8 excelentes benefícios da aula de zumba para o seu corpo

· 20 de julho de 2018
A zumba se tornou uma modalidade praticada por mais de 15 milhões de pessoas em diferentes países porque é uma atividade muito divertida e traz muitos benefícios para o nosso corpo.

Com o passar do tempo, a dança ganhou muito espaço nas academias. A maioria das mulheres e alguns homens se juntaram às aulas de dança e estão praticando a zumba, um dos ritmos que tem causado mais exaltação. A que se deve? Está comprovado que há inúmero benefícios da aula de zumba. Conheça alguns deles e se anime a dançar!

O que é zumba?

Zumba não é apenas uma aula de dança para o deleite das mulheres, como algumas pessoas pensam. Pelo contrário, a zumba é uma modalidade fitness que combina vários ritmos, a maioria deles latinos. Por exemplo, temos  merengue, a salsa, o samba ou o flamenco. Além disso, a prática inclui também alguns treinos aeróbicos.

Este tipo de exercício é adequado para todos os públicos. É de origem colombiana, mas tornou-se uma prática da moda em muitos países. Na verdade, é utilizada como uma ferramenta vital para combater até mesmo a obesidade infantil.

Alunos fazendo uma aula na academia com pesos

8 benefícios da aula de zumba

Praticar zumba traz benefícios para a saúde física e mental. Como toda atividade física, é necessário constância para contemplar os benefícios. No entanto, você não terá problemas, pois são coreografias fáceis de seguir. Os principais benefícios são os seguintes:

Preparação cardiovascular moderada

As aulas de zumba exigem muito movimento, o que favorecerá muito a sua saúde cardiovascular. Sem dúvida, é uma atividade cardiovascular completa. Sua prática previne coágulos,arritmia cardíaca e outras doenças do sistema cardiovascular.

Ajuda a perder peso

A prática contínua desta modalidade ajuda a perder peso rapidamente, pois com uma boa aula de zumba é possível eliminar até 700 calorias em cada prática, embora dependa da intensidade da sessão. Para obter um efeito maior, é recomendável aumentar o esforço.

Melhora a flexibilidade e postura

Graças à combinação dos diferentes ritmos que a zumba promove, a aula trabalha a maioria dos seus músculos. As articulações se acostumarão a movimentos incomuns a cada exercício. Desta forma, melhorará a flexibilidade.

Promove resistência

Embora no início os movimentos contínuos te cansem um pouco, conforme você pratica você se adaptará, aumentará sua resistência e você achará a aula muito agradável.

Combate o estresse

A mudança de ritmo e os exercícios aeróbicos reduzem o estresse em grande escala. Isso ocorre porque eles liberam o hormônio responsável pelo bom humor. Isso ajudará a relaxar e a melhorar sua saúde emocional.

Melhora a capacidade de coordenação

Como você deve aprender e praticar coreografias diferentes, a coordenação motora será aperfeiçoada. Em particular, favorecerá os idosos, que poderão realizar um treino adaptado e progressivo.

Tonifica o corpo

Os diferentes passos de dança irão ajudá-lo a ganhar mobilidade. Além disso, tonifica os músculos. Portanto, é ideal para fortalecer e moldar os glúteos,abdômen, braços e pernas.

Melhora o humor

Ao praticar zumba, você libera uma grande quantidade de endorfinas, os hormônios responsáveis por aumentar a autoestima e a felicidade. É por isso que, ao final da aula, você se sente bem. É recomendado, por isso, para aqueles que sofreram de depressão.

Tipos de zumba

Zumba é uma disciplina muito divertida e variada. Atualmente existem vários tipos de aulas de zumba, entre as quais, se destacam: Fitness, Aqua, Gold, Sentao, Circuito, Toning e Zumba Tomic.

Alunos em uma aula de zumba

Que tipo de zumba devo fazer?

Escolha que tipo de zumba é melhor para você e condicione seu corpo da melhor maneira. Para isso, preste atenção aos seguintes dados:

  • Zumba para iniciantes: a melhor é a Zumba Fitness, pois é a versão mais simples e as aulas são ensinadas com ritmos básicos.
  • Para queimar calorias: pratique a Zumba Toning, também ajudará a tonificar os braços. Há utilização de halteres.
  • Contra o estresse: AquaZumba consiste em aulas na água, embora fazer exercício também libere a tensão, a água é ainda mais benéfica.
  • Para as crianças: Zumba Tomic é destinada a crianças de 4 a 12 anos de idade.
  • Zumba para os idosos: Zumba Gold, com exercícios adaptados ao seu nível de mobilidade.

Outros benefícios da aula de zumba

Vimos então que existem muitos benefícios da aula de zumba. Ela produz efeitos fisiológicos e psicológicos em nosso corpo. Favorece a função cognitiva, melhora a densidade óssea, aumenta a autoestima, diminui a depressão, reduz a ansiedade e oferece oportunidades de interação social.

Portanto, não importa quantos anos você tem, não hesite em praticar zumba, você se divertirá e terá boa saúde.