2 versões vegetarianas de receitas tradicionais

· 4 de outubro de 2018
Ser vegetariano não é sinônimo de renunciar a pratos tradicionais que incluem carne. Basta fazer alguma adaptação e compensar com outros ingredientes que tornarão o prato uma delícia

Acredita-se que os vegetarianos têm muitas restrições na sua alimentação. Mas, ao contrário disso, a maioria das receitas podem ser adaptadas para vegetarianos apenas com a mudança de alguns ingredientes. A seguir, vamos mostrar como fazer versões vegetarianas de receitas tradicionais.

Seja você vegetariano ou não, essas receitas são muito interessantes. Elas são saudáveis e nos permitem colocar novos pratos em nosso livro de receitas. Além disso, a maioria delas é uma boa forma de fazer com que as crianças da casa comam verduras e sejam mais saudáveis.

Versões vegetarianas de receitas tradicionais

Sem mais delongas, vamos apresentar duas versões vegetarianas de receitas tradicionais.

Almôndegas vegetarianas

A primeira de nossas versões vegetarianas de receitas tradicionais. Poucos pratos são mais tradicionais do que almôndegas com tomate. Mesmo que, cada vez mais, as pessoas optem pelas pré-cozidas, nós recomendamos resistir a isso.

almôndegas vegetarianas
Podemos saborear as almôndegas vegetarianas, tanto ou até mais saborosas do que as tradicionais.

Você verá como vale a pena fazer almôndegas caseiras. Elas são muito mais saudáveis e, além disso, teremos a segurança de saber que todos os ingredientes são naturais.

Ingredientes para quatro pessoas:

  • 2 dentes de alho
  • 500 gramas de berinjela
  • Meia cebola
  • 8 colheradas de pão ralado
  • 8 colheradas de farinha de grão de bico
  • Sal
  • Meio copo de café de água
  • 20 gramas de espinafre

Modo de fazer:

Começamos descascando a berinjela e cortando em pedaços pequenos. Deixamos no escorredor por 5 minutos com um pouco de sal. Passado esse tempo, lavamos e, assim, asseguramos que ela não ficará amarga.

Ao mesmo tempo, em uma frigideira com um pouco de azeite, refogue a cebola e o alho. Quando estiverem fritos, junte a berinjela e o espinafre picado bem fino. Coloque o sal e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.

Em uma tigela, adicione a farinha de grão de bico, o copo d’água e o sal. Mexa até que todos os ingredientes misturem bem. Depois, coloque todo o conteúdo na frigideira. Se a massa ficar muito mole, você pode colocar um pouco de pão ralado. Coloque pouco a pouco e teste a consistência da massa.

Por último, faltará apenas moldar as almôndegas e cozinhá-las. Recomendamos que você não as faça muito grandes, porque podem ficar cruas por dentro. Você pode fritá-los na fritadeira, para que dourem, ou colocar no forno, para que sejam mais saudáveis.

Lasanha de verduras

lasanha de verduras

A lasanha é uma dessas receitas que todo mundo gosta. Se seus filhos não gostam de verduras, essa é uma boa forma para que eles comam ou comecem a prová-las. Além disso, é uma refeição perfeita para preparar e congelar. Para comer é preciso apenas colocá-la no forno.

A seguir, vamos mostrar como fazer uma lasanha totalmente vegetariana. Lembre-se de que essa receita pode ser modificada e, com os mesmo ingredientes, você pode fazer canelones. O certo é que, se fizer uma vez, com certeza você vai repetir a dose.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 8 folhas de lasanha
  • 200 gramas de tomate frito
  • 200 gramas de queijo (para derreter)
  • 250 gramas de champignon
  • 250 gramas de abóbora
  • 150 gramas de espinafre
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Orégano

Modo de fazer

Para preparar essa que é outra das versões vegetarianas de receitas tradicionais, é preciso pré-aquecer o forno a 170 graus. Enquanto o forno esquenta, começamos a fazer a lasanha.

Em uma frigideira, esquentamos um pouco de azeite e refogamos a abóbora cortada em quadradinhos. Quando estiver pronta, coloque em um prato e, na mesma frigideira, refogue o champignon. Colocamos um pouco de orégano e, em apenas três minutos, estarão prontos.

Colocamos o champignon de lado e, no mesmo azeite, cozinhamos também o espinafre. Agora já temos, em três pratos, os três ingredientes principais prontos para montar a lasanha.

Escolha uma tigela para o forno que se adapte às medidas das folhas de lasanha e, com ajuda de um pincel, unte com um pouco de azeite. Coloque duas folhas de lasanha e, em cima, coloque tomate frito, berinjela e abóbora.

Coloque um pouco de queijo e outras duas folhas de lasanha. Agora, volte a cobrir com tomate, champignon e queijo. Coloque as duas últimas folhas de lasanha e cubra com muito queijo e orégano.

Coloque a lasanha no forno durante meia hora. Se o queijo começar a tostar muito, apague a resistência de cima e mantenha apenas a de baixo.