Correr na cidade ou na montanha: vantagens e desvantagens
Você estabeleceu a meta para este ano de correr, seja com seu parceiro ou com sua melhor amiga. Uma das perguntas mais comuns a respeito do running envolve o cenário onde praticá-lo. Ambiente urbano ou paisagem natural? Correr na cidade ou na montanha?
Vantagens de correr na cidade
Na sua lista de metas para o novo ano você escreveu: correr todos os dias, ou pelo menos várias vezes por semana. Você comprou a roupa adequada, você tem toda a motivação para iniciar o exercício… Mas surge uma dúvida: é bom correr na cidade?
Certamente é, e muitas pessoas correm no parque, por exemplo. Você os vê desde cedo no verão ou ao meio-dia no inverno e pensa que também quer fazer o mesmo. No entanto, antes de começar, recomendamos que você preste atenção às particularidades do running urbano.
1. Comodidade
Vivendo na cidade você dispõe da comodidade de bastar se vestir e sair para correr. Você nem precisa de um parque por perto.
2. Treinamento específico
Você pode desviar de obstáculos — como pessoas, animais de estimação, carros, etc — e assim trabalhar e tonificar as pernas e os tornozelos.
3. Diferentes caminhos
Você dispõe de toda a cidade para variar as ruas que você pega ou os caminhos pelos quais você corre. Desta forma, você consegue evitar o tédio e é mais divertido do que fazer esteira na academia!
4. Adeus ao estresse
Talvez uma das razões pelas quais você escolheu correr seja porque você está muito estressado por causa do trabalho ou por causa de problemas cotidianos. A boa notícia é que o running tem o poder de remover o mau humor, a ansiedade, a tristeza ou a raiva, já que ajuda o corpo a produzir os chamados “hormônios da felicidade”.
Desvantagens de correr na cidade
É claro que, como tudo nesta vida, o running urbano não é 100% bonito e positivo. Portanto, também temos que pensar nas desvantagens de correr na cidade:
1. Poluição
Mesmo que você vá a um parque, este ‘pulmão verde’ tão necessário, você estará em contato com a poluição e a fumaça ao seu redor.
2. Tráfego
Atravessar a rua pode ser uma grande aventura quando estamos correndo pela cidade. Portanto, recomenda-se não passar por avenidas muito movimentadas, especialmente se gostamos de nos exercitar enquanto ouvimos música ou conversamos com nosso parceiro de exercícios.
3. Pessoas em todos os lugares
Se você mora em uma cidade grande, você sabe que não é possível estar sozinho por completo em quase nenhum lugar… Muito menos se você estiver em movimento se exercitando. Ficar esquivado pode ser um incômodo durante a corrida, principalmente quando os espaços são reduzidos.
4. Terrenos não muito amigáveis
Na cidade não nos resta outra alternativa a não ser correr no asfalto, uma superfície dura que pode castigar as articulações dos tornozelos e joelhos. Você pode procurar um lugar onde seja permitido correr na grama ou na terra, embora em muitas cidades isso seja proibido.
Vantagens de correr na montanha
Agora passemos à segunda opção para praticar o running esta temporada. Correr na montanha tem seus prós e contras, claro. Estes são alguns dos pontos a favor:
1. Contato com a natureza
A primeira coisa que devemos enfatizar sobre o exercício ao ar livre em um ambiente natural é que estamos em contato total com as árvores, as plantas, os pássaros, o rio, a montanha e tudo o que isso significa.
Se você está muito cansado da cidade e da correria, o exercício em uma área rural pode ser uma excelente ideia.
2. Superfícies suaves e desniveladas
Para evitar lesões nos calcanhares, nos pés ou nos joelhos, é recomendável fazer exercícios em superfícies macias, como a grama ou a terra. Justo o que as montanhas e seus arredores oferecem! Tenha cuidado com as áreas rochosas porque elas podem te machucar.
Algumas desvantagens de correr na montanha
Assim como fizemos com as cidades, devemos destacar também alguns detalhes não tão favoráveis das montanhas como um lugar para correr:
1. Isolamento
Se você quer cumprir um treino semanal de running na montanha, você tem que viajar para o local ou então se mudar para lá, com tudo o que isso implica.
Nem sempre dispomos de uma montanha ou uma área rural próxima para fazer exercício quando queremos. Esperar apenas pelas férias ou pelos fins de semana para correr não é uma boa ideia, uma vez que não nos dá a regularidade mínima necessária.
2. Falta de suprimentos
Se estamos correndo na cidade e ficamos sem água, sempre podemos entrar em uma loja e comprar. A mesma coisa se nos machucamos ou sofremos um acidente: em poucos minutos a ambulância chega ou um policial nos auxilia.
Isso não acontece na montanha, onde estaremos isolados da civilização e de qualquer tipo ajuda que precisarmos.
Em suma, não é uma questão simples eleger a cidade ou a montanha para correr. Você pode complementar o exercício e aproveitar os dois cenários, dependendo da época do ano ou da semana.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Easthope, C. S., Nosaka, K., Caillaud, C., Vercruyssen, F., Louis, J., & Brisswalter, J. (2014). Reproducibility of performance and fatigue in trail running. Journal of Science and Medicine in Sport. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2013.03.009
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.