A banana é realmente um grande alimento para a recuperação esportiva?
A banana poderia ser a chave para a recuperação esportiva. Seu consumo durante e após a atividade física nos ajudaria até a prolongar o esforço. Seus efeitos no organismo podem ser mais benéficos até mesmo do que a contribuição das chamadas bebidas esportivas.
Um exemplo disso pode ser visto em todas as partidas televisionadas do tenista Rafael Nadal. Entre sets, o espanhol costuma ingerir uma banana, o que lhe proporciona uma dose extra de energia. Sabemos que comê-la nos enriquece a partir de uma perspectiva nutricional, mas… Essa fruta pode melhorar nosso desempenho?
Os carboidratos nos energizam
Há muito tempo os nutricionistas nos falam sobre a importante contribuição dos carboidratos. No entanto, sempre se recomenda um consumo moderado de alguns, como o macarrão ou o arroz. Mas quando se trata de carboidratos naturais, parece que a questão é diferente.
O que consumimos é uma fonte de energia instantânea. No entanto, alguns alimentos como o pão podem ter o efeito oposto e converter-se em gordura acumulável.
Nenhum atleta quer perder sua forma física. Contudo, o tipo de açúcar produzido pela banana é natural e sua síntese é muito mais simples. Em suma, trata-se de um carboidrato que não nos causará um desequilíbrio de peso diretamente, nem qualquer desconforto.
As bebidas esportivas na recuperação esportiva
Evidentemente, a maneira mais fácil de consumir açúcar é através da ingestão direta de glicose ou sacarose. Por décadas, os atletas estiveram acostumados a obter esses elementos através das bebidas energéticas. O problema é que os açúcares presentes nesses produtos não são naturais.
Em contraste, a banana tem frutose natural pouco prejudicial e muito mais leve para o organismo humano. Além disso, ela oxigena todos os órgãos e, claro, facilita a respiração no decorrer do esforço físico. É também um alimento rico em potássio, folato, vitamina B3 e B1, entre outros elementos com antioxidantes.
Resumindo, a banana seria muito mais saudável que as bebidas esportivas e, adicionalmente, forneceria outros minerais e vitaminas. Tudo isso supõe, para os especialistas, que esse alimento poderia ser melhor para a recuperação esportiva.
A banana e sua contribuição para a recuperação esportiva
De uma perspectiva mais integral, a banana tem uma contribuição que vai além da energia. Devido à sua concentração de potássio e outros minerais, é considerada um anti-inflamatório natural. Além disso, seu consumo auxilia na prevenção de cãibras e problemas musculares.
A ingestão dessa fruta também tem efeitos positivos para a saúde digestiva. A banana atua como um protetor da mucosa e das paredes intestinais; desta forma, podemos evitar o aparecimento de várias doenças e problemas estomacais.
Como se não bastasse, essa fruta e suas receitas estimulam o apetite, o que é bom para as pessoas que precisam ganhar peso. Mas o fato é que promove a boa nutrição do corpo de uma forma equilibrada e controlada, sem colesterol nem gordura.
A banana também proporciona benefícios ao humor
A banana possui uma substância chamada triptofano, fundamental para estimular a produção e a ativação da serotonina. Assim, promove o bom funcionamento do sistema nervoso central.
O resultado: os esportistas e as pessoas em geral poderiam melhorar seu humor através do consumo de banana. Acredita-se também que este alimento poderia potencializar a memória devido à sua relação com a serotonina.
Como é lógico, esses benefícios não significam que devemos comer banana de forma indiscriminada. Sua ingestão excessiva poderia afetar o funcionamento dos rins, embora para que isso aconteça a quantidade de banana que teríamos que consumir seja muito alta.
Algumas desvantagens das bebidas isotônicas
Além de sua quantidade elevada de açúcar processado, as bebidas esportivas não são boas para saciar a sede. Por isso, geralmente cometemos o erro de tomá-las mais do que o devido durante o exercício.
Ao contrário da banana, esses produtos contribuem para a perda de sódio. Em casos extremos, pode-se gerar uma condição chamada hiponatremia, que é a redução excessiva desse mineral no sangue.
Por isso e muito mais, os esportistas devem considerar a possibilidade de encarar a banana como um alimento perfeito para a recuperação esportiva. Se você não é profissional, até mesmo tomar certas quantidades de água seria preferível às bebidas industrializadas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- López Farré, A. Plátano de Canarias y salud. Extraído de: http://www.invesplacan.es/wp-content/uploads/2017/04/Libro_Monografico_Platano.pdf
- Di Carlo, N.G. 2011. Consumo de antioxidantes naturales en deportistas. Universidad Abierta Interamericana. Extraído de: http://imgbiblio.vaneduc.edu.ar/fulltext/files/TC111503.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.