Tudo o que você precisa saber sobre o leite de aveia

· 6 de maio de 2019
Embora este leite seja fácil de encontrar no mercado, você mesmo pode fazê-lo em casa de maneira mais econômica.

O leite de aveia, como o próprio nome sugere, é um produto derivado da aveia e sua origem é totalmente vegetal. Este leite é escolhido por muitos consumidores atualmente, e nem sempre pela mesma razão.

Muitas pessoas escolhem este leite por causa da intolerância à lactose. Muitos também o escolhem por serem adeptos de uma dieta vegana e por suas múltiplas propriedades.

O leite de aveia pode ser consumido para acompanhar o chá, o café ou também para fazer cremes, shakes e sobremesas. Você também pode escolher consumi-lo frio ou quente.

Como fazer leite de aveia caseiro

Para preparar o leite de aveia, precisaremos de seis colheres de sopa de aveia – que é o equivalente a cerca de sessenta gramas – e quatro xícaras de água – o equivalente a um litro.

Copos com leite de aveia

Uma vez que você tenha todos os ingredientes, começamos com sua preparação: primeiro coloque a aveia no liquidificador com a água. Bata bem até obter um líquido esbranquiçado.

Depois, coloque a mistura em uma peneira para obter o líquido do leite. Ele ficará separado do resto da aveia, que você pode utilizar para preparar alguma sobremesa.

Por último, para dar uma adocicada, podemos usar mel, açúcar mascavo ou stévia. E, além disso, se não ficou do seu gosto, você pode adicionar mais aveia para torná-lo mais consistente ou mais água, se você gostar dele mais líquido.

Benefícios do leite de aveia

Este leite é muito mais digestivo que o de vaca e nos fornece vitamina B que nos ajuda a proteger e regular o sistema nervoso central. Além disso, nos fornece uma grande quantidade de fibras que reduzem a constipação. Entre seus principais benefícios destacamos:

  • Limpa o corpo: ajuda a eliminar toxinas, reduz o inchaço abdominal…
  • Previne o envelhecimento: seus antioxidantes servem para nos proteger da ação nociva dos radicais livres (como o envelhecimento prematuro). Além disso, os aminoácidos essenciais fornecidos por esta bebida ajudam o nosso organismo a funcionar bem e nossas células permanecem saudáveis ​​por mais tempo.
  • Ajuda a combater a constipação: regula a flora devido à grande contribuição da fibra vegetal.
  • Regula os níveis de açúcar: a aveia tem grande capacidade de controlar a glicose no sangue, por isso é muito benéfica para as pessoas com diabetes.
  • Reduz o colesterol: oferece uma boa dose de gorduras insaturadas ômega 3 e 6, por isso o leite de aveia pode reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, enquanto aumenta o colesterol bom.
Médica prescrevendo dieta

Outros benefícios do leite de aveia

  • Consumir essa bebida pode melhorar a saúde cardiovascular, evitando o acúmulo de gordura nas paredes das artérias.
  • Evita a má digestão: o leite de aveia tem substâncias que o estômago pode digerir, por isso não deixa a sensação de estômago pesado.
  • Protege o sistema nervoso: esta bebida fornece uma grande quantidade de vitamina B, que ajuda a acalmar as pessoas que sofrem de estresse, ansiedade ou outros desequilíbrios.
  • Ajuda a ter músculos e ossos saudáveis: esta bebida vegetal tem muitas proteínas que fortalecem os músculos. Se você realiza exercícios, o leite de aveia pode prevenir o aparecimento de cãibras e, se você passa o dia inteiro sentado em uma mesa, isso pode ajudar a reduzir as contraturas.
  • Fornece potássio, zinco e magnésio, nutrientes importantes para a formação e fortalecimento dos ossos.
  • Ajuda na perda de peso: o leite de aveia pode ajudar a regular o apetite. Ele evita, graças à sua propriedade saciante, que você coma compulsivamente ou consuma alimentos não saudáveis.
  • Este cereal reduz a retenção de líquidos e, por não fornecer gorduras, é mais dietético que o leite desnatado.
  • Previne os problemas de tireoide: o leite de aveia fornece iodo que é necessário especialmente se você sofre de hipotireoidismo.