3 deliciosas ideias de receitas com abóbora

25 de março de 2019
Seja em receitas doces ou salgadas, te encorajamos a incluir este delicioso vegetal no cardápio. É um alimento nutritivo, as crianças geralmente adoram e pode ser preparado facilmente.

A abóbora é um alimento que traz muitos benefícios para o organismo. Alguns deles se devem a vitaminas, outro a minerais ou às fibras desse alimento. É por isso que seu consumo é muito recomendado e então hoje apresentamos 3 ideias de receitas com a abóbora como o ingrediente principal.

Todas são muito simples de fazer e ainda bastante diferentes entre si, pois esse legume é um produto muito versátil que podemos preparar de várias maneiras.

Ideias de receitas com abóbora

Creme de abóbora

De todas as ideias de receitas com abóbora, o creme é o mais popular. Este prato é consumido sobretudo no outono e no inverno, uma vez que essa é a época da colheita das abóboras. A seguir, explicamos como preparar um delicioso creme de abóbora para quatro pessoas:

Ingredientes:

  • 800 gramas de abóbora
  • 400 gramas de batata
  • 4 cenouras
  • 1 alho-poró
  • Azeite de oliva
  • Sal
ideias de receitas de creme de abóbora

Modo de Preparo:

Aqueça uma panela grande com dois litros e meio de água. Enquanto começa a ferver, descasque a abóbora e corte em cubos. É melhor que os cubos não fiquem muito grandes para que assim cozinhem muito rapidamente.

Descasque e corte também em pedaços pequenos a batata, o alho-poró e a cenoura. Quando a água estiver fervendo, junte todos os legumes com um pouco de azeite e um pouco de sal. Mantenha fervendo em fogo médio e deixe cozinhar por meia hora.

Quando os 30 minutos tiverem passado, verifique se todos os ingredientes estão bem cozidos. É hora então de triturá-los. Finalmente, se você quiser apresentar o prato de uma forma mais vistosa, você pode polvilhar sementes, cebola fritas ou simplesmente decorar com um raminho de salsa.

Bolo de abóbora e nozes

A melhor parte da abóbora é que ela é um ingrediente perfeito tanto para pratos doces quanto salgados. Por sua textura, podemos fazer facilmente bolos de abóbora ou tortas.

Propomos este delicioso bolo de abóbora e nozes que você pode preparar no fim de semana, para que assim você possa comer um pedacinho por dia no café da manhã antes de ir trabalhar.

Ingredientes:

  • 200 gramas de farinha
  • 200 gramas de açúcar (também pode ser substituído por adoçante)
  • Um envelope de fermento
  • 3 ovos
  • Uma xícara de café de azeite de oliva
  • Uma dúzia de nozes

Bolo de abóbora e nozes

Modo de Preparo:

Em primeiro lugar, corte a abóbora em cubos e ferva até que esteja totalmente cozida. Isso levará cerca de 20 minutos, então, se estivermos com pressa, será preferível cozinhar previamente.

Enquanto isso, em uma tigela, batemos os ovos e misturamos com o açúcar e o azeite.  Acrescentamos a abóbora já cozida, que teremos amassado previamente com um garfo. Em seguida, adicione a farinha e o envelope de fermento. Misture bem para criar uma massa uniforme.

Uma vez que a massa esteja homogênea, adicione metade das nozes. Misture e despeje em uma forma adequada para forno. Então, adicione a outra meia dúzia de nozes.

É melhor acrescentá-las em duas vezes, pois, do contrário, elas ficariam todas ou no fundo ou na superfície mas, dessa forma, conseguimos fazer com que fiquem mais distribuídas. De acordo com a sua preferência, você pode adicionar as nozes inteiras ou cortadas em pedaços pequenos.

Finalmente, levamos ao forno, que estará a uma temperatura de 180º. Após 40 minutos, o bolo estará pronto e você só terá que esperar ele esfriar. Podemos trocar as nozes por pedacinhos de avelãs ou amêndoas.

Acompanhamento de abóbora

Além de poder ser a estrela de um prato principal ou de uma sobremesa, como vimos nas duas receitas anteriores, a abóbora tem ainda mais possibilidades. Uma delas é a de acompanhamento do prato principal. Seja com carne ou peixe, o acompanhamento de abóbora fica perfeito.

Ingredientes:

  • 500 gramas de abóbora
  • Azeite de oliva
  • Água
  • Sal
  • Ervas aromáticas
Acompanhamento de abobora

Modo de Preparo:

Começamos aquecendo o forno a 180 graus. Enquanto ele atinge esta temperatura, descasque a abóbora e corte em cubos. Espalhe em uma assadeira e adicione duas colheres de sopa de azeite de oliva e duas de água. Finalmente, polvilhe ervas aromáticas a gosto.

Após 20 minutos no forno, a abóbora estará macia e suculenta para acompanhar qualquer prato principal. Podemos servir em cubos ao lado da carne ou do peixe ou então amassar um pouco para que assim ela fique mais cremosa.