O que é o trekking e quais seus benefícios para a saúde?

7 de novembro de 2019
Sem dúvidas combinar esporte e natureza é uma das melhores maneiras de aproveitar a atividade física e conhecer destinos e lugares que seriam impossíveis de visitar de qualquer outra forma que não a pé. Portanto, o trekking ou caminhada ao ar livre geralmente encanta muito facilmente aqueles que resolvem experimentar a atividade

Com o passar do tempo, tanto nos esportes quanto em outros campos da vida, as palavras inglesas foram incorporadas ao nosso vocabulário. Um desses casos é o da palavra ‘trekking’. Você sabe o que ela significa? Então vamos ver o que é o trekking e como praticá-lo a seguir.

O que é trekking

Esse termo é usado coloquialmente para se referir ao que sempre conhecemos como caminhadas ao ar livre.

Portanto, o trekking consiste em fazer trilhas dentro de um ambiente natural e aberto – preferencialmente na montanha ou praia – a fim de se exercitar e criar uma conexão com a natureza. É também uma maneira de viajar, de conhecer novos destinos e lugares em que talvez outros nunca tenham pisado.

O trekking consiste em fazer trilhas dentro de um ambiente natural e aberto

Assim, o trekking pode ser feito seguindo trilhas já marcadas que podemos encontrar em muitas montanhas; mas também pode ser feito de maneira livre, sem qualquer outra orientação além do nosso senso de direção e uma bússola.

Nesse sentido, os lugares onde você pode fazer trekking são as montanhas, florestas, bosques, praias e até mesmo em ilhas desertas que tenham uma dimensão considerável. Por isso este tipo de esporte é considerado turismo ecológico, e aqueles que o praticam são muito conscientes desta questão.

Quais são os benefícios dessa atividade

O trekking, dependendo do tipo de terreno em que é realizado, é um esporte muito completo. Muitas vezes há trilhas que não são apenas uma longa caminhada, mas que exigem que você escale pedras, suba ou desça ladeiras, ou faça algum outro esforço que exercite outras áreas do corpo.

No entanto, independentemente da configuração da trilha ou do terreno, o trekking traz benefícios em todos os níveis, como:

  • Redução do estresse e ansiedade. Sem dúvidas todo exercício ajuda nisso, mas quando se trata de um esporte que é praticado ao ar livre, essa contribuição é dobrada.
  • Melhora das articulações.
  • Melhora do fluxo sanguíneo.
  • Paz interior. De modo geral, isso acontece com todos os esportes e exercícios que são praticados em um ambiente natural, porque cria uma conexão que nos dá paz de espírito.
  • Beneficia o equilíbrio. Além de tudo, exercitar-se em terreno pedregoso indubitavelmente nos obrigará a fazer um esforço maior para permanecer em pé.
  • Tonifica os músculos. Por fim, embora a caminhada não seja considerada um esporte tonificante, fazê-lo em montanhas ou terrenos complicados ajudará nossos músculos a se tonificarem e nossos ossos se tornarem mais fortes.

Se, depois de saber o que o trekking é e analisando os seus benefícios você resolveu praticá-lo, siga os conselhos que damos abaixo.

O que levar na mochila

Em primeiro lugar, não importa quão pequena seja a trilha que você vai fazer; você terá que carregar uma mochila com equipamento básico para passar um dia na montanha, na selva ou no lugar que você escolheu para praticar este esporte.

Além disso, se você decidir fazê-lo por vários dias seguidos, indo acampar, então você terá ainda mais coisas para colocar na mochila.

O que levar na mochila para fazer trekking

Isso é tudo o que você precisa colocar em sua mochila:

  • Água. Dependendo se você for passar o dia todo, apenas algumas horas ou vários dias, leve a quantidade de água que você precisa.
  • Comida. Da mesma forma que com a água, controle o que você precisa para que nada falte depois. Nesse sentido, o mais recomendado, especialmente se você for ficar mais de um dia, é levar latas de conserva que pesam pouco e não precisam de cozimento, frutas secas e lanches. Além disso, barras energéticas podem ser uma boa ideia.
  • Celular e um carregador externo.
  • Kit de primeiros socorros. Sem dúvidas um pequeno kit pode ajudar você em emergências.
  • Cobertor térmico.
  • Lanterna.
  • Pederneira, para o caso de precisar fazer fogo por qualquer motivo.
  • Faca ou navalha.
  • Capa de chuva para você e sua mochila.
  • Apito, para o caso de se perder ou encontrar com um animal.
  • Proteção solar.
  • Agasalho. Vale lembrar que se você pretende passar mais de um dia nas montanhas, é provável que, embora esteja muito quente durante o dia, esfrie muito à noite.

Além disso, lembre-se de levar em sacolas com zíperes e embalagens à prova d’água tudo o que você carrega na mochila e que pode ser danificado. Para finalizar, com estas noções básicas você poderá aproveitar um dia de trekking sem incidentes.