Remover o cardio do seu plano de exercícios? Nem pensar!

26 de agosto de 2019
O cardio é muito benéfico para os atletas e nunca deve ser retirado do treinamento. No artigo a seguir, explicaremos o motivo dessa declaração.

O cardio é uma das partes do treinamento que deve estar sempre presente em suas sessões. Se você está pensando em remover o cardio de sua lista de exercícios, deve ter em mente que essa deve ser uma das últimas decisões a serem tomadas.

Mudar sua rotina de exercícios mantém você interessado e comprometido com a atividade. Dessa forma, você tem mais chances de se manter em movimento. No entanto, se você quiser remover coisas da sua lista de exercícios e adicionar outras novas, o cardio não deve ser uma delas.

É conhecido que, se você deseja emagrecer, deve se concentrar em aumentar o gasto calórico e diminuir as calorias que consome. No entanto, você pode não saber que, com exercícios cardiovasculares, você também exercita os músculos de todo o corpo e os mantém em forma.

Há muitas maneiras de fazer cardio: você pode caminhar, andar de bicicleta ou correr. Em qualquer caso, recomendamos também que se você sentir que seus músculos precisam de mais, opte pela realização de exercícios que incorporam movimentos.

Alguns exemplos são saltos na caixa pliométrica e burpees. Dessa forma, você vai poder obter os benefícios do treinamento cardiovascular e de força.

Por que você não deve remover o cardio do treino?

O exercício cardiovascular é um dos principais componentes do treino, e nunca deve ser deixado de fora de um plano de exercícios. A seguir, explicaremos as razões dessa afirmação.

1. O cardio queima gordura e calorias

Primeiro de tudo, você não deve ter dúvidas que, assim como o treinamento com pesos, cardio também tem o poder de queimar gordura.

No entanto, para alcançar melhores resultados, é importante combiná-lo com uma dieta saudável e equilibrada. Além disso, você deve escolher as atividades que se adaptam às suas necessidades e ao seu corpo.

a importância do cardio

Se o seu objetivo é perder peso, é melhor fazer sessões de cardio curtas várias vezes por semana, em vez de uma sessão longa apenas uma vez.

Dessa forma, é preferível fazer sessões de 30 minutos, 5 vezes por semana. E, como se não bastasse, o cardio não é bom apenas para perder peso, ele também pode ajudá-lo a estabilizar o peso.

2. Permite construir músculo

Você deve saber que é um erro dizer que os exercícios cardiovasculares não são bons para o fisiculturismo. Na verdade, você só deve escolhê-los corretamente e combiná-los com uma dieta adequada. O ideal é respeitar uma ótima ingestão calórica e abrir caminho para o consumo de proteínas.

Por outro lado, você deve levar em consideração que há máquinas – como a máquina de remo – mais voltadas para a construção muscular do que para a perda de peso.

3. O cardio dá energia

A maioria das pessoas que realiza exercícios cardiovasculares o utiliza como forma de queimar o excesso de calorias. Como o corpo está em constante movimento, a necessidade de energia aumenta.

Você pode não sentir isso quando estiver praticando exercícios cardiovasculares completos, mas a prática regular melhora sua resistência e traz mais energia. Não se esqueça que o cardio ajuda você a ficar em forma, inclusive durante o envelhecimento.

4. Melhora a saúde do coração

Seu coração é um músculo como outro qualquer. Então, para que se torne forte, ele deve ser trabalhado. E não há melhor maneira de promover a saúde cardiovascular do que com esses trabalhos físicos. De fato, a atividade regular fortalece o coração e seus vasos, permitindo assim uma melhor circulação sanguínea.

não remova o cardio do seu plano de exercícios

Se você não trabalha o coração, ele enfraquecerá com o tempo. Isso pode causar uma variedade de efeitos negativos na saúde. Fazendo o coração bombear em um ritmo mais rápido regularmente, você vai mantê-lo apto e saudável.

Finalmente, a título de resumo, deve-se notar que os especialistas geralmente indicam que o melhor treinamento é aquele que inclui alguns dias de cardio e outros dias de treinamento com pesos.

No entanto, como você viu, o cardio é essencial para melhorar a condição física. E uma vez que o exercício cardiovascular requer muito do seu corpo, se você não quebrar o movimento constante com um pouco de descanso, pode acabar com uma lesão. Não esqueça que o descanso é igualmente importante!