O que é o trekking e quais seus benefícios para a saúde?
Com o passar do tempo, tanto nos esportes quanto em outros campos da vida, as palavras inglesas foram incorporadas ao nosso vocabulário. Um desses casos é o da palavra ‘trekking’. Você sabe o que ela significa? Então vamos ver o que é o trekking e como praticá-lo a seguir.
O que é trekking
Esse termo é usado coloquialmente para se referir ao que sempre conhecemos como caminhadas ao ar livre.
Portanto, o trekking consiste em fazer trilhas dentro de um ambiente natural e aberto – preferencialmente na montanha ou praia – a fim de se exercitar e criar uma conexão com a natureza. É também uma maneira de viajar, de conhecer novos destinos e lugares em que talvez outros nunca tenham pisado.
Assim, o trekking pode ser feito seguindo trilhas já marcadas que podemos encontrar em muitas montanhas; mas também pode ser feito de maneira livre, sem qualquer outra orientação além do nosso senso de direção e uma bússola.
Nesse sentido, os lugares onde você pode fazer trekking são as montanhas, florestas, bosques, praias e até mesmo em ilhas desertas que tenham uma dimensão considerável. Por isso este tipo de esporte é considerado turismo ecológico, e aqueles que o praticam são muito conscientes desta questão.
Quais são os benefícios dessa atividade
O trekking, dependendo do tipo de terreno em que é realizado, é um esporte muito completo. Muitas vezes há trilhas que não são apenas uma longa caminhada, mas que exigem que você escale pedras, suba ou desça ladeiras, ou faça algum outro esforço que exercite outras áreas do corpo.
No entanto, independentemente da configuração da trilha ou do terreno, o trekking traz benefícios em todos os níveis, como:
- Redução do estresse e ansiedade. Sem dúvidas todo exercício ajuda nisso, mas quando se trata de um esporte que é praticado ao ar livre, essa contribuição é dobrada.
- Melhora das articulações.
- Melhora do fluxo sanguíneo.
- Paz interior. De modo geral, isso acontece com todos os esportes e exercícios que são praticados em um ambiente natural, porque cria uma conexão que nos dá paz de espírito.
- Beneficia o equilíbrio. Além de tudo, exercitar-se em terreno pedregoso indubitavelmente nos obrigará a fazer um esforço maior para permanecer em pé.
- Tonifica os músculos. Por fim, embora a caminhada não seja considerada um esporte tonificante, fazê-lo em montanhas ou terrenos complicados ajudará nossos músculos a se tonificarem e nossos ossos se tornarem mais fortes.
Se, depois de saber o que o trekking é e analisando os seus benefícios você resolveu praticá-lo, siga os conselhos que damos abaixo.
O que levar na mochila
Em primeiro lugar, não importa quão pequena seja a trilha que você vai fazer; você terá que carregar uma mochila com equipamento básico para passar um dia na montanha, na selva ou no lugar que você escolheu para praticar este esporte.
Além disso, se você decidir fazê-lo por vários dias seguidos, indo acampar, então você terá ainda mais coisas para colocar na mochila.
Isso é tudo o que você precisa colocar em sua mochila:
- Água. Dependendo se você for passar o dia todo, apenas algumas horas ou vários dias, leve a quantidade de água que você precisa.
- Comida. Da mesma forma que com a água, controle o que você precisa para que nada falte depois. Nesse sentido, o mais recomendado, especialmente se você for ficar mais de um dia, é levar latas de conserva que pesam pouco e não precisam de cozimento, frutas secas e lanches. Além disso, barras energéticas podem ser uma boa ideia.
- Celular e um carregador externo.
- Kit de primeiros socorros. Sem dúvidas um pequeno kit pode ajudar você em emergências.
- Cobertor térmico.
- Lanterna.
- Pederneira, para o caso de precisar fazer fogo por qualquer motivo.
- Faca ou navalha.
- Capa de chuva para você e sua mochila.
- Apito, para o caso de se perder ou encontrar com um animal.
- Proteção solar.
- Agasalho. Vale lembrar que se você pretende passar mais de um dia nas montanhas, é provável que, embora esteja muito quente durante o dia, esfrie muito à noite.
Além disso, lembre-se de levar em sacolas com zíperes e embalagens à prova d’água tudo o que você carrega na mochila e que pode ser danificado. Para finalizar, com estas noções básicas você poderá aproveitar um dia de trekking sem incidentes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Armellini F, Zamboni M, Robbi R, Todesco T, Bissoli L, Mino A, Angelini G, Micciolo R, Bosello O. The effects of high altitude trekking on body composition and resting metabolic rate. Horm Metab Res. 1997 Sep;29(9):458-61.
- de Mol P, Fokkert MJ, de Vries ST, de Koning EJ, Dikkeschei BD, Gans RO, Tack CJ, Bilo HJ. Metabolic effects of high altitude trekking in patients with type 2 diabetes. Diabetes Care. 2012 Oct;35(10):2018-20.
- Hawke AL, Jensen RL. Are Trekking Poles Helping or Hindering Your Hiking Experience? A Review. Wilderness Environ Med. 2020 Dec;31(4):482-488.
- Kang SJ. Trekking exercise promotes cardiovascular health and fitness benefits in older obese women. J Exerc Rehabil. 2014 Aug 31;10(4):225-9.
- Mayer K, Lukács A. Motivation and mental well-being of long-distance hikers: A quantitative and qualitative approach. Heliyon. 2021 May 1;7(5):e06960.
- Niedermeier M, Einwanger J, Hartl A, Kopp M. Affective responses in mountain hiking-A randomized crossover trial focusing on differences between indoor and outdoor activity. PLoS One. 2017 May 16;12(5):e0177719.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.