Correr em grupo: conheça todos os benefícios

27 de agosto de 2019
Se você é um corredor habitual ou caso pretenda estrear nessa apaixonante atividade, é possível que você se interesse pelas corridas em grupo ao analisar todos os seus benefícios.

O exercício físico é muito bom para a mente e o corpo, e correr é uma das atividades físicas mais populares de todos os tempos. Infelizmente, nem sempre é fácil manter a motivação intacta ou a continuidade do exercício. Nesses casos, correr em grupo pode ser uma excelente solução.

Certamente, correr em grupo é uma das melhores maneiras de aumentar o seu desempenho e de fazer exercício enquanto se diverte em um ambiente descontraído e amigável. Mais diversão e maior desempenho são aspectos chaves para manter a motivação, e são alguns dos benefícios de correr com outros esportistas.

Quais são os benefícios de correr em grupo?

Se você fizer corrida coletivamente, não tenha dúvida de que você vai se tornar um corredor melhor. Obviamente, você deve continuar trabalhando arduamente, mas os benefícios de um treinamento em um ambiente de grupo são enormes!

  1. Menor esforço

Em termos esportivos, as pessoas que treinam em grupo apresentam uma melhora física. Acima de tudo, refletem uma percepção de esforço muito menor.

O simples fato de ver os outros no mesmo estado que o seu provoca uma redução do estresse relacionado com o esforço. Ou seja, permite que você expanda seus limites.

  1. Maior progresso

Correr em grupo é sinônimo de diversão e de progredir sem nem se dar conta. Claro que você só se torna um corredor melhor se praticar e continuar treinando, mas correr em grupo ajuda justamente a atingir a regularidade nos seus treinos.

Além disso, correr com outros esportistas pode criar uma emoção em seu interior que irá ajudá-lo a correr mais rápido do que você poderia fazer sozinho.

Mulheres correndo no parque

  1. Compartilhe a sua paixão por correr em grupo

Correr se torna uma paixão que, ao ser compartilhada, se multiplica. Fazer corrida com outros atletas faz com que vocês encontrem interesses em comuns: a prática, as metas ou os sonhos. Fora isso, correr junto com outros corredores ajuda a fortalecer os vínculos entre as pessoas.

Além disso, essa atividade ajuda a construir amizades com pessoas que compartilham os mesmos interesses. Por isso, você não deve ter nenhuma dúvida de que, se correr com uma ou mais pessoas com regularidade, necessariamente desenvolverá uma relação especial com seus acompanhantes.

  1. Observação e imitação

Correr em um grupo pode ser uma bela oportunidade para observar e imitar seus colegas, mesmo se as diferenças de nível forem notáveis entre vocês.

O treino em grupo é um grande benefício para todos os corredores, tanto para os iniciantes como os profissionais experientes. Como parte de um grupo, nós treinamos em conjunto, aplicamos os mesmos métodos e aprendemos observando e imitando os melhores.

  1. Maior motivação

A maioria das pessoas deixam de correr ou fazer exercício devido a uma falta de motivação. Quando você está cansado ou se o tempo está ruim (muito calor, frio ou chuva), correr em grupo é uma solução. Entre outras coisas, o grupo permite enfrentar os dias difíceis e auxilia a desenvolver o hábito e a motivação no esporte.

Não existe maior motivação que correr com um grupo, porque há sempre alguém que é mais rápido, corre mais corridas que você ou está mais em forma que você.

Para aqueles que costumam buscar todas as desculpas possíveis e inimagináveis para deixar de correr, as corridas em grupo fazem com que seja difícil desmarcar o treino o tempo todo.

Pessoas correndo na montanha

  1. Correr em grupo proporciona mais segurança

Por último, você deve saber que correr com os outros também é uma boa forma de mitigar os riscos da corrida. Isso é especialmente importante no caso de saídas noturnas ou lesões imprevistas, como entorses.

Como você pôde observar, os benefícios de correr em grupo são enormes. No entanto, a única desvantagem dessa modalidade é que nem sempre você pode correr no seu próprio ritmo, e pode acontecer que esteja abaixo ou acima do resto.

Você se anima a testar essa modalidade em grupo? Encontrar um grupo de corredores pode ser a melhor atitude que você já tomou para melhorar o seu estado físico!

  • Gabrielli, L., Castro, P., & Yañez, F. (2017). Entrenar más para una mejor salud: ¿Hasta cuánto puedo correr? Revista Chilena de Cardiología, 35(3), 285–287. https://doi.org/10.4067/s0718-85602016000300012