Conheça os benefícios do queijo branco

· 26 de dezembro de 2018
A principal diferença entre um queijo curado e um queijo fresco, como é o queijo branco, é que o segundo contém muito menos calorias e sódio que o primeiro, e por isso podemos comê-lo em maior quantidade e assim nos beneficiarmos de todas as suas propriedades que você vai conhecer a seguir

De todos os queijos hoje vamos falar sobre os benefícios do queijo branco. O queijo branco é um tipo de queijo fresco e seus benefícios são numerosos, e por isso é muito interessante inclui-lo em nossa dieta.

O queijo é um alimento muito versátil. Ele pode ter um espaço em praticamente qualquer receita e qualquer refeição. Na hora do café da manhã, na hora do almoço, no lanche, no jantar… Sempre é possível adicionar uma porção de queijo a qualquer coisa que estivermos comendo.

Benefícios do queijo branco

Rico em gorduras saudáveis

Normalmente associamos a palavra gordura com algo ruim e prejudicial. Mas a verdade é que nosso organismo precisa de gorduras para funcionar corretamente, ainda que não em uma quantidade muito grande. Além disso, nem todas as gorduras são iguais, motivo pelo qual algumas delas são prejudiciais e outras não.

No caso do queijo fresco, que é rico em gorduras saudáveis, ele além do mais contém uma porção adequada. É por isso que seu consumo é perfeitamente compatível com a dieta.

Em comparação com os queijos curados, contém uma quantidade muito menor de gorduras, e as que possui são mais saudáveis. Outros alimentos ricos em gorduras saudáveis são as oleaginosas, os peixes azuis e os mariscos.

Uma peça de queijo branco fatiado

Fonte de Cálcio

Como todos os laticínios, o queijo branco é uma fonte natural de cálcio. Esse nutriente é fundamental para um desenvolvimento perfeito e manutenção do sistema ósseo. É por isso que ser fonte de cálcio é um dos benefícios do queijo branco e seu consumo é recomendado para todas as idades.

Quando somos crianças ajuda o osso a se desenvolver forte e saudável. Em idades avançadas previne doenças como a osteoporose.

Adicionar queijo fresco a uma torrada ou a uma salada aumenta a ingestão de cálcio de uma forma saudável e fácil. Além disso você pode complementar a refeição com outros produtos lácteos como o leite, os iogurtes ou os sorvetes.

Mulher correndo na praia

Rico em ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina que pertence ao grupo B. Se você é mãe ou se está grávida com certeza já ouvir falar dela, porque ela é muito importante e devemos manter seus níveis altos durante todo o período de gestação para prevenir problemas de desenvolvimento no feto.

O ácido fólico, além de ser fundamental durante a gestação, também é indicado para pessoas de todas as idades. Isso se deve ao fato de que previne a anemia, a hipertensão e protege o sistema nervoso, além de outros órgãos.

Essa vitamina também uma aliada da mulher durante o processo de menopausa. O ácido fólico ajuda a tornar os sintomas de menopausa mais fracos, e por isso menos desagradáveis para a mulher que está passando por esse período.

Contém vitamina B2

Outra das vitaminas que mais se destacam nesse alimento e estão entre os benefícios do queijo branco é o alto teor de B2. Essa vitamina, também chamada de riboflavina, intervém no sistema respiratório e nas células. Além disso, melhora a saúde e aparência da pele, das unhas e do cabelo.

É importante consumir vitamina B2 diariamente porque ela não se acumula no organismo. Diferentemente de outras vitaminas, a B2 é constantemente eliminada através da urina e em nenhum momento ela fica retina em nosso corpo.

O queijo fresco é uma das opções mais saudável para manter os níveis corretos e equilibrados dessa vitamina, de forma que não haja um déficit.

Além do queijo fresco, podemos encontrar a vitamina B2 em outros alimentos como alguns legumes, verduras, os ovos e outros lácteos. Como você pode ver, é muito simples consumir de forma diária essa poderosa e necessária vitamina.

Alimento probiótico

O último dos benefícios do queijo branco é que ele é um alimento probiótico. Isso quer dizer que ele contém bactérias. Assim como acontece com as gorduras, as bactérias são geralmente associadas com algo prejudicial para o corpo.

Mas a realidade é que isso não se dá exatamente desse modo. As bactérias contribuem para o funcionamento correto do sistema digestivo, e fazem com que a flora intestinal se encontre em seu perfeito estado.

Mulher fazendo coração com a mão na barriga

Além disso, os alimentos probióticos melhoram a nossa saúde intestinal. Facilitam a digestão e previnem doenças do sistema digestivo. Outros alimentos que também são probióticos além do queijo branco são os fermentados, como o iogurte, o kefir e o kombucha.