Pratique tae bo e combine artes marciais com boxe

31 de janeiro de 2020
É conhecida como tae bo a modalidade que combina os chutes e as posturas do taekwondo com os golpes do boxe. A isso, soma-se uma música e uma coreografia. É também uma opção para trabalhar o condicionamento cardiovascular e se divertir.

O tae bo é uma modalidade com três décadas de história, mas que não sai de moda devido aos seus múltiplos benefícios. Basicamente, ele combina o boxe com o taekwondo e as aulas são bastante intensas. Fique por dentro desse exercício com o seguinte artigo.

O que é o tae bo?

Como o seu nome indica, o tae bo é uma combinação entre dois esportes de contato muito conhecidos: o taekwondo e o boxe. Ele foi desenvolvido pelo ex-campeão de karatê Billy Blanks nos anos noventa, e, além disso, emprega música e coreografias para desenvolver técnicas de ambas as modalidades.

A aula consiste em dar golpes no ar com o punho fechado e chutes como nas artes marciais, seguindo sempre o ritmo da música e a coreografia que o instrutor indica.

O tae bo não foi pensado para brigar, já que ele apenas simula os golpes e chutes de ambos os esportes. Ele não tem combates no chão, é praticado em frente a um espelho e todos os participantes olham na mesma direção.

Ou seja, você nunca vai fazer contato físico com oponentes, como ocorre com o boxe ou o taekwondo.

Benefícios do tae bo

As sessões do tae bo duram aproximadamente 50 minutos e, para aproveitar todos os seus benefícios,recomenda-se ir a pelo menos duas aulas semanais. As principais vantagens dessa modalidade são:

1. Tonifica o corpo

Sabendo que o boxe é um dos esportes mais completos e que o taekwondo permite definir os braços e as pernas, o resultado de praticar tae bo é claro. Ele pode tonificar todos os músculos com três sessões semanais de uma hora.

Pratique tae bo e combine artes marciais com boxe

Além disso, o bom é que você exercita tanto a parte inferior quanto a superior, principalmente os braços, o abdômen, os glúteos e as pernas.

2. Queima calorias

O tae bo é uma das melhores aulas para perder peso, já que se trata de um exercício de cardio muito intenso.Estima-se que uma aula de uma hora nos permita queimar por volta de 500 calorias.

Portanto, é uma prática ideal se estivermos procurando emagrecer. Leve em consideração que você deve combiná-lo com uma dieta equilibrada para conseguir resultados.

3. É divertido

Dar golpes e chutes no ritmo da música e rodeado de colegas pode ser a atividade que você precisava para dizer adeus ao estresse e se esquecer um pouco dos problemas. Aliás, muitos utilizam as aulas de tae bo para descarregar as tensões acumuladas pelo trabalho. Por isso, ele é recomendado como técnica antiestresse.

4. Melhora a postura corporal

Para poder dar golpes (ainda que sejam no ar), você tem que manter as costas retas e os braços bem esticados. Se você praticar várias vezes por semana, a coluna vertebral fica reta não apenas durante a aula, mas também em outras atividades cotidianas.

Por sua vez, o tae bo tem a capacidade de melhorar a flexibilidade, a elasticidade, a coordenação e o equilíbrio,já que ele requer movimentos nos quais, por exemplo, uma perna fica no ar e o corpo inclinado em direção a uma lateral.

5. O tae bo é bom para a mente

Para fazer tae bo precisamos de muita concentração. Caso contrário, não conseguiremos seguir os passos ou cumprir as técnicas indicadas.

E não é só isso, ele também é bom para a mente, assim como ocorre com todas as artes marciais em geral. Por quê? Por muitos motivos, entre eles, o fato de que você foca no seu corpo, que você é o seu único oponente e que você precisa melhorar por si mesmo.

6. Reforça o sistema imunológico

Um dos benefícios do exercício em geral, e do tae bo em particular, é que ele serve para fortalecer o sistema imunológico. Se você é de ficar doente continuamente (sobretudo quando chega o inverno), recomendamos praticar esse tipo de exercício cardiovascular.

Pratique tae bo e combine artes marciais com boxe

7. Mais resistência física

Com o tae bo, você vai melhorar a respiração e também vai fortalecer o sistema cardiovascular. Assim, você terá maior resistênciase tiver que correr para pegar o ônibus, subir as escadas ou até mesmo brincar com os seus filhos. E você não vai se cansar tão rápido depois de um grande esforço físico!

Não espere mais e aprecie uma aula de tae bo sem vergonha nem medo. Você pode ir no seu próprio ritmo sem se importar com mais nada. Os benefícios dessa modalidade são muitos para serem ignorados!

  • Hižnayová, K. (2013). Exercise intensity during Zumba fitness and Tae-bo aerobics. Journal of Human Sport and Exercise, 8(2 SUPPL), 228–241. https://doi.org/10.4100/jhse.2012.8.Proc2.26
  • Pieter, W. (2009). Taekwondo. In The Encyclopaedia of Sports Medicine: An IOC Medical Commission Publication, Epidemiology of Injury in Olympic Sports. https://doi.org/10.1002/9781444316872.ch19
  • Víctor Alfonso Castillo Torres. Diseño de una propuesta pedagógica basada en el tae-bo para mejorar las relaciones interpersonales de jóvenes y adolescentes en la comunidad del barrio José Rondón. Universidad Libre de Colombia. https://repository.unilibre.edu.co/bitstream/handle/10901/7624/CastilloTorresVictorAlfonso2013.pdf;jsessionid=1A6E45C8F829A9CCC0C2BA132EAC59BA?sequence=1