Aquecimento e alongamento antes de nadar: efeitos e benefícios
A natação é um dos exercícios que mais exige do nosso físico. Sendo assim, é muito importante atentar para o aquecimento e o alongamento antes de nadar.
Com eles, você fará com que seu organismo se prepare para a atividade física intensa e para o desgaste do corpo.
Independentemente de você praticar a nível profissional ou como um hobby, executar esses exercícios podem fazer com que você obtenha os resultados esperados. Siga os nossos conselhos para sua próxima sessão de treino.
Exercícios de aquecimento e alongamento para antes de nadar
Ao nadar, todos os músculos e as articulações do corpo se movimentam e assim aumentamos a frequência cardíaca. Cada atleta tem um treino especializado baseado nas demandas de seus corpos e no nível de intensidade do esporte. Antes de começar, preste atenção nos seguintes exercícios de alongamento e aquecimento:
Exercícios de alongamento
Eles são feitos antes e depois do treino para fortalecer os músculos e as articulações, mas acima de tudo, são importantes para evitar lesões. Os exercícios mais comuns são:
Alongamento do corpo inteiro
Uma recomendação é permanecer com os pés abertos na largura dos ombros e abaixar para frente até formar um ângulo de 45 graus. Dessa forma, você estará alongando os glúteos, as pernas e os braços.
Alongamento de braços
Para este exercício, você deve levantar os braços e dobrar o tronco para um lado e, em seguida, para o outro. Com isso, você vai alongar as costas e os braços. Você pode fazer esse exercício em pé ou sentado.
Alongamento de quadris
Para esse exercício você deve se sentar e juntar a sola dos pés. Em seguida, coloque as mãos sobre os joelhos para ajudar a se alongar. Termine a sessão alongando cada perna separadamente.
Outros exercícios de alongamento podem ser aqueles que você pratica na academia. Lembre-se de fazê-los no final do treino.
Aquecimento fora da água
Executar esses exercícios te ajudará a estimular o corpo de forma progressiva. As atividades mais comuns são:
- Rotação de braços: esse exercício pretende aquecer os ombros, movendo-os para a frente e para trás.
- Rotação do pescoço: execute movimentos lentos de pescoço para reduzir a tensão na região cervical.
- Balanço de braços e pernas: mova as pernas e os braços para a frente, para trás e para os lados. Dessa maneira, você trará flexibilidade e agilidade para essas áreas do corpo.
Depois de 20 minutos fazendo aquecimentos e alongamentos, você estará pronto para entrar na água.
Aquecimento dentro da água
Uma vez dentro da piscina, é preciso que o corpo se aqueça e se adapte às suas novas condições. Sendo assim, você deve nadar lentamente integrando todas as técnicas: crawl, costas e peito. Dessa forma, o movimento se dará em todas as partes do corpo.
Os 5 efeitos do aquecimento e do alongamento
Quando você faz exercícios de aquecimento e de alongamento, o principal efeito pretendido é aumentar a temperatura do corpo. No entanto, outros resultados positivos podem ser os seguintes:
- Dilatação dos vasos sanguíneos, que aumentam o fluxo do sangue até os músculos.
- Reduz a fadiga e ansiedade antes do treino.
- Aumento da frequência respiratória e do volume de ar que entra no organismo.
- Favorece os estímulos nervosos e a velocidade da contração muscular.
- Aumento da concentração.
O que se busca ao realizar essa atividade é ativar as mudanças fisiológicas de um corpo em repouso. Dessa forma, você terá uma preparação física e mental.
Os 6 benefícios do aquecimento e do alongamento antes de nadar
Alguns dos benefícios de fazer aquecimentos e alongamentos antes de nadar são os seguintes:
- Aumenta a flexibilidade e a agilidade.
- Facilita a execução de determinadas técnicas especializadas de natação.
- Ajuda a controlar a força nos músculos.
- Favorece a concentração e a coordenação de movimentos ao nadar.
- Aumenta a circulação sanguínea, prevenindo lesões e cãibras.
- Estimula a produção de líquido sinovial, que mantém as articulações lubrificadas.
Além disso, o benefício mais procurado é proporcionar maior desempenho no treinamento.
Consequências de não fazer exercícios de aquecimento e de alongamento
Então, quando não há uma preparação adequada do organismo para atividades físicas, aumenta-se o risco de sofrer cãibras ou ruptura dos músculos. Além disso, reduz-se a produtividade e a amplitude de movimento do atleta.
Em resumo, os exercícios de aquecimento e de alongamento são essenciais para um correto desempenho da atividade. Realizá-los será benéfico para o seu organismo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.