Como posso me hidratar em uma corrida?

30 de janeiro de 2019
Se você vai participar de uma corrida, um dos aspectos que você deve sempre ter em mente é o da hidratação durante a realização da prova; assim, descubra algumas dicas que podem ser úteis para melhorar o seu desempenho e a sua saúde.

Uma das perguntas de ouro para os corredores é: como posso me hidratar em uma corrida? Visto que ingerir líquidos é essencial durante a competição e levar uma garrafa seria complicado, vamos te mostrar alguns segredos neste artigo.

Dicas para poder se hidratar em uma corrida

Sem dúvida, um dos momentos-chave nas competições é quando, de repente, ficamos morrendo de sede mas não sabemos o que fazer. Muitos corredores cometem certos erros em relação à hidratação e depois pagam o preço. Por isso, preste atenção a essas dicas sobre como se hidratar em uma corrida:

1. Tome água antes da competição

Não é necessário tomar dois litros, porque então você vai querer ir ao banheiro e não vai conseguir terminar a corrida, mas é bom que você beba um copo de água para suportar os primeiros quilômetros da competição sem ficar com sede.

Tome água antes da competição

Certamente a hidratação adequada deve ser realizada nos dias anteriores e durante o treinamento. Assim, o organismo vai chegar para a competição da melhor maneira possível.

2. Não pule os postos de hidratação

São as mesas ou paradas onde é possível tomar um copo ou uma garrafa de água (ou de bebida com eletrólitos). Em alguns casos, há pessoas que oferecem líquidos aos atletas conforme eles vão passando.

Um dos erros típicos é pular um deles porque naquele momento você não está com sede ou porque você acha que pode esperar até o próximo posto. No entanto, a desidratação começa muito antes dos sintomas de boca seca e da vontade de beber água.

Esses postos estão em um determinado ponto por alguma razão, ou seja, isso não é algo aleatório, mas sim pensado para o bem-estar dos corredores. Portanto, pegue o recipiente oferecido e beba lentamente enquanto continua correndo. São apenas cinco segundos de desvio que você vai agradecer infinitamente!

3. Não leve bebidas

A grande maioria das provas tem uma certa organização que atende às necessidades dos atletas. Portanto, vai haver água ou bebidas para serem consumidas durante o trajeto.

Se você decidir levar a sua própria garrafa de água, você vai carregar mais peso e, assim, ficar mais desconfortável. Além disso, ela pode cair no chão e fazer com que outro corredor tropece (isso sem mencionar a sujeira que você vai deixar na pista).

4. Cuidado com o trânsito nos postos de hidratação

Correr desviando dos atletas que se acumulam diante dos postos de hidratação pode gerar acidentes. Por isso, é muito importante que você preste atenção àqueles que estão atrás ou ao seu redor.

Tenha em mente que os postos de hidratação geralmente ficam em ambos os lados da rua, portanto, você pode escolher qualquer um deles. Por sua vez, a organização da corrida informa os corredores, para que eles saibam a cada quantos quilômetros a água é fornecida. Assim, você estará mais preparado.

Pessoas correndo no asfalto

5. Parar ou continuar?

Esta pergunta é quase como o ‘ser ou não ser’ de Hamlet. Bem, isso depende muito de cada pessoa e de como ela estará ao chegar ao posto de hidratação.

Algumas pessoas aproveitam a oportunidade para fazer um pequeno intervalo de um minuto (ou menos), enquanto outras diminuem a velocidade enquanto bebem, dando pequenos goles na garrafa ou no copo. Na primeira opção, saia do caminho para deixar os outros passarem.

Por outro lado, aconselhamos que você não tente beber todo o líquido de uma vez tentando não perder alguns segundos na corrida, pois isso pode causar náusea ou mal-estar.

Poder se hidratar em uma corrida é muito importante se quisermos atingir a meta em boas condições. Assim, beber um pouco de água em cada posto vai evitar a sede e a vontade incontrolável de ir ao banheiro.