Saiba qual é estilo de natação que mais trabalha os músculos

· 15 de março de 2019
Se alguma vez você já frequentou aulas de natação sabe que existem múltiplos estilos e modalidades, sendo que cada uma delas tem as suas próprias características. Por isso, é normal que cada uma contribua para o desenvolvimento muscular de uma forma.

A natação é um dos esportes mais completos que existem. Isso se deve a inúmeros fatores, mas o mais importante é a quantidade de músculos que são utilizados e trabalhados para fazer a atividade. Veja a seguir qual o estilo de natação que trabalha mais músculos entre todos os disponíveis.

Como veremos, com um único esporte consegue-se trabalhar todo o corpo. Além disso, a natação também serve para potencializar a parte cardiovascular, a força e a resistência.

E o melhor estilo de natação é…

Existem diferentes tipos de nado e o desenvolvimento de uma boa técnica para cada estilo de natação é essencial para que o desempenho seja bom. Levando isso em consideração, o estilo de natação que trabalha mais músculos é o crawl.

Estilo de natação crawl ou livre

O estilo crawl é um dos mais conhecidos e populares. O exercício consiste em que a pessoa fique de barriga para baixo, e avance na água através de braçadas alternadas de ambos os braços.

Os braços saem da água, passam por cima e pela frente da cabeça para voltar a submergir. Enquanto isso, as pernas acompanham os movimentos da batida para gerar uma maior propulsão.

mulher mergulando para praticar estilo de natação

Em todos os estilos de natação, é importante ter em mente a maneira correta de respirar. No estilo crawl, inale o ar pela boca ao girar a cabeça de um lado, e exale o ar quando estiver debaixo da água.

Quais são os músculos mais trabalhados no crawl?

O crawl é a técnica de natação que mais trabalha os músculos. Particularmente trabalha o tríceps, o bíceps e os deltoides, além dos abdominais, os glúteos, os intercostais e os estabilizadores dos quadris. Neste estilo de natação, são os quadríceps que desempenham o papel fundamental.

Características e benefícios de nadar crawl

O crawl é caracterizado por ser um estilo de natação muito simples e fácil de aprender. Para executar esse estilo, é conveniente aprender a respirar através de ambos os lados, para não gerar uma descompensação da coluna.

O crawl é um estilo de natação muito benéfico para o nosso organismo. Por um lado, serve para tonificar os músculos anteriormente mencionados. Além disso, também é uma atividade de baixo impacto, já que as articulações que entram em jogo não sofrem sobrecarga.

Recomendações

Quando se trata dos diferentes estilos de natação, é muito importante ter em mente algumas considerações para cuidar bem da saúde. No caso do crawl, é muito importante levar em consideração as seguintes recomendações para evitar movimentos errados e sentir dores:

Nadar em linha reta e melhorar a posição na água

Nadar em linha reta é essencial, para não ir de um lado ao outro da piscina e fazer esforços desnecessários. Além disso, é importante prestar atenção à posição na água. Temos de tentar nadar tão horizontal quanto possível. As partes do corpo que se afastam dessa horizontalidade farão com que a velocidade diminua.

Controle da respiração

Esse ponto é fundamental, pois ajudará no desempenho durante o tempo de natação dedicado ao estilo crawl. É importante liberar o ar debaixo da água e inspirar o ar quando a boca chegar à superfície. Treinar para respirar nos dois lados ajudará muito na atividade.

natação exercício

A natação é um dos esportes mais recomendados para pessoas com problemas nas costas.

Movimento de braços e das pernas

Recomenda-se evitar o “ponto morto” do braço que está estendido. Dessa forma, não iremos diminuir a velocidade nem o empuxo do exercício. Por outro lado, mover as pernas ajuda a manter a horizontalidade e seguir em frente. Também permite trabalhar a propulsão horizontal.

Coordenar os movimentos e alongar-se

É importante coordenar bem o movimento dos braços. Eles devem estar em oposição, ou seja, enquanto um braço impulsiona o outro se prepara para iniciar a propulsão de forma alternada. Com relação à braçada, é bom alongar a braçada ao máximo na água.

Finalmente, é importante saber que a técnica vai se aperfeiçoando com a prática. É fundamental realizar conscientemente esse esporte e saber que, ao fazê-lo, trabalhamos múltiplos músculos do corpo humano. Sem dúvida, a natação é um dos esportes mais completos e que só traz benefícios para o organismo.