Tipos de arroz para sua dieta

· 20 de outubro de 2018
Além de ser muito popular no Brasil, trata-se de um alimento com uma grande variedade de tipos e quantidade de nutrientes. Existem diferentes tipos de arroz para cada necessidade, e você pode consumir esse alimento em sua dieta

O arroz é um dos ingredientes mais versáteis e utilizados na cozinha do mundo inteiro. Por sua versatilidade, serve para qualquer refeição, seja no café da manha, aperitivos, pratos principais e até na sobremesa. Vamos conhecer alguns dos tipos de arroz para sua dieta.

Versátil e prático

Em uma dieta, é importante combinar a maior quantidade de alimentos. Mas o arroz é um dos que podem ser consumidos sem grandes restrições. O segredo está em prepará-lo da forma adequada, complementando com vegetais e carnes.

Além de sua utilização em risotos e outros pratos, trata-se de um cereal muito versátil. Fora da cozinha, o arroz também é utilizado em produtos de beleza e de cuidados com a pele.

Apenas valores positivos

A lista de benefícios que tem o consumo dos vários tipos de arroz é enorme. Esse cereal é rico em fibras, magnésio, vitamina B e triptofano, que é muito benéfico para a saúde.

Esse alimento também é muito eficaz para dar energia ao corpo, graças ao alto teor de carboidratos. Tem, também, um bom número de proteínas, além de ter pouca gorduras e, assim, ajudar a manter os bons níveis de colesterol.

Outro dado: o arroz não têm glúten em seu estado natural. Mas as pessoas com intolerância a esse elemento devem consumi-lo com cuidado. Muitas vezes, ao ser refinado, o arroz pode ser “contaminado” com substâncias que tenham glúten.

Tipos de arroz

A variedade deste grão está marcada, principalmente, por dois elementos. Por um lado, sua origem geográfica. Por outro, pelo nível de refinamento ao qual o arroz foi submetido.

Arroz agulha

É um dos tipos de arroz para sua dieta mais comuns no mundo inteiro. Reconhecido por absorver o sabor dos caldos com os quais é preparado. Esse tipo é o preferido de muitos especialistas na hora de preparar paellas ou risotos.  Seu tempo de cozimento, em média, até alcançar uma consistência suave e solta, é de somente 17 minutos.

Algumas das receitas que podem ser feitas com esse grão são os risotos de frutos do mar, paella valenciana, paella mista, arroz com frango e verduras, e até o arroz com leite, nas sobremesas.

Arroz preto

Conhecido também como arroz imperial. De origem chinesa, outra denominação que tornou-se popular no mundo inteiro foi o “arroz proibido”. O motivo é que na antiguidade, era destinado somente às classes nobres do país asiático, sendo totalmente proibido para o restante da população.

É rico em antioxidantes, fibras naturais e ferro. Contribui para o tratamento eficaz em casos de anemia, previne doenças cardíacas e controla os níveis de colesterol.

Além disso, contribui para diminuir a ansiedade, ao mesmo tempo que oferece uma sensação de saciedade prolongada. Há quem atribua a esse tipo de arroz propriedades afrodisíacas.

Arroz integral

É um dos tipos de arroz mais bem recomendados na opinião pública. Principalmente quando se fala de alimentação balanceada, benefícios para a saúde e indicações vitamínicas e proteicas.

Uma tigela de arroz integral

Ele conta com uma maior quantidade de fibras naturais, que ajudam a digerir as gorduras corretamente. Da mesma forma, esse arroz previne o aumento descontrolado do colesterol e triglicerídeos.

Mesmo tendo como ponto negativo seu tempo de cozimento, com paciência é possível fazer uma boa quantidade de receitas com esse ingrediente integral, nutritivo e saboroso.

Arroz parabolizado

Esse tipo de arroz ganha seu característico tom amarelado depois de passar por um tratamento de vapor com água. Destaca-se por soltar-se facilmente e nunca passar do ponto de cozimento.

Homem muito forte comendo arroz

Arroz japonês

De origem nipônica e aspecto redondo, é muito parecido com o arroz agulha. Tem seu nome por sua especial característica de inchar durante o processo de cozimento. Também destaca-se por ter um aspecto solto e elegante.