Dieta de verão para emagrecer rapidamente

28 de fevereiro de 2019
Engordar durante o verão é algo que acontece com a maioria das pessoas porque os dias são mais longos, o clima é mais quente e, além disso, a maioria das pessoas desfruta de suas férias anuais durante esse período.

O verão chegou e a operação biquíni não deu resultado? Propomos uma dieta de verão para emagrecer rapidamente. Para atingir o nosso objetivo, vamos aproveitar todos os alimentos sazonais, do cozido ao grelhado e as refeições frescas.

Como consequência das férias de verão, comemos mais alimentos pouco saudáveis, saímos para beber com mais frequência e os horários das refeições são seriamente alterados.

Aqui, explicamos as características que uma dieta de verão deve ter para você emagrecer rapidamente. Como você vai verificar, é muito fácil de realizar e você não gasta muito tempo na cozinha.

Ideias para uma boa dieta de verão para emagrecer

1. A melancia e o melão, seus aliados

A fruta é um alimento essencial em qualquer tipo de dieta. Felizmente, no verão, seu consumo aumenta e, em parte, de frutas de temporada tão atraentes como o melão e a melancia. Essas duas frutas serão as aliadas perfeitas na luta contra os quilos extras.

mulher comendo melancia

Sua principal vantagem é que praticamente toda a sua composição é água. Isso as torna alimentos com um teor calórico muito baixo. Portanto, são especialmente recomendadas para aquelas pessoas que desejam perder peso.

Além disso, a melancia e o melão podem ser consumidas de várias maneiras. Portanto, é impossível ficar entediado com eles. Embora o habitual seja consumi-los como sobremesa ou lanche, também podem ser consumidos nas refeições principais. Algumas propostas são melão com presunto ou uma sopa fria de melancia. 

Além de serem dois alimentos que não engordam, a melancia e o melão têm múltiplos benefícios. Destes, destacam-se os seguintes:

  • Propriedades antioxidantes
  • Rico em licopeno
  • Contém vitamina C e B6

2. Carnes e peixes grelhados

Durante o verão as temperaturas são mais elevadas, o calor inunda as casas e, como consequência, não é agradável passar muito tempo na cozinha. Acender o fogo ou o forno por horas para cozinhar ​​ou assar ​​não é o mais recomendado, já que a temperatura da casa aumenta ainda mais.

Mulher comendo carne

A alternativa que recomendamos para fugir do calor e para se livrar dos quilos extras é cozinhar na grelha. Desta forma, você não irá adicionar calorias ou gordura extra aos seus preparos. Além disso, você vai cozinhar de forma rápida, sem sujar ou aumentar a temperatura da sua casa. 

As carnes grelhadas ou os peixes são perfeitos para cozinhar na grelha, mas também para um churrasco durante um jantar com amigos ou uma reunião de família. Como você pode ver, é possível desfrutar de uma noite de verão enquanto você perde peso e cuida da sua alimentação.

Se você quer fazer de uma carne ou um peixe grelhado uma receita especial, basta adicionar verduras e também cozinhá-las na grelha junto com a carne ou com o peixe. É tão fácil que você pode preparar um almoço ou um jantar rápido, saudável, compatível com qualquer tipo de dieta e perfeito durante os meses de verão.

3. Saladas, a receita especial

As saladas são um básico do verão. Seja qual for o país em que você vive, o clima ou os produtos típicos, certamente as saladas são as protagonistas durante os meses de calor. São um alimento completo, nutritivo e saudável.

Nutrientes essenciais na sua alimentação

O melhor das saladas é que é impossível se cansar delas. Existem tantas combinações possíveis que as opções são infinitasAqui deixamos algumas receitas de saladas frescas para o verão para que você inove na cozinha e se atreva com novas receitas.

A única coisa que você deve ter em mente ao preparar uma salada é não adicionar alimentos que não sejam saudáveis. Além disso, você deve ter em mente os alimentos que nunca devem ser incluídos em uma salada saudável. 

Agora que você já conhece os pilares fundamentais de uma dieta para perder peso durante o verão, você só deve incluir esses alimentos em seu dia a dia. Desfrute da comida saudável enquanto se livra dos quilos extras.

Lester, G. (1997). Melon (Cucumis melo L.) fruit nutritional quality and health functionality. HortTechnology, 7(3), 222-227.
Perkins-Veazie, P. (2009, September). Cucurbits, watermelon, and benefits to human health. In IV International Symposium on Cucurbits 871 (pp. 25-32).