Como evitar parar durante as corridas

14 de novembro de 2019
Na corrida, a preparação para a competição é tudo. Na verdade, é o ponto principal se você deseja concluir as suas corridas sem precisar parar.

Algumas pessoas podem dizer que é melhor descansar um pouco quando você não aguenta mais… Outras dirão que é melhor evitar parar durante as corridas. Neste artigo, falaremos sobre essa segunda opção e como implementá-la.

Caminhar em uma corrida?

Talvez você tenha experimentado a sensação de que as pernas não respondem mais e, não importa o quanto tente, você não consegue avançar um metro. Muitos atletas optam por abandonar a corrida em vez de continuar e terminar lesionado ou com músculos sobrecarregados.

Outra opção é reduzir a velocidade, posicionar-se em um dos lados da pista e caminhar, com um passo rápido o suficiente para não ficar em último e lento o suficiente para não se machucar ou sobrecarregar.

É muito importante que você continue e não pare. Se você parar, recomeçar será quase impossível, porque o corpo já terá atingido o estágio máximo de descarga de adrenalina e entrará em modo de repouso.

No entanto, se as pernas não responderem mais e ainda assim você quiser terminar a corrida, a melhor alternativa é caminhar. Assim, você recuperará a energia e poderá retornar ao ritmo de antes pouco a pouco, ou simplesmente alcançar a meta caminhando.

Se você decidir caminhar em uma corrida, preste atenção aos seus companheiros de equipe. Corra devagar para os lados, para que ninguém tropece ou esbarre em você. Isso pode ser irritante e perigoso para alguém que está mantendo um bom ritmo. Precisar parar por causa de outra pessoa pode custar segundos vitais.

Como evitar parar nas corridas

Se você perguntar aos corredores como evitar parar durante uma corrida, a resposta que eles lhe darão será “preparando-se melhor”. Isso significa que, na realidade, tudo o que acontece antes da maratona ou corrida é muito mais importante do que o que acontece durante a competição.

Como evitar parar nas corridas

Se você não quiser parar em uma corrida, nem no treinamento, vamos dar algumas dicas abaixo:

1. Comece devagar

Principalmente em maratonas muito extensas, se você sair com todas as suas forças, é provável que ela acabe logo e você queira parar.

Em alguns casos, o ritmo dos outros corredores é o que determina a sua própria velocidade, mas tente começar devagar e aumentar o esforço com o passar dos quilômetros. Você verá que dessa maneira você terá mais energia física para alcançar sua meta.

2. Hidrate-se para não precisar parar durante as corridas

Há quem diga que beber faz com que você fique cada vez com mais sede quando se exercita, principalmente se você consome bebidas esportivas e não água. Além disso, lembre-se de que, quanto maior a ingestão de líquidos, mais você vai querer ir ao banheiro… E isso fará com que você pare ou saia da corrida!

Isso não significa que você não pode se hidratar durante a corrida, mas racione o consumo de líquidos durante o percurso. Não se esqueça de urinar alguns minutos antes de ir para a linha de partida.

3. Alimente-se de forma leve

É verdade que comer carboidratos nos dá a energia explosiva que precisamos para nos exercitar (é por isso que muitos atletas consomem um prato de macarrão antes da competição).

No entanto, um excesso de comida pode causar desconforto estomacal, desejo de defecar ou qualquer outro efeito que poderá reduz as suas chances de correr sem precisar parar.

4. Não corra lesionado ou dolorido

Muitos pensam que, quando começamos a correr, os músculos esquentam e a dor desaparece como se fosse mágica. No entanto, elas podem aparecer no momento menos apropriado.

Para evitar parar durante a corrida, recomendamos que você não inicie uma corrida se não estiver em boa forma física. O mesmo vale para as sessões de treinamento.

Não corra lesionado ou dolorido

5. Seja constante e descanse

Não importa quantos quilômetros você precise correr na próxima corrida que deseja fazer ou quanto tempo resta antes de começar. É essencial que você treine os dias estipulados… Não há desculpas válidas.

É claro que isso não significa que você precise correr todos os dias, se esforçar mais do que o seu corpo suporta e acabar lesionado. Pausas entre as sessões são essenciais para estar 100% preparado no dia da corrida.

Se você deseja evitar parar em uma competição, também recomendamos que você escolha um plano de treinamento correto, que em determinados dias da semana você exercite músculos com equipamentos de ginástica. Além disso, ouça seu corpo antes de uma corrida. Não comece a correr se você não estiver bem treinado.