Treinamento de cardio para endurecer o abdômen

· 19 de novembro de 2018
Bicicleta, esteira e exercícios aeróbicos formam a combinação ideal para cumprir a missão da barriga chapada. Ao mesmo tempo, isso nos ajudará a aumentar a resistência corporal nos treinos de força com várias repetições

A condição do abdômen é diretamente proporcional à presença de gordura e queima de calorias. Vamos nos lembrar de que essa é uma área vulnerável à acumulação de gordura. Por isso, não há como endurecer o abdômen sem a ajuda de um bom treino de cardio.

Utilize a esteira

Não há melhor maneira de perder quilos do que utilizando os maiores músculos que temos: as pernas. As esteiras têm diferentes velocidades e  algumas têm a opção de inclinar. Exercícios de 20 a 60 minutos, dependendo do nosso corpo e resistência, ajudarão nessa tarefa.

Na prática, começar qualquer tipo de treinamento correndo sempre será positivo. Essa é uma das chaves para a tonificação e a construção de um corpo equilibrado no que se refere ao peso. O fundamental é criar treinos que vão desde o aquecimento prévio a intervalos de corridas rápidas.

Atreva-se a pular corda

Poucos minutos pulando corda ativarão quase todos os músculos do seu corpo. O melhor é que existem muitas variações que podemos tentar para aumentar a intensidade. O treino a seguir pode servir como um treinamento completo:

  • Com os pés juntos. Essa é a posição básico ao pular corda. Basicamente, damos pequenos saltos com os pés juntos, sem esquecer de relaxar um pouco o tornozelo. Essa disposição nos ajudará a amortecer cada contato com o chão. Cinco minutos são mais do que suficientes quando tivermos a resistência necessária.
Mulher pulando corda

  • Com só um pé de apoio. Esse segundo exercício só poderá ser tentado quando tivermos um certo domínio com a corda. A ideia é se apoiar no salto com um pé só, alternando os dois pés. Isso ajudará a trabalhar um pouco a força de cada perna.
  • Subindo a parte posterior do pé. O nível aumenta quando elevamos a parte posterior do pé para mais perto de nossos glúteos. Assim, o salto tem uma dificuldade maior e trabalhamos com falta de equilíbrio.

Máquina de remo: um aliado para endurecer o abdômen

Ainda que seja feito para trabalhar as costas, o exercício de remo geralmente envolve outras partes do corpo como suporte. Vamos nos lembrar de que, a cada remada, nossa zona central deve ser reforçada para manter a postura. Assim, sempre fazemos um pouco de força com o abdômen.

Neste caso, a ideia é não colocar tanto peso, para que não acabemos nos cansando muito rápido. Analisando de uma perspectiva ampla, fazer remo implica em uma contração similar à de um treino de abdominais. Somente fazendo muitas repetições poderemos considerar essa técnica como um treino de cardio.

A bicicleta é nossa grande aliada

A bicicleta é uma excelente ferramenta para queimar gordura de uma forma mais focada e também para endurecer o abdômen. Daí vem o sucesso das aulas de spinning que hoje em dia têm exercícios para trabalhar inclusive a parte superior do corpo.

A realização de 45 minutos de pedalada pode nos levar a queimar até 500 calorias diárias. A boa notícia é que a área que mais se beneficia desse tipo de treinamento, depois das pernas e dos glúteos, é justamente a região abdominal.

O hábito de passear pelo parque é uma excelente ideia, mas a bicicleta estática nos permite subir a força de resistência ao pedalar. Se nos levantarmos um pouco do banco, poderemos complementar o trabalho dos glúteos.

Alguns exercícios aeróbicos para queimar calorias

Para queimar calorias de uma forma mais efetiva, esses exercícios aeróbicos ajudarão:

  • Boxe ou treinos de MMA. O lançamento de socos e chutes marcando um ritmo de movimento constante faz suar. Os giros e demais posturas nos manterão em movimento constante. Treinando boxe, faremos também um treino de fortalecimento muscular.
Mulher praticando boxe

  • Flexões de peito. Em geral, esse é um exercício que permite várias repetições quando trabalhamos a força nos braços e no tronco. Vinte repetições por série são suficiente para queimar gordura.
  • Exercícios de rã. Os saltos de rã são excelentes para baixar de peso. Geralmente, os exercícios de saltar são muito efetivos.

Para finalizar, é preciso entender qual é a porcentagem de gordura máxima que precisamos ter para poder endurecer o abdômen. No caso do homem, é cerca de 10%, e na mulher, 18%.