Vale a pena fazer exercício aeróbico para perder peso?
Se você quer se livrar desses quilos a mais, você deve saber que fazer exercício físico é fundamental. Se você não realiza nenhuma atividade física de forma habitual, talvez seja desgastante demais optar por exercícios de tipo anaeróbico, porque exigem uma maior resistência. Mas e o exercício aeróbico, é eficaz para perder peso?
Continue lendo e vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de exercício e sua eficácia na perda de peso. Além disso, vamos dar a você uma série de conselhos para que alcançar seu peso ideal seja uma tarefa mais simples.
Em que consiste o exercício aeróbico?
Basicamente, o exercício aeróbico pode ser definido como aquele que não requer intensidade extrema e que se realiza durante um período de tempo prolongado. Alguns exemplos desse tipo de exercício seriam o ciclismo, sair para correr ou nadar.
Esse tipo de esforço é o contrário do anaeróbico, que se realiza durante períodos muito breves e demanda um grande esforço. O levantamento de peso ou as corridas de velocidade seriam alguns exemplos. Com esse tipo de exercício conseguimos aumentar a massa muscular, a força e a resistência.
Agora que você já conhece as duas modalidades que você pode realizar, vamos analisar a eficácia do exercício aeróbico no processo de perda de peso. Conhecer os benefícios de cada tipo de exercício é fundamental para alcançar as metas que traçamos e os objetivos de forma eficaz.
É eficaz para perder peso?
O exercício aeróbico, além de ser eficaz para a perda de peso, é o mais recomendado sobretudo nas primeiras fases do processo. Isso porque o exercício aeróbico utiliza como principal fonte de consumo as gorduras acumuladas no organismo, justamente o que querem perder as pessoas que desejam emagrecer.
Como comentamos anteriormente, o exercício anaeróbico tem como resultado o aumento da massa muscular e, no momento, esse não é o objetivo. O desejável é perder o excesso de gordura e, posteriormente, em uma segunda etapa da dieta, aumentar o músculo.
Por que escolher só um tipo de exercício?
Como explicamos anteriormente, em função do esforço realizado e da duração, os exercícios são classificados em dois tipos. Isso não quer dizer que um seja melhor do que o outro ou que se optarmos por um dos dois, nós tenhamos que deixar o outro de lado.
Ambos os tipos de exercício são perfeitamente compatíveis e, na verdade, recomenda-se que os dois sejam feitos juntos para obter os melhores resultados.
Não se limite a fazer um tipo de exercício, vá pouco a pouco incluindo o outro na sua rotina. Se você não pratica esporte de forma habitual, o recomendável é que comece pelos exercícios aeróbicos para adquirir resistência. Assim que sua forma física tiver melhorado, você pode incorporar exercícios do tipo anaeróbico.
Um exemplo dessa prática é trotar duas vezes por semana. Você vai ver como toda vez você vai correr uma distância maior sem se cansar. Depois de algumas semanas, você pode começar a fazer pequenos trajetos de corrida, parar e recuperar o trote.
Essas combinações entre o exercício aeróbico e anaeróbico te ajudarão a conseguir os seus objetivos em um tempo menor e de uma forma mais eficaz.
A importância da alimentação
Se você deseja perder peso, deve ter em mente que a alimentação e o exercício físico vão de mãos dadas. Além disso, você não pode deixar de lado nenhum dos dois se quiser alcançar o seu objetivo e mantê-lo.
Nesse caso estamos falando do exercício físico e da adequação de certos exercícios para perder peso, mas isso não quer dizer que a alimentação fique em segundo plano.
Lembre-se de comer alimentos mais apropriados, tanto antes como depois de realizar as sessões de exercício para aproveitar ao máximo o esforço realizado. Além disso, você deve reduzir a ingestão de gorduras e de bebidas açucaradas.
Depois da análise que realizamos, fica bastante claro que o exercício aeróbico é eficaz na perda de peso. Além disso, não tem por que você se limitar a somente um tipo de exercício, é importante que você o combine com os exercícios anaeróbicos.
As opções são tantas que é impossível que você caia na monotonia da rotina. Por último, lembre-se que a alimentação é um pilar fundamental na perda de peso.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.