Benefícios da banana para praticantes de esportes
As frutas são ricas em vitaminas, minerais e outros nutrientes, por isso podem contribuir para o exercício físico. A seguir, mencionaremos algumas características clássicas dos esportes de força e a importância de uma das frutas mais populares e consumidas no mundo, ou seja, os benefícios da banana para os esportes de força.
Como atleta, a banana pode ajudar você a otimizar o desempenho de seus treinos. Elas são uma fonte de potássio e o exercício intenso e a transpiração podem causar a perda de potássio, razão pela qual é especialmente importante aumentar o consumo de alimentos que contenham esse nutriente após a atividade física.
Além disso, as bananas são ótimas porque são fáceis de digerir e aumentam a energia. Mas o alto nível de nutrientes também as torna uma boa maneira de estimular os músculos. Elas também fornecem quantidades valiosas de carboidratos, que são a principal fonte de combustível para o seu corpo e músculos.
Na verdade, elas também são ideais antes dos esportes, já que têm uma alta proporção de carboidratos, que podem ser convertidos em energia.
Benefícios da banana para esportes de força
A seguir, vamos dizer quais são os benefícios da banana nos esportes de força:
1. Reduz cãibras e dores musculares
O primeiro dos benefícios da banana é que ela pode ajudar a reduzir cãibras e dores musculares, em grande parte devido ao seu conteúdo mineral e carboidratos facilmente digeríveis.
Acredita-se que a cãibra ocorra devido à desidratação e ao desequilíbrio eletrolítico. Neste sentido, os altos níveis de potássio tornam-se essenciais quando se trata de otimizar os níveis de desempenho, pois ajuda o movimento dos músculos, controla os níveis de água do seu corpo e também previne cãibras.
2. Ossos mais fortes
Em segundo lugar, você deve saber que durante o exercício intenso, o suprimento de glicogênio se esgota. No entanto, você pode contornar a diminuição do glicogênio com o consumo de bananas.
Certamente o maior dos benefícios da banana é a grande quantidade de potássio, um eletrólito que promove o crescimento muscular, melhora o sistema imunológico e facilita a absorção de cálcio, o que, por sua vez, ajuda a construir ossos mais fortes e saudáveis.
Além disso, as bananas também contêm 16% do seu valor diário de manganês, um nutriente que pode ajudar a prevenir a artrite e a osteoporose.
O manganês tem várias funções fisiológicas, incluindo um papel no desenvolvimento ósseo e na cicatrização de feridas. A ingestão suficiente de manganês também é fundamental para o metabolismo, ajudando seu corpo a acessar a energia dos alimentos na dieta.
“Aqueles que pensam que não têm tempo para uma dieta saudável, mais cedo ou mais tarde encontrarão tempo para a doença”
– Edward Stanley –
3. Excelente combustível
Por último, você deve saber que as bananas são um excelente combustível para o treinamento. De fato, um estudo realizado pela Appalachian State University mostrou que as bananas são melhores para alimentar os atletas.
Melhor inclusive que as bebidas esportivas, pois vêm prontas com fibras, nutrientes e antioxidantes, além de uma mistura saudável de carboidratos.
Não se esqueça então que elas são quase uma necessidade para as pessoas que participam de exercícios intensos. A banana é uma fonte abundante dos três carboidratos essenciais: frutose, glicose e sacarose. A presença destes três açúcares fornece uma energia longa para todo o seu corpo.
Como você viu, a banana é uma fruta ideal por seus muitos benefícios para esportes de força, como tênis ou o treinamento com pesos. Portanto, recomendamos a substituição do consumo de bebidas energéticas por bananas.
Você pode tentar comer uma banana cerca de 1 hora antes do treino para deixar tempo suficiente para a digestão. Por outro lado, você também pode comer uma banana após o exercício para restaurar os nutrientes do seu corpo depois de um treino intenso. Estamos convencidos de que você logo verá seus benefícios!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.