Descubra todos os benefícios do Matcha

· 2 de outubro de 2018
O Matcha é um tipo de chá verde feito com folhas inteiras esmagadas, de modo que o teor de cafeína desta bebida é maior do que o habitual chá verde.

chá Matcha provém do chá verde em pó. É cozido no vapor antes de ser moído em um pó muito fino e armazenado em locais escuros e sem oxigênio. Isso faz com que seja mantido em perfeitas condições e não perca suas características. Descubra todos os benefícios do Matcha!

O chá Matcha tem uma quantidade maior de benefícios do que outros chás. Este chá é rico em vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E, vitamina K e em minerais. Além disso, possui múltiplos nutrientes e componentes com características antioxidantes.

Benefícios do Matcha

A seguir, vamos falar sobre as múltiplas propriedades e benefícios do Matcha:

Poder antioxidante: nos ajuda a prevenir os efeitos negativos da radiação UV e o que ela implica. Além disso, este chá tem uma grande quantidade de catequinas, que é um dos antioxidantes mais potentes e benéficos.

Ajuda as pessoas diabéticas: esta bebida reduz os níveis de triglicerídeos, o colesterol total e o teor de glicose hepática.

Doenças cardiovasculares: faz com que os níveis de colesterol sejam mantidos baixos e ajuda a reduzir o acúmulo de lipídios.

Homem indo no médico

Ajuda a relaxar: embora possa parecer justamente o contrário por seu alto teor de cafeína, este chá contém um aminoácido nas folhas que faz com que você relaxe, sem dar sono.

Aumento da concentração: esta bebida estimula a produção de dopamina e serotonina, que são substâncias químicas que melhoram o humor, a memória e promovem melhor concentração.

Eleva sua energia: isso se deve à cafeína, e a vantagem é que você não sentirá nenhum efeito colateral que é comum em bebidas estimulantes, como nervosismo ou hipertensão.

Melhora a função gastrointestinal: o consumo de chá Matcha estimula a excreção fecal e ajuda o corpo a se livrar de substâncias químicas nocivas e de toxinas.

Previne o câncer: esta bebida contém polifenóis que previnem a proliferação de células cancerígenas malignas.

Aumenta o metabolismo: esta bebida faz com que o seu metabolismo aumente, de modo que você poderá queimar gordura muito mais rapidamente. Além disso, por ser uma bebida natural evita os efeitos colaterais negativos que outros suplementos que aceleram o metabolismo podem causar.

Desintoxica: este chá tem um alto teor de clorofila, e esta substância é um poderoso desintoxicante capaz de eliminar de forma natural os metais pesados ​​e as toxinas de seu organismo.

Ajuda ao sistema imunológico: esta bebida contém catequinas que possuem propriedades antibióticas e que promovem a saúde. Além disso, uma xícara fornece quantidades substanciais de potássio, vitaminas A, C, ferro, proteínas e cálcio.

Melhora o colesterol: as pessoas que bebem regularmente o chá Matcha têm níveis mais baixos de colesterol ruim e, por sua vez, níveis maiores de colesterol bom. Isso também faz com que essas pessoas sejam menos propensas a desenvolverem doenças cardíacas.

Como todas as bebidas ou alimentos que consumimos em nosso dia a dia, existem muitos benefícios do Matcha, mas esse chá também tem algumas contraindicações.

Efeitos colaterais do chá Matcha

Se você estiver tomando algum medicamento, deixe pelo menos duas horas de intervalo entre eles para não haver nenhuma interferência.

Se o seu estômago for sensível, é melhor não consumir o chá, já que seu alto teor de cafeína pode piorar seu estômago.

Não tome muito o chá durante a gravidez, por conter substâncias de risco.

Médico consultando uma mulher grávida

O chá Matcha provém do chá verde, e ele reduz a absorção de ferro, por isso, se você sofre de anemia, não é aconselhável tomá-lo. Ou você pode esperar para aproveitar os benefícios do Matcha, deixando um tempo entre seu consumo e o de alimentos com ferro.

Para terminar, podemos dizer que, em geral, os benefícios do Matcha são maiores que os efeitos colaterais negativos. Mas, de acordo com a sua saúde ou o momento em que você está, é melhor perguntar para um médico se tomar esta bebida será benéfico para você ou não.