4 dicas para tomar café da manhã como um especialista fitness

8 de outubro de 2019
Você quer saber quais são os ingredientes para um café da manhã saudável? Então não perca as sugestões a seguir.

Se você está buscando um estilo de vida saudável, você encontrou o artigo certo. Aqui, vamos explicar quais são os alimentos que não podem faltar no café da manhã para que você comece o dia com energia suficiente para enfrentar a jornada. Continue lendo e tome um café da manhã como um especialista fitness.

Você vai se surpreender com a grande variedade de cafés da manhã que você pode preparar com poucos ingredientes. Além disso, devemos levar as diferentes variações do mesmo alimento em consideração, pois algumas versões podem ser muito saudáveis ​​enquanto outras são exatamente o contrário.

Dicas para tomar o café da manhã como um especialista fitness

1. Frutas, algo básico que não pode faltar

Se há um alimento que não pode faltar em um café da manhã fit, são as frutas. De fato, os especialistas recomendam ingerir duas porções no café da manhã. É importante que você consuma a fruta inteira e, se possível, com a casca. Essa é a maneira de aproveitar as suas propriedades ao máximo.

É por isso que não é aconselhável consumi-las através de um suco. Se consumidas dessa forma, parte dos seus nutrientes é perdida e assim elas não serão tão benéficas.

tomar o café da manhã como um especialista em fitness

Pior ainda é optar por sucos de caixinha. Você precisa saber que consumir esses produtos não tem nada a ver com o consumo de frutas. Os sucos de caixinha contêm uma pequena proporção de frutas e uma grande quantidade de açúcar.

Além dessas observações, as frutas são a melhor maneira de começar o dia cheio de vitaminas e com energia suficiente para enfrentar todas as tarefas que temos pela frente, bem como o exercício físico que vamos fazer.

2. Oleaginosas, outras protagonistas do café da manhã fitness

As oleaginosas também devem estar presentes na primeira refeição do dia. Devido ao seu teor de gordura, é importante que elas sejam consumidas em pequenas quantidades. Dessa forma, poderemos nos beneficiar delas sem ingerir um excesso de calorias.

É possível consumir oleaginosas de diversas maneiras. Se comê-las puras não te parece muito apetitoso, você pode misturá-las com iogurte ou preparar um delicioso bolo fit.

Lembre-se de que as oleaginosas são uma fantástica fonte de carboidratos e gorduras saudáveis. Além disso, há uma grande variedade de oleaginosas, de tal forma que é impossível se cansar delas.

Oleaginosas, outras protagonistas do café da manhã fit

A única coisa que você deve ter em mente é que você deve comprá-las ao natural ou torradas ​​sem sal. Essas são as maneiras mais saudáveis ​​de consumi-las. Por outro lado, as versões salgadas, embora sejam mais saborosas, são menos saudáveis.

3. Aveia, deliciosa e ao mesmo tempo versátil

A aveia é um dos ingredientes mais usados ​​nas receitas fit. Isso não acontece por acaso, mas sim porque ela é um alimento muito versátil para cozinhar. Ao mesmo tempo, ela também contém muitas propriedades.

A aveia é rica em fibras, proteínas e minerais, por isso ela é perfeita para quem segue um estilo de vida saudável. O melhor de tudo é que é impossível se cansar dela. Você pode fazer panquecas, biscoitos, barrinhas de cereal ou misturá-la com um iogurte.

Aveia, deliciosa e versátil

4. Ovo frito sem óleo, perfeito para fazer torradas

O ovo é considerado um superalimento. Isso ocorre porque ele contém gorduras saudáveis, proteínas e vitaminas dos grupos A, B e D.

Ele pode ser frito sem óleo ou cozido, já que essas são as maneiras mais saudáveis ​​de prepará-lo. Por outro lado, se você fritá-lo da forma tradicional, você vai consumir uma quantidade exorbitante de óleo, o que vai arruinar o seu treino e os objetivos que você tiver definido.

Se pela manhã você não tem tempo suficiente para preparar um café da manhã fitness completo, o ovo será o seu grande aliado. Você pode prepará-lo à noite e guardá-lo na geladeira. Dessa forma, basta descascá-lo e cortá-lo em fatias.

café da manhã fit

Para comê-lo, você pode torrar uma fatia de pão integral e colocar abacate e ovo por cima. Outra opção é combiná-lo com fatias de tomate e um fio de azeite de oliva.

Assim, como você pode ver, o café da manhã fit não precisa ser chato ou monótono. Com os alimentos apresentados, é possível preparar diversas opções para começar o dia de uma maneira saudável e com muita energia. Graças à sua versatilidade, eles podem ser consumidos em diferentes versões, com muitos benefícios em comum.

  • Sánchez, J. A., & Serra Majem, L. (2000). Importancia del desayuno en el rendimiento intelectual y en el estado nutricional de los escolares. Revista Española de Nutrición Comunitaria. https://doi.org/10.1016/j.physbeh.2014.11.024