5 erros frequentes cometidos pelos corredores iniciantes

· 6 de maio de 2019
Qualquer tipo de atividade que é iniciada tem um período de adaptação. É normal cometer alguns erros, fruto da inexperiência em qualquer modalidade. Os corredores iniciantes não são uma exceção.

Quando o hábito de sair para correr começa a se tornar cada vez mais competitivo, as regras do jogo se tornam mais precisas e sofisticadas. Os corredores iniciantes vão, pouco a pouco, conhecendo os truques para que o treinamento possa render, bem como para que o corpo permaneça saudável e as marcas sejam superadas.

No entanto, às vezes, alguns detalhes não são levados em conta…

Como tudo na vida, a ideia é encontrar o ponto perfeito para aproveitar ao máximo as saídas para correr. Os corredores iniciantes merecem uma pequena ajuda e, se eles souberem o que não devem fazer, eles atingirão os seus objetivos mais cedo do que o imaginado.

5 coisas que os corredores iniciantes não devem fazer

1. Esquecer de complementar a corrida com a academia

Este tipo de esporte combina muito bem com a ideia de limpar a mente, desfrutar do ar livre e renovar as energias. A tendência dos corredores iniciantes é acreditar que todo o trabalho é feito apenas pelas pernas. No entanto, o corpo também usa os braços, o abdômen e todos os músculos que dão estabilidade à coluna para funcionar.

Assim, ao tonificar os músculos do core (parte central do corpo), uma evolução notória como corredor é alcançada; ela pode ser vista a olho nu através da postura relaxada.

Por isso, não é bom evitar o treinamento completo, seja na academia ou antes de correr. Desta forma, além disso, também é possível prevenir lesões que ocorrem devido ao próprio desequilíbrio muscular durante o movimento.

Não esquecer de complementar a corrida com a academia

2. Não se alongar depois de correr

Alongar os músculos não requer mais do que cinco ou dez minutos. O alongamento libera as tensões dos músculos principais, os que mais se esforçaram durante o treinamento. Esta é uma maneira inteligente de recuperar as energias, relaxar e ganhar flexibilidade.

Tanto os veteranos quanto os corredores iniciantes devem ter em mente que os cuidados corporais adequados permitirão melhorar na prática deste esporte. Além disso, se os músculos forem alongados adequadamente, o desconforto após a corrida também será reduzido.

Como se isso não bastasse, não só é necessário se alongar depois de correr, como também é necessário fazer um bom aquecimento prévio para evitar lesões.

Alongar depois de correr

3. Não respeitar os processos de treinamento

Especialmente com os corredores iniciantes, é comum observar que, às vésperas de alguma prova, a quantidade de horas e de saídas para correr são duplicadas. O que acontece com o corpo se passarmos de sair para correr duas vezes por semana para sair seis, sem respeitar o processo físico natural?

O que acontece é que as chamadas estruturas ‘passivas’, tais como ligamentos, tendões e cartilagens, podem ser facilmente lesionadas; especialmente se não tiverem tempo suficiente para se recuperar. É daí que aparecem as dores no joelho e a inflamação dos tendões (calcanhar de Aquiles), entre outros.

Os corredores iniciantes não devem ser imprudentes; o overtraining é um dos erros mais comuns. O corpo precisa de um descanso prolongado quando começa a fazer este tipo de exercício.

Por outro lado, uma lesão mínima será motivo para adiar os treinos por 15 ou 20 dias, o que gera um declínio lamentável para o trabalho muscular.

corredores iniciantes: é necessário respeitar os processos de treinamento

4. Não saber o ritmo que o próprio corpo precisa

Com o passar dos anos e a experiência no mundo dos corredores, você aprende que a velocidade e a distância devem ser aumentadas de maneira coordenada e progressiva. Tanto as estruturas musculares e ósseas quanto a própria frequência cardíaca precisam de um rigoroso processo de treinamento para evoluir.

Muitos corredores iniciantes se inscrevem em maratonas sem nem realizar uma corrida de cinco quilômetros. O truque para melhorar a resistência gradualmente não é correr mais rápido, mas sim chegar um pouco mais longe a cada treino.

Não devemos desconhecer o ritmo que o próprio corpo precisa

5. Escolher roupas inadequadas

Certamente existem vários critérios utilizados pelos fabricantes de roupas esportivas. Mas é fundamental levar em consideração duas questões importantes.

Primeiramente, a roupa deve estar suficientemente solta para que não exista atrito. Em segundo lugar, os tecidos que não permitem a saída do calor fazem com que o corpo transpire demais, sem capacidade de resfriamento. Por isso essas roupas devem ser retiradas do guarda roupa.

Há um mito sobre a corrida que diz que correr com muitas roupas favorece a flexibilidade. Porém, isso não é verdade; de fato, o excesso de calor pode levar à desidratação rapidamente.

corredores iniciantes: não escolher roupas inadequadas

No começo, devemos ter metas realistas e descobrir qual é o nosso ritmo.

Em conclusão, os corredores iniciantes devem focar o seu trabalho não apenas nos objetivos e metas, mas também no cuidado com o corpo. Os benefícios não serão apenas físicos, mas também mentais, e se refletirão no seu desempenho.