Dicas para ter uma boa postura na bicicleta estática

· 9 de novembro de 2018
Há certas orientações que devem ser seguidas para evitar más posturas ao se exercitar na bicicleta ergométrica, o que irá melhorar nosso desempenho e aumentará a segurança da sua utilização.

A bicicleta estática é um exercício cardio muito eficaz que traz benefícios notáveis. No entanto, é essencial sentar corretamente para realizá-lo, caso contrário, poderemos sofrer lesões. A seguir, ensinamos você como conseguir uma boa postura em sua bicicleta estática

Em geral, treinos em uma bicicleta estática levam algum tempo. Especialmente para aqueles que não estão acostumados, isso pode causar desconforto. Como consequência, o usuário varia a posição dos braços, das costas, das nádegas e até das pernas. Isso está longe do ideal.

Por outro lado, há aqueles que sofrem esse mesmo inconveniente, mas por outro motivo: uma má configuração dos elementos da bicicleta. É essencial que o selim e o guidão estejam na altura certa, eles são ajustáveis. Caso contrário, poderíamos adotar posições realmente desaconselháveis ​​para o exercício físico.

Como conseguir uma boa postura em sua bicicleta estática

1. Comece com a altura do banco

Muitas vezes vemos pessoas pedalando em uma posição muito ruim, em que a perna está muito longe do pedal. Erro grave.

Alunos em uma aula de spinning

O que deve ser feito é colocar o banco a uma altura em que a perna esteja quase totalmente estendida quando o pedal atingir seu ponto mais baixo.

Uma boa técnica para calcular a altura do selim é ficar ao lado dele. Então, você deve levantar ou abaixá-lo ou levantá-lo até que esteja alinhado com o quadril. Desta forma, não haverá problemas.

Outro aspecto a considerar em relação ao selim é sua proximidade com o guidão. Algumas bicicletas permitem que você o mova para frente e para trás, outras não.

A recomendação a este respeito é que, colocando o pedal na sua posição mais avançada – chamada ‘às 9’ – a ponta do pé não deve exceder o joelho. Outro truque: coloque o cotovelo na frente da sela e estenda o antebraço até o guidão. Este último deve começar exatamente onde seus dedos terminam, também estendido.

2. Altura do guidão

Neste caso, podemos distinguir entre duas alternativas. Elas diferem de acordo com o objetivo perseguido por aqueles que usam a bicicleta estática e podem influenciar aspectos como lesões.

O importante em todos os casos é que você mantenha as costas retas. Se o ciclista adquire uma posição curvada, ele exerce uma pressão extremamente prejudicial na parte inferior das costas.

Justamente para aqueles que sofrem de problemas lombares, é melhor uma posição com o guidão na altura do banco. Isso também é recomendado para treinos pouco exigentes ou para iniciantes. Assim, você pode ter as costas retas em uma posição totalmente natural.

Por outro lado, se você quiser ganhar potência sem sacrificar o conforto, pode posicionar o guidão a uma altura média. Assim, as costas estarão em uma posição ligeiramente esticada.

Esta posição é geralmente usada para guiar turmas um pouco mais avançadas.De qualquer forma, é vital certificar-se de que suas costas não se curvem.

Pessoas em uma aula de spinning

3. Posição do braço e dos ombros

Essas duas partes do corpo são os últimos detalhes que você deve considerar para conseguir uma boa postura em sua bicicleta estática. O que você deve sempre ter em mente é que você deve manter uma postura alongada. 

Considerando isso, é necessário que os braços estejam semiestendidos e os ombros baixos. Isso significa que ambos devem estar relaxados e confortáveis. Não devemos exercer pressão ou força com eles. Sua utilidade é apenas para fornecer aderência e estabilidade para pedalar.

Outros erros a serem evitados

Além de ter uma boa postura em sua bicicleta ergométrica, você deve tentar não cometer os seguintes erros:

  • Pedalar com a ponta dos pés. A planta deve estar paralela ao solo no momento da extensão.
  • Separar os joelhos. Isso acontece quando estes apontam para fora. Uma causa frequente é ter o selim muito baixo.
  • Pular no assento. Pode ser devido à falta de força ou resistência na parte central do corpo.
  • Apontar os cotovelos para fora. Esse movimento incorreto pressiona os antebraços e também machuca os pulsos, que estão tensos.

Benefícios da bicicleta estática

É um exercício muito vantajoso, já que além de trabalhar a resistência aeróbica, praticamente não há risco de lesão. Isso, é claro, desde que mantenhamos a postura correta.

Aqueles que praticam esta atividade regularmente, receberão os seguintes benefícios para sua saúde:

  • Melhoria da capacidade cardiovascular.
  • Perda de gordura e peso.
  • Exercita os músculos sem danificar as articulações com impactos ou demandas súbitas.
  • Fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças crônicas.
  • Reduz o estresse e elimina a tensão acumulada.

Com todos esses parâmetros, alcançar uma boa postura em sua bicicleta estática não será mais um problema. Lembre-se de que isso é essencial para explorar as muitas virtudes deste exercício. Fique na frente de um espelho e veja seus erros para corrigi-los!