3 deliciosas ideias de receitas com abóbora
A abóbora é um alimento que traz muitos benefícios para o organismo. Alguns deles se devem a vitaminas, outro a minerais ou às fibras desse alimento. É por isso que seu consumo é muito recomendado e então hoje apresentamos 3 ideias de receitas com a abóbora como o ingrediente principal.
Todas são muito simples de fazer e ainda bastante diferentes entre si, pois esse legume é um produto muito versátil que podemos preparar de várias maneiras.
Ideias de receitas com abóbora
Creme de abóbora
De todas as ideias de receitas com abóbora, o creme é o mais popular. Este prato é consumido sobretudo no outono e no inverno, uma vez que essa é a época da colheita das abóboras. A seguir, explicamos como preparar um delicioso creme de abóbora para quatro pessoas:
Ingredientes:
- 800 gramas de abóbora
- 400 gramas de batata
- 4 cenouras
- 1 alho-poró
- Azeite de oliva
- Sal
Modo de Preparo:
Aqueça uma panela grande com dois litros e meio de água. Enquanto começa a ferver, descasque a abóbora e corte em cubos. É melhor que os cubos não fiquem muito grandes para que assim cozinhem muito rapidamente.
Descasque e corte também em pedaços pequenos a batata, o alho-poró e a cenoura. Quando a água estiver fervendo, junte todos os legumes com um pouco de azeite e um pouco de sal. Mantenha fervendo em fogo médio e deixe cozinhar por meia hora.
Quando os 30 minutos tiverem passado, verifique se todos os ingredientes estão bem cozidos. É hora então de triturá-los. Finalmente, se você quiser apresentar o prato de uma forma mais vistosa, você pode polvilhar sementes, cebola fritas ou simplesmente decorar com um raminho de salsa.
Bolo de abóbora e nozes
A melhor parte da abóbora é que ela é um ingrediente perfeito tanto para pratos doces quanto salgados. Por sua textura, podemos fazer facilmente bolos de abóbora ou tortas.
Propomos este delicioso bolo de abóbora e nozes que você pode preparar no fim de semana, para que assim você possa comer um pedacinho por dia no café da manhã antes de ir trabalhar.
Ingredientes:
- 200 gramas de farinha
- 200 gramas de açúcar (também pode ser substituído por adoçante)
- Um envelope de fermento
- 3 ovos
- Uma xícara de café de azeite de oliva
- Uma dúzia de nozes
Modo de Preparo:
Em primeiro lugar, corte a abóbora em cubos e ferva até que esteja totalmente cozida. Isso levará cerca de 20 minutos, então, se estivermos com pressa, será preferível cozinhar previamente.
Enquanto isso, em uma tigela, batemos os ovos e misturamos com o açúcar e o azeite. Acrescentamos a abóbora já cozida, que teremos amassado previamente com um garfo. Em seguida, adicione a farinha e o envelope de fermento. Misture bem para criar uma massa uniforme.
Uma vez que a massa esteja homogênea, adicione metade das nozes. Misture e despeje em uma forma adequada para forno. Então, adicione a outra meia dúzia de nozes.
É melhor acrescentá-las em duas vezes, pois, do contrário, elas ficariam todas ou no fundo ou na superfície mas, dessa forma, conseguimos fazer com que fiquem mais distribuídas. De acordo com a sua preferência, você pode adicionar as nozes inteiras ou cortadas em pedaços pequenos.
Finalmente, levamos ao forno, que estará a uma temperatura de 180º. Após 40 minutos, o bolo estará pronto e você só terá que esperar ele esfriar. Podemos trocar as nozes por pedacinhos de avelãs ou amêndoas.
Acompanhamento de abóbora
Além de poder ser a estrela de um prato principal ou de uma sobremesa, como vimos nas duas receitas anteriores, a abóbora tem ainda mais possibilidades. Uma delas é a de acompanhamento do prato principal. Seja com carne ou peixe, o acompanhamento de abóbora fica perfeito.
Ingredientes:
- 500 gramas de abóbora
- Azeite de oliva
- Água
- Sal
- Ervas aromáticas
Modo de Preparo:
Começamos aquecendo o forno a 180 graus. Enquanto ele atinge esta temperatura, descasque a abóbora e corte em cubos. Espalhe em uma assadeira e adicione duas colheres de sopa de azeite de oliva e duas de água. Finalmente, polvilhe ervas aromáticas a gosto.
Após 20 minutos no forno, a abóbora estará macia e suculenta para acompanhar qualquer prato principal. Podemos servir em cubos ao lado da carne ou do peixe ou então amassar um pouco para que assim ela fique mais cremosa.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.