O chocolate amargo e seus benefícios
O chocolate é um dos alimentos mais desejado por todos. Se você comer com moderação e acima de tudo escolher o chocolate amargo, que contém alto teor de cacau, sem leite ou açúcar adicionados, este alimento pode te fornecer vários benefícios para a saúde.
Os benefícios do chocolate amargo e do cacau para a saúde estão relacionados com compostos naturais no grão, incluindo a epicatequina, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e também o resveratrol, conhecido pelos seus efeitos neuroprotetores.
É na verdade o cacau puro que apresenta os benefícios de que falamos. Quando dizemos que o chocolate é muito saudável, estamos falando do chocolate amargo, ou seja, é preciso tentar adicionar a menor quantidade possível de açúcar para assim realmente aproveitar seus benefícios.
Conceitos importantes
- Cacau: refere-se à planta; uma pequena árvore perene da espécie Theobroma cacao e suas sementes secas.
- Cacau em pó: refere-se ao cacau torrado e moído, do qual a maior parte da gordura é removida.
- Manteiga de cacau: o componente gorduroso da semente de cacau.
- Chocolate: doce sólido feito a partir de uma preparação de sementes de cacau torradas
- Chocolate branco: não contém cacau, é apenas uma mistura de leite pasteurizado com açúcar.
Componentes do chocolate
- Gorduras saudáveis
- Antioxidantes
- Compostos nitrogenados; o que inclui proteínas, metilxantinas, teobromina e cafeína (estimulantes do sistema nervoso central, diuréticos e relaxantes do músculo liso). A teobromina é o ingrediente que pode causar azia em algumas pessoas; por outro lado, ela também inibe a tosse persistente reduzindo a atividade do nervo vago)
- Minerais, como potássio, fósforo, cobre, ferro, zinco e magnésio.
- Ácido valérico (que atua como um redutor de estresse, apesar da presença de estimulantes)
Benefícios do chocolate amargo
Os benefícios do chocolate estão relacionados a compostos de origem natural no grão de cacau, incluindo a epicatequina (um flavonoide) e o resveratrol.
A primeira possui tanto propriedades antioxidantes como anti-inflamatórias, e acredita-se que ela ajude a proteger as células do sistema nervoso contra danos. Os estudos com polifenóis também são promissores!
O resveratrol é um potente antioxidante conhecido por seus efeitos neuroprotetores. Ele tem a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica, o que lhe permite regular a inflamação no sistema nervoso central (SNC).
O cacau contém cerca de 380 substâncias químicas conhecidas, 10 das quais são compostos psicoativos. Além disso, o cacau tem mais fenólicos e maior capacidade antioxidante do que o chá verde, o chá preto ou o vinho tinto…
Ajuda a prevenir doenças
Os compostos fenólicos do cacau podem proteger contra doenças nas quais o estresse oxidativo é um fator causador, ou que contribui para elas, como o câncer. Também apresentam efeitos antiproliferativos, antimutagênicos e quimioprotetores.
- Anti-inflamatório: reduz 17% da proteína C-reativa
- Anticancerígeno
- Antitrombótico: melhora a função endotelial
- Neuroprotetor: ao ser consumido, reduz-se o risco de sofrer de Alzheimer
- Antidiabético
- Diminui a progressão da periodontite
- Melhora condições da pele e protege contra os raios UV
- Ajuda a ter mais resistência ao se exercitar
- Protege contra a pré-eclâmpsia em mulheres grávidas
- Melhora a flora intestinal
- Protege a visão e reduz os sintomas de glaucoma e catarata induzidos pelo diabetes
- Efeitos antiobesidade, possivelmente devido à capacidade dos polifenóis para suprimir a síntese de ácidos graxos, promovendo o gasto de energia na mitocôndria celular
- Cardioprotetor, pois causa a redução da pressão arterial, melhora o perfil lipídico e ajuda a prevenir a fibrilação atrial
- Melhoria da função hepática para pessoas com cirrose
Quanto mais próximo o chocolate estiver do seu estado natural, maior será o seu valor nutricional. Portanto, procure por um maior teor de cacau e um menor teor de açúcar. Agora você pode aproveitar o chocolate amargo todos dias!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.