Benefícios do coco e como consumi-lo

8 de novembro de 2019
Se você é apaixonado por coco, você ficará feliz em conhecer todos os seus benefícios. Afinal, ao mesmo tempo em que você aprecia a sua textura e sabor, você está cuidando da sua saúde ao consumi-lo.

Ou você ama ou você odeia. Parece que, quando se trata do coco, não há meio termo. Se você faz parte do primeiro grupo, você encontrou o artigo certo. Aqui, vamos explicar todos os benefícios do coco para a saúde.

É curioso que esse seja um alimento que não deixa ninguém indiferente. Certamente já veio à sua mente tanto o nome de alguém que você conhece que adora essa fruta quanto o de outra pessoa que a odeia com todas as forças.

Se você faz parte do grupo que odeia o coco, talvez você mude de ideia quando souber o quanto ele é positivo para a nossa saúde.

Benefícios do coco para a saúde

O coco está presente em uma grande quantidade de alimentos que consumimos. De fato, na maioria das vezes nem temos consciência de que ele faz parte de uma receita. Além disso, ele também é usado para fabricar vários produtos de beleza.

A seguir, vamos explicar quais são os principais benefícios do consumo do coco. Você nem pode imaginar tudo o que pode ser conseguido simplesmente comendo um pedaço de coco ou usando-o como ingrediente na cozinha.

Eficaz para hidratar os atletas

A hidratação é essencial para qualquer atleta. Além disso, não devemos nos esquecer de que devemos beber líquidos não só após o exercício, como também antes e durante, caso a atividade seja prolongada.

Uma boa maneira para qualquer atleta se hidratar é tomar água de coco. Isso ocorre porque, além de repor líquidos, ela fornece nutrientes muito benéficos. Trata-se de vitaminas e minerais que favorecem uma rápida recuperação.

Os benefícios do coco

Regula a pressão sanguínea

Graças ao seu teor de potássio, o coco tem um impacto direto na pressão sanguínea, regulando-a naturalmente e, assim, ajudando para que ela atinja níveis normais. Explicando de uma maneira muito simples, pode-se dizer que a pressão arterial é a força exercida pelo sangue ao empurrar as paredes das artérias.

A pressão alta pode causar sérios problemas de saúde. Alguns deles são os aneurismas ou a insuficiência renal. Então, como você pode ver, não estamos falando de algo banal. Portanto, é importante cuidar dela.

Poder laxante

Outro benefício do coco é o seu poder laxante. Graças ao seu teor de fibras, o coco evita episódios de constipação. Além disso, ele também ajuda a impedir a retenção de líquidos. Por tudo isso, essa fruta é um método eficaz e totalmente natural para combater esses incômodos problemas de saúde.

Recomendamos que, caso você sofra de constipação leve ou moderada ocasionalmente, você modifique a sua alimentação. Consuma alimentos ricos em fibras, tais como coco ou macarrão integral. Recorra aos medicamentos somente quando necessário.

Fornece energia

Se você estiver precisando de energia extra para enfrentar o dia que você tem pela frente, o coco pode ser o seu grande aliado. Essa fruta tem um teor bastante alto de calorias.

Geralmente, essa característica é percebida como algo negativo, mas essa fama não tem fundamento. Um alto teor de calorias apenas nos diz para comer algo com moderação.

O coco tem 354 calorias a cada 100 gramas de produto. Isso faz com que ele, se comido em pequenas proporções, forneça a energia de que precisamos em alguns momentos do dia.

Diferentes maneiras de consumir o coco

Uma vez que já listamos os principais benefícios do coco, é interessante falar sobre as diferentes maneiras que ele pode ser consumido. Ele geralmente é consumido in natura. De fato, é muito comum encontrá-lo dessa maneira, sendo vendido em pedaços em bancas de rua.

Benefícios do coco

Aqui queremos propor outras receitas mais elaboradas e desconhecidas. Com elas, ele pode ser consumido em suas diferentes versões e você pode surpreender a sua família e os seus amigos com receitas originais.

Primeiramente, o pão de cenoura, coco e gengibre, que é perfeito para fazer torradas acompanhadas de manteiga ou geleia. Certamente, se consumido no café da manhã, você não ficará com fome a manhã inteira, além de se sentir cheio de energia.

Finalmente, você também pode preparar um frango marinado com leite de coco e arroz. Trata-se de uma receita muito tropical, que sacia e é saudável. Uma boa opção é adicionar um pouco de pimenta ou de oleaginosas, para dar um toque diferente.

Em resumo, qualquer receita vai te ajudar a aproveitar os benefícios do coco. Essa é uma fruta muito saudável, por isso, não hesite em incluí-la na sua lista de compras!

  • Pérez, A., & Aragón, L. F. (2011). Rehidratación posejercicio con agua de coco: ¿igual o más efectiva que una bebida deportiva? Revista MH Salud.
  • Coco. Coconut, Cocos nucifera L. Fundación Española de Nutrición. Recuperado de: http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/coco.pdf