, também possui propriedades diuréticas. Além disso, também contribui para a formação do colágeno.

Pera

As peras são ideais em qualquer época do ano. Mas, durante o verão, elas são especialmente apetitosas por causa do seu alto teor de água, que as torna muito refrescantes, principalmente se forem consumidas bem geladas. Além de água, essas frutas também contêm fibras que ajudam o sistema digestivo.