Cenoura: o superalimento esportivo antioxidante e protetor

· 17 de setembro de 2018
Descubra as propriedades da cenoura, um alimento barato e fácil de ser encontrado que não pode faltar na sua dieta, principalmente se você for um atleta

A cenoura é um superalimento ao qual não é dada a importância que ele realmente tem. Ela geralmente é usada como um acompanhamento ou como ingrediente de saladas. Mas, na verdade, suas possibilidades na cozinha são muito mais amplas.

Em relação às suas propriedades, é principalmente um alimento rico em antioxidantes e também um protetor. Continue lendo e descubra todas as propriedades e formas de consumir esse superalimento.

Potente antioxidante e protetor

De todas as propriedades da cenoura, podemos destacar o seu poder antioxidante e protetor. A cenoura tem entre seus componentes o chamado betacaroteno que o nosso corpo absorve como vitamina A. Os alimentos antioxidantes são importantes para o corpo pelas seguintes razões:

  • Previnem doenças e fortalecem as defesas, fortalecendo o sistema imunológico.
  • Combatem os radicais livres, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento.
  • Protegem contra doenças cardíacas, como por exemplo arritmias ou ataques cardíacos.
  • Previnem doenças como o câncer.
Cenouras em uma mesa

Além da cenoura, outros alimentos ricos em antioxidantes são o pimentão, a manga, o fígado de vitela, o kiwi ou as oleaginosas.

Superalimento para atletas

É fato que a cenoura é um alimento saudável e que deve ser consumido por todas as pessoas. Além disso, ela é especialmente recomendada para as pessoas que praticam esportes regularmente. Isso se deve ao fato de que as suas propriedades são perfeitas para atender às necessidades dos atletas, tanto antes quanto depois de fazer exercício.

As cenouras são ricas em potássio, por isso contribuem para a recuperação do atleta após o exercício. Comer cenoura nas horas seguintes ao exercício faz com que a recuperação seja mais rápida e que o cansaço desapareça.

Além disso, ainda que em menor quantidade, a cenoura também contém fósforo. Ele é essencial para acabar com o cansaço mental. Se sua mente está cansada ou se você precisa estar 100% para uma competição, então lembre-se de comer cenoura para garantir que a área psicológica não irá falhar.

Outra razão pela qual a cenoura é benéfica para os atletas é pelo seu teor de fibras. Este nutriente, além de melhorar o processo digestivo, também contribui para a depuração de toxinas.

Como incluir a cenoura no meu dia a dia?

Depois de conhecer todas as propriedades da cenoura, certamente você está pensando em como você pode incluí-la no seu dia a dia. Isso é muito simples, pois ela é um alimento muito versátil que pode ser facilmente utilizado em qualquer refeição, jantar, lanche ou sobremesa. A seguir, vamos propor diferentes maneiras de começar a consumir esse superalimento.

Mulher descascando uma cenoura

  • Palitinhos de cenoura com homus de grão-de-bico. Um lanche saudável e rico em proteínas que pode ser consumido a qualquer hora do dia e que, além disso, pode ser preparado em poucos minutos.
  • Salada com cenoura ralada. Uma das maneiras mais fáceis de comer cenoura todos os dias é ralando um pouco por cima da salada. Não importa se for salada de tomate, alface, espinafre… a cenoura é sempre um acompanhamento perfeito.
  • Bolo de cenoura. Quem disse que a cenoura só serve para fazer receitas salgadas? Este bolo é um exemplo claro de que a cenoura é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha.
  • Smoothie de cenoura. Perfeito para tomar entre as refeições e para se refrescar durante os meses de calor. Além disso, ele pode ser combinado com frutas como a laranja, por exemplo. Experimente combinações diferentes e descubra novos sabores.
  • Chips de cenoura. Com a ajuda de um ralador, corte as cenouras em fatias e leve ao forno por 15 minutos a 180 graus. Dessa forma tão simples, você terá um acompanhamento para qualquer prato de carne ou peixe ou ainda um lanche para comer entre as refeições.

Além dessas propostas, existem muitas outras. Algumas delas são o creme de cenouras ou então croquetes feitos a partir deste alimento. Como você pode ver, incluir este alimento é muito simples e benéfico, graças a todas as suas propriedades. Não fique mais esperando e comece já a comer cenoura.