2 receitas com verduras e legumes saborosas e saudáveis

· 9 de janeiro de 2019
Descubra duas excelentes receitas com verduras e legumes: com alimentos fáceis de encontrar e muito baratos podemos preparar pratos realmente saudáveis e nutritivos

Os nutricionistas recomendam comer verduras e legumes duas vezes ao dia. Às vezes comemos apenas uma vez ou até mesmo nenhuma. Para que você se alimente de forma saudável e aumente a ingestão de verduras e legumes, propomos 2 receitas com verduras e legumes que você vai adorar.

Além de tudo, elas podem ser preparadas facilmente e com ingredientes que você pode encontrar em qualquer supermercado.

Receitas com verduras e legumes

Pisto de legumes 

O pisto é uma receita muito popular em muitos países. É por isso que ele pode ser feito em diferentes versões dependendo da área onde estivermos. No nosso caso, escolhemos a versão de pisto típica da região de Castilla la Mancha, na Espanha para ser a nossa primeira das receitas com verduras e legumes.

Este pisto se caracteriza por incluir ovos e ser acompanhado por fatias de pão.

Pisto de legumes na panela

Se você estiver procurando uma versão mais leve, você pode omitir esses dois ingredientes e, assim, fazer um pisto apenas com legumes. Tome nota e se anime a preparar esta receita saudável e deliciosa.

Ingredientes para duas pessoas:

  • 2 ovos
  • 1 abobrinha
  • 1 pimentão vermelho
  • 200 gramas de tomates maduros
  • Meia cebola
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • 2 fatias de pão

Modo de preparo:

  1. Para fazer o pisto, começamos por picar a cebola e a refogamos em uma frigideira em fogo médio com algumas colheres de sopa de azeite de oliva.
  2. Enquanto a cebola é refogada, descasque e pique a abobrinha. Descasque e limpe o pimentão vermelho e retire as sementes de dentro.
  3. Quando a cebola estiver meio refogada, adicione a abobrinha e o pimentão vermelho.
  4. Rale ou corte em cubos o tomate, de acordo com a sua preferência. Quando o restante dos vegetais estiverem praticamente cozidos, adicione o tomate. Em apenas alguns minutos, já estará cozido.
  5. Mexa de vez em quando e adicione o sal necessário.
  6. Cozinhe por 15 minutos em fogo médio.
  7. Enquanto o pisto estiver cozinhando, aqueça duas colheres de sopa de azeite em outra frigideira. Então, quando estiver bem quente, frite os dois ovos.
  8. Coloque os dois ovos em cima do pisto e, na hora de servir, acompanhe com algumas fatias de pão.

O pisto de verduras e legumes é um dos alimentos mais versáteis. Pode ser tanto um prato único quanto um acompanhamento para uma carne ou peixe. Ele também pode ser comido com torradas na hora do jantar.

Além disso, ele pode ser perfeitamente conservado na geladeira, de modo que você pode cozinhar uma grande quantidade e ir comendo de diferentes maneiras no dias seguintes.

Champignons recheados com espinafre

Os champignons recheados são um prato vistoso e saudável que todo mundo adora. O mais comum é rechear com presunto, queijo ou camarão. Porém, propomos uma versão diferente, cheia de vitaminas. Trata-se de deliciosos champignons recheados com espinafre e nozes.

Champignons recheados com espinafre

Ingredientes para duas pessoas:

  • 400 gramas de champignons
  • 200 gramas de espinafre
  • Meia cebola
  • 50 gramas de queijo
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • 6 nozes

Modo de preparo:

  1. Comece lavando os champignongs e separando os talos. Reservamos o chapéu para o rechearmos mais tarde e picamos os talos porque eles vão fazer parte da mistura com a qual vamos rechear posteriormente.
  2. Em uma frigideira, aqueça duas colheres de sopa de azeite e  cozinhe os talos dos champignons. Adicione também a cebola picada e uma pitada de sal.
  3. Lave e corte o espinafre. Você também pode usar espinafre congelado, mas recomendamos usar ingredientes frescos sempre que possível.
  4. Adicione o espinafre e o queijo. Cozinhe por 5 minutos, mexendo todos os ingredientes.
  5. Quando estiverem todos cozidos, adicione as nozes picadas e então corrija o sal, se necessário.
  6. Recheie os champignons com a mistura. Além disso, se quiser, você pode polvilhar um pouco de queijo em cima de cada um.
  7. Finalmente, leve ao forno por 20 minutos a 180 graus.

Este prato pode ser perfeito para um jantar leve acompanhado de uma salada. Certamente ele também pode ser servido ao meio-dia como um segundo prato. Outra opção é o preparar para um dia especial e então surpreender seus convidados com um petisco diferente.

Então, como você pode ver, comer verduras e legumes é muito simples e pode ser feito de várias maneiras, além do típico ensopado com batatas. Vá em frente e prepare essas receitas originais com verduras e legumes e se cuide!