Dicas para obter melhores resultados na elíptica

· 6 de dezembro de 2018
A elíptica é uma das melhores máquinas que podemos utilizar para fazer cardio, se você gosta ou planeja começar a usá-la, veja algumas dicas para melhorar seu desempenho.

É geralmente uma das máquinas menos utilizadas nas academias, já que a esteira e a bicicleta fixa recebem mais atenção. No entanto, o transport ou elíptica é mais do que benéfico e vale a pena usar esse aparelho. Neste artigo, contamos como obter melhores resultados na elíptica.

Benefícios da elíptica

Como primeiro passo, é necessário saber quais são as vantagens de utilizar esta máquina quando nos dedicamos ao exercício de cardio na academia. Desta forma, você saberá para que serve e que é fundamental combiná-la com outras opções, como a esteira ou a bicicleta.

1. Exerce menos impacto nas articulações

Os joelhos podem sofrer com certos exercícios que realizamos na academiaNo caso da elíptica, a boa notícia é que os movimentos são bastante harmoniosos e não tão exigentes.

Mulher fazendo transport

2. Trabalha os músculos isquiossurais e as panturrilhas

Poucas máquinas ou exercícios têm a “honra” de fortalecer essa área do corpo, uma das mais esquecidas. Para aumentar o trabalho, recomenda-se pedalar para trás. Você também estará reforçando o quadríceps!

3. É perfeito para glúteos e quadris

Ao contrário da bicicleta tradicional, a elíptica desenvolve mais os músculos que nós mulheres mais valorizamos. Os glúteos e os quadris não ficam apoiados em nenhum assento e trabalham as pernas ao mesmo tempo.

4. Mais calorias com menos esforço

Devido ao fato de que o corpo se move quase que por completo nesta máquina, a queima de calorias e gordura é superior a outras opções de cardio na academia.

5. Trabalha a coordenação

Como todos os músculos devem se mover para que a elíptica funcione, trabalhará tanto o corpo inferior quanto o superior. E o que é melhor você terá que coordenar os movimentos de pernas e braços.

Como obter melhores resultados na elíptica

Trata-se de uma das máquinas mais completas em termos de exercícios cardiovasculares. Estima-se que 30 minutos de elíptica a intensidade média permitam queimar 300 calorias. É ideal para emagrecer e ao mesmo tempo tonificar! Mas, para obter melhores resultados na elíptica, há certos “truques” que devemos levar em conta:

1. Mova bem seus braços

Embora seja verdade que as pernas fazem a maior parte do trabalho, não podemos esquecer de mover os braços para acompanhar os “passos” que damos na elíptica.

Por sua vez, uma técnica infalível para render mais nesta máquina consiste em trabalhar mais os braços quando as pernas estão muito cansadas. Assim você queimará mais calorias durante mais tempo!

Mulher malhando na elíptica

2. Trabalhe a zona intermediária

A boa notícia da elíptica é que ela permite que você realize diferentes exercícios ao mesmo tempo. Tudo depende de onde apoiamos as mãos. 

Se você quiser trabalhar a área intermediária (abdominais), recomendamos que você coloque as mãos sobre os quadris. Desta forma, a força para manter o equilíbrio será feita pela área abdominal e pelo tronco.

3. Concentre-se nas pernas

Para tonificar os glúteos, exerça mais pressão com os calcanhares quando der passos para frente. Se o seu objetivo é fortalecer os quadríceps, ‘caminhe’ com as pontas dos pés. E, claro, você sempre pode caminhar para trás para trabalhar as coxas.

4. Melhor no término do treino

Outra técnica para obter melhores resultados na elíptica é deixá-la por último. Por trabalhar muitos músculos, esta máquina consome muita energia. Isso significa que, se você a utiliza no início do treino, não terá força para realizar o restante dos exercícios.

Se, ao invés disso, você utilizá-la quando todo o resto estiver completo, você poderá continuar queimando calorias quase que sem perceber.

5. Utilize-a para fazer séries

Você gosta do treinamento intervalado de alta intensidade (conhecido como HIIT)? Então, utilize a elíptica. Ao mover todo o corpo, suas pulsações se elevarão imediatamente. Inclua-a no seu treino de séries, com poucos minutos, mas na velocidade máxima.

Você pode tirar o máximo proveito da elíptica se seguir essas dicas e dar a ela a atenção que ela merece!

  • David Díaz Gil. (2015). Para quemar más grasa… ¿cardio o pesas? | HSN Blog.