4 dicas para não se cansar antes da hora durante o aquecimento

30 de setembro de 2019
Se você é dessas pessoas que se cansam ao fazer o aquecimento, então este artigo é ideal para você. Continue lendo e descubra como isso pode ser corrigido!

O aquecimento é uma das fases mais importantes da atividade esportiva. No entanto, ele não pode te deixar cansado, pois esse não é exatamente o seu objetivo. Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para você não se cansar antes da hora durante o aquecimento.

O exercício prévio é fundamental, principalmente para evitar lesões e melhorar o desempenho esportivo. Isso faz com que seja essencial otimizar a sua execução antes do treino, o que significa que você deve variar entre os diferentes exercícios e não se esforçar excessivamente.

Você também não deve se esquecer de que o aquecimento é uma das partes mais importantes de qualquer treino, independentemente do esporte praticado. Portanto, o aquecimento sempre deve ser adaptado à atividade que for ser realizada. É necessário se concentrar nos músculos que estarão mais expostos ao risco de lesão.

De qualquer forma, é o momento ideal para fazer diferentes movimentos e aumentar a intensidade gradualmente em cada uma das suas fases. Se você é dessas pessoas que se cansam durante o aquecimento, preparamos uma lista de dicas. Tome nota!

As melhores dicas para não se cansar durante o aquecimento

O aquecimento deve ser rápido, simples e relativamente fácil. No entanto, ele nem sempre é feito da maneira correta e assim acaba produzindo um cansaço excessivo. Por isso, propomos algumas dicas que permitirão que você não fique muito cansado durante os minutos de preparação:

1. Limite a duração

Limitar o tempo de aquecimento é uma das chaves para que você não chegue já cansado para o treino. O aquecimento deve ser feito apenas para preparar os músculos para trabalhar a 100% na atividade subsequente. Portanto, ele não deve ser excessivamente longo.

O tempo deve ser adequado para que você não fique mais cansado do que o normal. Na maioria dos casos, 10 ou 15 minutos de aquecimento são suficientes para evitar ficar cansado na parte principal do treino.

O importante é o movimento

2. Respeite as 4 fases

Sem dúvida alguma, uma das chaves para não se cansar antes da hora é respeitar as 4 fases que compõem o aquecimento. Isso significa que você não deve fazer nem uma a mais, nem uma a menos, ambas as opções podem ter consequências negativas para o seu desempenho.

Para ativar o seu corpo da maneira certa, você deve primeiramente se concentrar e relaxar as articulações do corpo inteiro. Em segundo lugar, você pode começar com uma corrida suave, com o objetivo de ativar os músculos para evitar lesões musculares.

A terceira fase consiste em pequenos movimentos com músculos específicos. Finalmente, a quarta fase consiste em alongar e relaxar os músculos e ligamentos.

Você não deve pular nenhuma dessas fases. Idealmente, dedique cerca de 5 minutos para cada fase, de tal forma que cerca de 20 minutos devem ser o suficiente para fazer um bom aquecimento. O ideal é sempre movimentar um pouco mais as articulações que estarão envolvidas no treino.

3. Controle o seu esforço

Durante o aquecimento, um dos aspectos mais importantes é o controle do esforço. A razão para isso é que, conforme já dissemos, é um momento que tem como objetivo principal a preparação do corpo e da mente para a exigência esportiva.

Nesse sentido, uma das chaves é ser progressivo, passando do menor esfoço para o maior em termos de intensidade. Isso serve para aumentar a temperatura corporal e as pulsações do corpo gradualmente.

Você não deve rivalizar com os colegas de forma alguma, já que não há nenhum tipo de competição. Por isso, recomendamos que você não faça um esforço excessivo que possa prejudicar o seu desempenho.

4. O importante é o movimento

Finalmente, durante a fase de aquecimento, você deve se concentrar nos movimentos executados, não no número de repetições. Além de não fazê-los corretamente, isso pode fazer com que você se canse antes da hora.

As melhores dicas para não se cansar durante o aquecimento

Nesse sentido, você deve ter a sensação de que os seus músculos estão se alongando no auge do movimento. É importante que você sempre escute o seu corpo, não se force demais e que a atenção esteja na execução correta dos movimentos, não na quantidade.

Finalmente, tente estabelecer um aquecimento que seja eficaz e repita-o antes de realizar a atividade esportiva. Dessa forma, você irá criar um hábito pré-treino.

Aproveite a oportunidade para ver quais são os alongamentos que você pode incluir e quais são os mais benéficos para o seu corpo. Prepare o seu aquecimento e sempre se lembre dele para melhorar os seus treinos em todos os aspectos!

  • Sánchez-Sánchez, J., Rodríguez-Fernández, A., Villa-Vicente, G., Petisco-Rodríguez, C., Ramírez-Campillo, R., & Gonzalo-Skok, O. (2017). Efecto de un calentamiento con estiramientos estáticos y dinámicos sobre el salto horizontal y la capacidad para repetir esprint con cambio de dirección. RICYDE: Revista Internacional de Ciencias Del Deporte13(47), 26–38. https://doi.org/10.5232/ricyde2017.04702
  • McGowan, C. J., Pyne, D. B., Thompson, K. G., & Rattray, B. 2015. Warm-Up Strategies for Sport and Exercise: Mechanisms and Applications. Sports Medicine. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/s40279-015-0376-x