Estilos de natação e seus benefícios
A natação é um esporte muito completo, além de ser benéfica para o nosso corpo e aconselhável para muitas doenças. Este esporte tem vários benefícios, em todos os estilos de natação: crawl, costas, peito e borboleta.
Estilos de natação
Crawl
Esse é o mais popular dos estilos de natação. Ele nasceu na Austrália e seu nome vem do termo inglês ‘crawl‘, que significa rastejar. Além disso, esta modalidade também é conhecida como estilo livre nas competições.
Para praticar um bom nado crawl, o objetivo é conseguir uma boa posição com a boca para baixo e se deslocar movendo os dois braços alternadamente, lembrando as pás de um moinho. Por outro lado, você tem que respirar lateralmente, para que você possa dar uma quantidade variável de batidas com as pernas.
A natação é um dos esportes mais recomendados para as pessoas com problemas nas costas.
Costas
Esta modalidade é conhecida como ‘crawl de costas’. Sua principal característica é a de ser feita nadando ao contrário, além do seu exclusivo movimento dos ombros.
O movimento das pernas estando de costas é conhecido como batida de costas ou batida dorsal. O estilo costas é o mais recomendado para idosos ou para pessoas com problemas nas costas, pescoço ou coluna. É o terceiro estilo de natação mais rápido.
Peito
Esse é o estilo mais lento de todos os que existem na natação. O traço mais característico e que realmente o diferencia das outras modalidades é o impulso dos braços e das pernas: tanto a braçada quanto o movimento das pernas dividem o impulso em 50%.
Nadando de boca para baixo, o nadador intercala as batidas de braços e pernas. Os ombros e os quadris fazem um movimento para cima e para baixo, somados à coordenação do movimento dos braços.
Borboleta
A modalidade borboleta é a mais moderna de todas, já que surgiu como uma variação do estilo peito nos anos 50.
Uma de suas características especiais é a de ter um movimento permanente e coordenado do corpo inteiro, formando um ‘S’. Para conseguir uma maior propulsão na água, os braços e as pernas devem estar perfeitamente coordenados.
Benefícios da natação
Queima gordura
Este é um bom exercício para as pessoas que têm o emagrecimento entre seus objetivos, pois dependendo da intensidade com que for praticada, é possível chegar a queimar entre 500 a 600 calorias por hora.
Benefícios cardiorrespiratórios
O coração pode aumentar o bombeamento de sangue em até 18%, porque a natação melhora o consumo de oxigênio. Isso faz com que a frequência cardíaca diminua, já que os exercícios respiratórios implicam em um aumento da resistência cardiorrespiratória.
Melhora doenças crônicas
Por ser um exercício aeróbico, de baixa intensidade, mas que é feito ao longo de grandes períodos de tempo, ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue; além disso, produz mais sensibilidade à insulina, diminuindo assim os níveis de glicose no sangue (diabetes).
Mais flexibilidade e elasticidade
Ao nadar, usamos a maioria dos grupos musculares do corpo, tanto na parte superior quanto na inferior, além do tronco e da cabeça, de modo que as a flexibilidade das articulações aumenta e os músculos são tonificados e fortalecidos, especialmente os das costas.
Por isso, este é um exercício altamente recomendado para as pessoas que sofrem de hérnia, lombalgia ou problemas no quadril.
Causa pouco impacto nos ossos e articulações
Ao submergir o nosso corpo na água para a prática esportiva, ele pesa menos, já que a água faz com que ele flutue e não receba o impacto do asfalto ou de superfícies duras, como ocorre em outros esportes. Desta forma, as as articulações se desgastam menos e se conservam mais.
Então, por todos os seus benefícios, e pela ajuda que nos fornece em termos de relaxamento e diminuição dos níveis de estresse, a natação, em qualquer um dos seus estilos, é mais do que recomendável.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.