Logo image
Logo image

Baseie seu planejamento nutricional em alimentos saudáveis

3 minutos
Saiba como elaborar um planejamento nutricional baseado em alimentos e produtos saudáveis, e assim evitar de forma simples incorporar calorias em excesso ou gorduras trans à sua dieta quando elas são completamente dispensáveis
Baseie seu planejamento nutricional em alimentos saudáveis
Última atualização: 26 janeiro, 2019

Seguir uma dieta baseada em um planejamento nutricional com alimentos saudáveis acarreta em muito benefícios, já que pode nos ajudar tanto a perder peso quanto a manter nosso peso desejado. Além disso, pode reduzir os níveis de colesterol e prevenir determinadas doenças.

A importância dos alimentos saudáveis

Devemos aprender a selecionar os alimentos saudáveis na nossa dieta. A seguir, mostramos os tipos de alimentos que você deve escolher e os benefícios que trazem para o nosso organismo.

Grãos

Para o nosso planejamento nutricional baseado em alimentos saudáveis, devemos escolher cardápios que contenham grãos integrais como principal ingrediente, como podem ser os pães ou a farinha de trigo integral.

Isso se deve ao fato de que os grãos integrais têm um baixo teor de gordura e um alto percentual de fibra.

Some figure

Além disso, eles têm carboidratos complexos que ajudam a criar um efeito de saciedade e evitar que comamos em excesso. Devemos evitar os alimentos que sejam enriquecidos ou que contenham outros tipos de grão e farinhas, já que não vão nos fornecer os mesmos nutrientes.

Devemos também tentar não comer doces, como rosquinhas ou pães-doces, já que são alimentos que contêm calorias compostas por mais de 60% de gordura. Você pode acrescentar à sua dieta outros doces, e em pequenas quantidades, ou alimentos saudáveis que não aumentem o teor de gordura na sua dieta.

Frutas e verduras

As frutas e verduras são alimentos naturalmente saudáveis, já que têm percentuais muito baixos de gordura e contêm vitaminas, minerais e as fibras necessárias para o nosso dia-a-dia. Por isso, é preciso tentar não acrescentar nesses alimentos gorduras desnecessárias.

Some figure

Isso quer dizer que devemos evitar a manteiga, a margarina e a maionese. Ao invés de acrescentar esse tipo de alimento, podemos utilizar outros como os óleos saudáveis, o iogurte ou diferentes ervas aromáticas.

Proteínas

Um planejamento nutricional baseado em alimentos saudáveis deve incluir carnes magras pobres em gordura. Para saber o que você tem que comprar, foque nos cortes de carne de porco magros, como o lombo ou o pé, e os cortes de bezerro magro, como o lombo e o lagarto.

Devemos limpar a carne, retirar a gordura externa antes de cozinhá-la e tirar também qualquer gordura interna que possamos separar antes de comê-la. Para temperar a carne é muito recomendado utilizar ervas, especiarias ou temperos com baixo teor de sal.

As formas mais saudáveis de cozinhar esse tipo de carne são: assá-la no forno, na grelha, na brasa, assim como comê-la cozida.

No caso do peixe, a maioria dos frutos do mar têm muitas gorduras poli-insaturadas saudáveis. Outros peixes como o salmão ou a truta são ricos em ácidos graxos ômega-3. Para preparar o peixe, as melhores opções são fervê-lo, fazer no vapor ou assá-lo.

Lácteos

No caso dos queijos, devemos prestar atenção no rótulo e buscar aqueles que tenham um baixo teor de gordura ou que sejam parcialmente desnatados. O queijo de cabra é uma excelente opção, já que têm alto teor de cálcio e um baixo teor de gordura.

Some figure

Gorduras e óleos

Incorporar à nossa dieta alimentos demais que contenham alto teor de gordura provoca um excesso de calorias. Isso pode gerar ganho de peso ou problemas de obesidade, assim como aumentar o risco de sofrer diferentes doenças cardíacas, diabetes ou alguns tipo de câncer.

Se você segue uma dieta com altas quantidades de gorduras saturadas e trans, você vai ser muito mais propenso a apresentar níveis de colesterol mais altos do que o normal e a sofrer de doença coronária.

Além disso, é muito importante se manter hidratado. No entanto, não devemos tomar bebidas adoçadas ou com gás, já que contêm uma grande quantidade de calorias.

Devemos deixar de beber sucos industrializados, refrigerantes ou energéticos. É preciso substituir todas essas bebidas por água e outras com zero calorias.

Em suma, vimos todos os tipos de alimentos que devemos consumir para por em prática um planejamento nutricional baseado em alimentos saudáveis. Não se esqueça de seguir as nossas dicas tanto para grãos, lácteos, frutas e verduras, carnes, óleos e gorduras. Se você seguir, sua saúde vai agradecer.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.