Que tipo de alimentação seguir ao praticar o powerwalking

6 de maio de 2019
Se você gosta de caminhar, recomendamos que você tente praticar o powerwalking. Esta é uma variação que está sendo cada vez mais usada por muitas pessoas. Vamos te contar como complementá-lo com uma boa alimentação.

Talvez em um primeiro momento pareça um pouco absurdo, mas você sabia que caminhar não é tão simples quanto parece? A seguir, vamos apresentar uma nova prática esportiva que consiste nisso mesmo, caminhar. Conheça tudo sobre essa modalidade, bem como a alimentação recomendada para o powerwalking.

Primeiramente, você deve ter em mente que não estamos nos referindo a caminhar da mesma maneira que você faz quando vai às compras ou ao trabalho. Essa prática esportiva é chamada de powerwalking e, como não poderia deixar de ser, tem uma alimentação específica.

O que é o powerwalking?

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre esta palavra e o seu significado, mas a verdade é que cada vez mais pessoas estão praticando este esporte. O powerwalking é uma modalidade esportiva que consiste em caminhar. Porém, você deve ter em mente que não vale fazer isso de qualquer jeito.

É necessário considerar que o powerwalking tem como objetivo melhorar a resistência, a forma física e tonificar os músculos. Por isso, ele deve ser feito com uma intensidade média ou alta, sem pausas e com uma duração específica.

Este esporte é especialmente recomendado para os atletas que estão no dia de descanso ou para aquelas pessoas que, devido a algum problema de saúde, não podem fazer exercícios de alta intensidade.

Mas, se você quiser alcançar os resultados desejados, é importante que este esporte seja praticado corretamente. Da mesma forma, é essencial que a pessoa tenha uma alimentação saudável e adaptada para esse tipo de esforço físico.

Destaques do powerwalking

Destaques deste esporte

De uma forma muito básica, as principais características são as seguintes:

  • Sessões com duração entre 45 minutos e uma hora.
  • Ritmo de 9 quilômetros por hora. É um passo rápido, mas sem ser um trote.
  • A postura é fundamental: é necessário manter as costas retas, contrair o abdômen e olhar para frente.

Que tipo de alimentação é o mais adequada para o powerwalking?

Assim como mencionamos anteriormente, o objetivo da prática do powerwalking é estar em forma e tonificar os músculos. Além disso, há muitas pessoas que praticam esse esporte regularmente para emagrecer e atingir o peso ideal.

Por todas estas razões, o melhor a fazer é eliminar refrigerantes e fast food da dieta. Assim, não apenas alcançaremos os nossos objetivos mais rapidamente, como também teremos mais saúde.

Embora seja um esporte de baixa intensidade, é importante estar bem hidratado. Nesse sentido, o mais recomendado é beber água antes da sessão de exercícios.

Mas, se você for praticar o powerwalking por mais de meia hora, será necessário levar uma pequena garrafa de água com você. Desta forma, você poderá se hidratar e compensar a quantidade de líquidos que você perder.

No caso de fazer sessões prolongadas de powerwalking – ou seja, de mais de uma hora – você também deve levar algum tipo de lanche com você. Se esse alimento for rico em carboidratos, você terá uma fonte de energia extra que será perfeita para terminar a sua sessão no mais alto nível.

Benefícios do powerwalking

A prática do powerwalking tem muitos benefícios em todos os níveis. A seguir, vamos te contar quais são os principais. Você vai se surpreender ao saber como uma prática tão simples pode ter um efeito tão positivo para o organismo.

  • Emagrecimento: Uma das principais vantagens do powerwalking é que esta é uma maneira simples de emagrecer. Se você não se exercita regularmente, esta é uma boa maneira de começar a fazer isso. Como este é um exercício de baixa intensidade, é aconselhável fazê-lo várias vezes por semana para notar os resultados.
Benefícios do powerwalking

  • Liberação do estresse: Vivemos imersos em uma rotina cansativa. O trabalho ou os problemas familiares são algumas das principais causas de estresse. Uma boa maneira de se esquecer de tudo, de limpar a mente e de relaxar é praticar o powerwalking. Você vai perceber como você vai chegar em casa mais relaxado.
  • Tonificação muscular: Após algumas semanas de powerwalking, você notará como os seus músculos ficam tonificados. Principalmente, você vai notar que as panturrilhas e os glúteos começarão a ficar definidos, já que estas são as áreas mais trabalhadas.

Agora que você já sabe o que é o powerwalking, não há mais desculpa para não praticá-lo. Esta é uma prática esportiva muito benéfica e que, além disso, também pode ser feita por todos os tipos de pessoas.

Então, não fique mais esperando e saia para a rua para entrar em forma ao mesmo tempo em que você relaxa e se livra do estresse.