Tofu: descubra os benefícios desse alimento

· 7 de abril de 2019
O sabor do tofu é neutro, o que o torna um alimento ideal para combinar com os ingredientes de qualquer receita. Ele  absorve o sabor dos temperos e por isso não é recomendável comê-lo sozinho, nem sem cozinhá-lo.

O tofu tem muitos benefícios e é preparado a partir das sementes da soja, água e de um coagulante que costuma ser o sulfato de cálcio, o cloreto de magnésio ou o cloreto de cálcio – são eles que dão a textura e a consistência de cada tipo de tofu.

Os benefícios do tofu

Por se tratar de um produto derivado da soja, seus benefícios serão muito semelhantes aos que ela própria nos oferece. Talvez seu benefício mais conhecido e apreciado seja seu alto teor de proteínas de muito boa qualidade além de elevada digestibilidade.

Isso torna o tofu especialmente interessante para as pessoas que sofrem de diferentes problemas de estômago, como por exemplo a gastrite.

Além disso, ao incluirmos o tofu em nossas refeições podemos ingerir uma boa quantidade de gorduras insaturadas que nos auxiliam na diminuição do risco de sofrer doenças cardiovasculares.

As gorduras insaturadas também facilitam a absorção de vitaminas lipossolúveis (como o A, e, D e K) pelo nosso organismo.

Mulher comendo tofu

Sua contribuição mineral é também notável. O tofu nos fornece uma quantidade grande de cálcio, essencial para a manutenção de uma boa saúde de nossos ossos.

O tofu nos fornece igualmente uma boa quantidade de ferro, e pode portanto nos ajudar a prevenir o aparecimento da anemia por deficiência de ferro ou de potássio.

A isso se soma o fornecimento de uma boa quantidade de fibra e o fato de ser um alimento com poucas calorias. Tudo isso torna o tofu um produto muito interessante quando pensamos em seguir uma dieta saudável.

Benefícios do tofu para a saúde

  1. É uma excelente fonte de energia

O tofu é um alimento vegetal muito rico em proteína que contém os 8 aminoácidos essenciais para nosso organismo. Dessa forma, ele nos traz energia e vitalidade e nos ajuda a tonificar e modelar nossa silhueta.

  1. Rico em cálcio

O tofu é uma fonte surpreendente de cálcio, com uma quantidade desse mineral superior a do leite da vaca. Isso porque ele é feito com sal de cálcio, na maioria das vezes com cloreto de sódio especificamente.

Graças a esse benefício, o tofu é um remédio ideal para a prevenção e o combate dos problemas dos ossos, da osteoporose e das cáries, assim como facilita a regeneração de fraturas ósseas.

  1. Reduz o colesterol e os triglicerídeos

O tofu é ideal para prevenir e amenizar os distúrbios cardiovasculares. Graças ao seu teor de vitaminas E, lecitinas e ácidos graxos essenciais, esse queijo vegano ajuda a reduzir os níveis altos de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial.

Além disso, o tofu pode ser muito benéfico para aqueles que sofrem de arteriosclerose ou angina, assim como de problemas de circulação em geral.

Tofu com legumes

  1. Não engorda

Esse alimento vegetal contém por volta de 4% de gordura e 70 calorias para cada 100 gramas. Graças a esses valores nutricionais, o tofu é um alimento ideal para qualquer dieta de emagrecimento ou para manter o peso adequado.

Nós somente devemos evitar comê-lo frito, uma vez que multiplicaria seu valor calórico. O tofu na chapa é uma porção de proteína vegetal que podemos acrescentar a qualquer prato de salada, verduras ou cereais integrais para alcançar uma dieta equilibrada e saudável.

  1. Aumenta as defesas do corpo

Os fitoquímicos presentes no tofu, assim como as vitaminas e minerais, possibilitam a produção de anticorpos, o que aumenta as defesas do organismo e fortalece nosso sistema imunológico.

  1. Equilibra o nível de estrogênio

O tofu é um alimento muito adequado para as mulheres na fase de menopausa porque fornece proteínas e cálcio, além disso, regula os níveis hormonais graças ao seu teor de isoflavonas. Pode aliviar, portanto, os sintomas dessa fase da vida da mulher.

  1. É um alimento antioxidante

O tofu contém nutrientes que o tornam um alimento com grande poder antioxidante. Esse benefício nos dá uma maior qualidade de vida e nos permite retardar o dano que os radicais livres causam.

  1. Controla a glicose no sangue

Pelo fato de ser um alimento com baixo índice glicêmico, o tofu é uma boa opção alimentar para os pacientes com risco de desenvolver diabetes do tipo 2.

Seus compostos ativos regulam os níveis de glicose no sangue e as isoflavonas ajudam a otimizar o uso de insulina.

Esses fitoestrógenos reduzem a resistência à insulina, controlam o colesterol total e regulam a atividade metabólica que transforma os açúcares em fontes de energia para o corpo.

Em conclusão, o tofu é um alimento que pode trazer um grande número de benefícios à saúde do nosso organismo, além de combinar muito bem com outros ingredientes. Isso faz com que esse queijo vegetal se torne ideal em qualquer prato.