A banana é realmente um grande alimento para a recuperação esportiva?

14 de junho de 2019
No que diz respeito à recuperação esportiva, a banana é uma das frutas mais interessantes. Este poderoso alimento natural contém uma boa proporção de minerais e vitaminas, nutrientes essenciais muito necessários.

A banana poderia ser a chave para a recuperação esportiva. Seu consumo durante e após a atividade física nos ajudaria até a prolongar o esforço. Seus efeitos no organismo podem ser mais benéficos até mesmo do que a contribuição das chamadas bebidas esportivas.

Um exemplo disso pode ser visto em todas as partidas televisionadas do tenista Rafael Nadal. Entre sets, o espanhol costuma ingerir uma banana, o que lhe proporciona uma dose extra de energia. Sabemos que comê-la nos enriquece a partir de uma perspectiva nutricional, mas… Essa fruta pode melhorar nosso desempenho?

Os carboidratos nos energizam

Há muito tempo os nutricionistas nos falam sobre a importante contribuição dos carboidratos. No entanto, sempre se recomenda um consumo moderado de alguns, como o macarrão ou o arroz. Mas quando se trata de carboidratos naturais, parece que a questão é diferente.

O que consumimos é uma fonte de energia instantânea. No entanto, alguns alimentos como o pão podem ter o efeito oposto e converter-se em gordura acumulável.

Nenhum atleta quer perder sua forma física. Contudo, o tipo de açúcar produzido pela banana é natural e sua síntese é muito mais simples. Em suma, trata-se de um carboidrato que não nos causará um desequilíbrio de peso diretamente, nem qualquer desconforto.

As bebidas esportivas na recuperação esportiva

Evidentemente, a maneira mais fácil de consumir açúcar é através da ingestão direta de glicose ou sacarose. Por décadas, os atletas estiveram acostumados a obter esses elementos através das bebidas energéticas. O problema é que os açúcares presentes ​​nesses produtos não são naturais.

Em contraste, a banana tem frutose natural pouco prejudicial e muito mais leve para o organismo humano. Além disso, ela oxigena todos os órgãos e, claro, facilita a respiração no decorrer do esforço físico. É também um alimento rico em potássio, folato, vitamina B3 e B1, entre outros elementos com antioxidantes.

As bebidas esportivas na recuperação esportiva

Resumindo, a banana seria muito mais saudável que as bebidas esportivas e, adicionalmente, forneceria outros minerais e vitaminas. Tudo isso supõe, para os especialistas, que esse alimento poderia ser melhor para a recuperação esportiva.

A banana e sua contribuição para a recuperação esportiva

De uma perspectiva mais integral, a banana tem uma contribuição que vai além da energia. Devido à sua concentração de potássio e outros minerais, é considerada um anti-inflamatório natural. Além disso, seu consumo auxilia na prevenção de cãibras problemas musculares.

A ingestão dessa fruta também tem efeitos positivos para a saúde digestiva. A banana atua como um protetor da mucosa e das paredes intestinais; desta forma, podemos evitar o aparecimento de várias doenças e problemas estomacais.

Como se não bastasse, essa fruta e suas receitas estimulam o apetite, o que é bom para as pessoas que precisam ganhar peso. Mas o fato é que promove a boa nutrição do corpo de uma forma equilibrada e controlada, sem colesterol nem gordura.

A banana também proporciona benefícios ao humor

A banana possui uma substância chamada triptofano, fundamental para estimular a produção e a ativação da serotonina. Assim, promove o bom funcionamento do sistema nervoso central.

O resultado: os esportistas e as pessoas em geral poderiam melhorar seu humor através do consumo de banana. Acredita-se também que este alimento poderia potencializar a memória devido à sua relação com a serotonina.

Como é lógico, esses benefícios não significam que devemos comer banana de forma indiscriminada. Sua ingestão excessiva poderia afetar o funcionamento dos rins, embora para que isso aconteça a quantidade de banana que teríamos que consumir seja muito alta.

A banana e sua contribuição inestimável para a recuperação esportiva

Algumas desvantagens das bebidas isotônicas

Além de sua quantidade elevada de açúcar processado, as bebidas esportivas não são boas para saciar a sede. Por isso, geralmente cometemos o erro de tomá-las mais do que o devido durante o exercício.

Ao contrário da banana, esses produtos contribuem para a perda de sódio. Em casos extremos, pode-se gerar uma condição chamada hiponatremia, que é a redução excessiva desse mineral no sangue.

Por isso e muito mais, os esportistas devem considerar a possibilidade de encarar a banana como um alimento perfeito para a recuperação esportiva. Se você não é profissional, até mesmo tomar certas quantidades de água seria preferível às bebidas industrializadas.

  • López Farré, A. Plátano de Canarias y salud. Extraído de: http://www.invesplacan.es/wp-content/uploads/2017/04/Libro_Monografico_Platano.pdf
  • Di Carlo, N.G. 2011. Consumo de antioxidantes naturales en deportistas. Universidad Abierta Interamericana. Extraído de: http://imgbiblio.vaneduc.edu.ar/fulltext/files/TC111503.pdf