Propriedades e benefícios da cúrcuma

· 9 de setembro de 2018
É um produto relativamente desconhecido nos países ocidentais, mas os benefícios deste produto estão tornando seu uso como alimento mais popular, assim como o uso para fins estéticos

A cúrcuma pertence à família Zingiberáceas, e está relacionada ao gengibre, sendo da mesma família. Desde os tempos antigos, tem sido usada no sul da Ásia como planta medicinal; é composta por curcumoides e óleos essenciais, que trazem benefícios para a saúde de seus consumidores. Conheça todos os  benefícios da cúrcuma!

Na Índia, ela não é vista apenas como uma planta medicinal, mas é altamente valorizada no campo gastronômico. É utilizada para dar um sabor forte à comida, levemente picante. No entanto, no mundo ocidental é pouco utilizada, sendo mais característica do oriente, e assim muitas pessoas não conhecem os benefícios da cúrcuma.

Cúrcuma em pó com raízes ao fundo

Usando a cúrcuma na cozinhar

Esta raiz é dona de um sabor requintado, mas muito forte, de modo que é necessário atentar às quantidades utilizadas. Ou seja, deve ser adicionado pouco a pouco na comida, para encontrar o ponto certo. Além disso, a quantidade irá depender da frequência com a qual ela é utilizada; devemos lembrar que, em excesso, pode trazer consequências negativas para o organismo.

A cúrcuma é geralmente adicionada a pratos de legumes, arroz, ensopados, homus, tortilhas, cuscuz e purês; também para qualquer receita que seja grelhada ou no forno e que você deseje adicionar um toque picante. Também pode ser utilizada para dar consistência e sabor a alguns condimentos, como ao vinagrete ou ao molho à base de maionese.

Para cozinhar a cúrcuma, é necessário saber que ela não pode ser exposta ao fogo por um longo tempo. Caso contrário, você pode perder os curcuminoides, eliminar e reduzir suas propriedades nutricionais, impedindo-as de fornecer seus importantes benefícios.

A maneira correta de adicionar este rizoma à comida é polvilhá-lo três minutos antes de o prato estar cozido. Recomenda-se adicioná-la esmagada (em pó) se estamos cozinhando carnes ou algum arroz; a raiz pode também ser usada inteira para temperar uma sopa, desta maneira pode ser facilmente extraída.

Cúrcuma em forma de raiz

Benefícios da cúrcuma

Este alimento é rico em vitaminas e minerais, o que proporciona uma série de benefícios para melhorar a saúde. Pode ser consumido como tempero ou como chá, para obter efeitos mais fortes. Os benefícios da cúrcuma mais conhecidos são:

  • Anti-inflamatório

    Reduz a inflamação ou inchaço das articulações, músculos e tendões. Isso melhora o estado de saúde das pessoas que sofrem de artrite; diminuindo a dor e eliminando as toxinas do corpo. Também é usada pelos atletas para reduzir a dor das lesões e para manter as articulações saudáveis.

  • Anticancerígeno

    Devido aos numerosos antioxidantes que possui, provoca a eliminação de células tóxicas; esses princípios ativos são responsáveis pelo câncer. Nesse sentido, a cúrcuma é boa para prevenir o câncer de pulmão e bexiga. Da mesma forma, é muito eficiente para evitar doenças crônicas.

  • Propriedades de emagrecimento

    A cúrcuma previne e retarda o crescimento de tecidos adiposos. Também impede que os açúcares consumidos se transformem em gordura. Isso possibilita que a pessoa perca peso ou evite ganhar peso.

  • Pele mais bonita

    Por suas propriedades antibacterianas, mantém a pele livre de acne, que é produzida por bactérias e vírus. Além disso, mantém a pele esfoliada e hidratada, evitando a formação de rugas e a inflamação destas.

  • Indigestão

    Alivia os problemas digestivos, pois regula e estabiliza o movimento intestinal. Isso reduz as doenças decorrentes da má digestão; é o caso do gases, inchaço e síndrome do intestino irritável.

Mulher fazendo um coração na frente da barriga

  • Doenças cardíacas

    Evita a formação de placas de colesterol e coágulos sanguíneos; mantendo a circulação estável e regular. Desta forma, o organismo fica protegido contra doenças cardíacas, como esclerose, paradas cardíacas, arritmias, entre outros problemas circulatórios.

  • Melhora o sistema imunológico

    Aumenta a produção de glóbulos brancos, aumentando assim o sistema de defesa; isso impede a formação e o desenvolvimento de bactérias e vírus.

Pontos negativos da cúrcuma

A ingestão constante e excessiva de cúrcuma pode causar gastrite e síndrome do intestino irritável. Além disso, aumenta a secreção biliar, que pode obstruir e causar cólicas ou úlceras. No entanto, estes efeitos estão mais ligados ao consumo de chá de cúrcuma do que como tempero nas comidas.