5 benefícios de pular corda 5 minutos por dia

· 31 de março de 2019
Pular corda é fácil e podemos fazer em qualquer lugar. Além disso, ela nos dá grandes benefícios e não precisamos comprar materiais caros para se exercitar.

Pular corda não é só uma brincadeira de criança nem é um exercício somente para pugilistas profissionais. Todos podem desfrutar de seus benefícios! Com apenas cinco minutos por dia, você pode obter resultados incríveis. No seguinte artigo vamos contar quais são eles.

Quais são os benefícios de pular corda todos os dias

Trata-se de um divertido exercício que não exige ferramentas caras nem pagar uma mensalidade na academia. Pular corda pode ser aquilo que você estava necessitando, devido à sua falta de tempo ou por causa da sua pouca afinidade pelos esportes. Alguns dos seus benefícios são:

  1. Ajuda a perder peso

Pular corda é um dos melhores e mais completos exercícios aeróbicos ou de cardio que existem. Além dela poder servir como complemento para qualquer treino (como por exemplo de boxe ou CrossFit), ela também pode compor um treino cardiovascular completo.

Com apenas cinco minutos ao dia nós já podemos queimar calorias. Na teoria – tudo depende do corpo de cada um – nós perdemos 13 calorias a cada 60 segundos de pulos energéticos.

Se nós formos comparar com outras disciplinas, pular corda é mais eficaz do que andar de bicicleta, fazer trilha, dançar Zumba ou para ir a uma aula de exercícios aeróbicos.

O único exercício que ganha de pular corda com relação às calorias queimadas é a corrida. Não obstante, para obter tais benefícios nós necessitamos de espaço e, principalmente, de força de vontade.

Pulando corda

  1. Aumenta a resistência

O sistema cardiovascular é significativamente reforçado quando pulamos corda. Sem dúvida, é um exercício muito bom para o coração e, ao mesmo tempo, para os pulmões. Você pode otimizar a sua capacidade aeróbica em um curto espaço de tempo.

Se você aumentar um pouco a intensidade e o ritmo, variar a complexidade dos pulos e adicionar cada vez mais minutos de treinamento, você vai ver os efeitos de forma progressiva.

O sangue será oxigenado da forma correta e você irá reduzir não só a fadiga em outros esportes, mas também na vida cotidiana, como, por exemplo, ao subir as escadas ou ao limpar a casa. Se você tem problemas de pressão arterial elevada, recomendamos que você faça esse exercício para equilibrá-la.

  1. Tonifica os músculos

Embora a maior parte do esforço seja realizado pelas pernas, ao pular corda outros músculos também trabalham, incluindo os braços, os ombros, o peitoral, os abdominais e até mesmo a lombar. É um exercício bastante completo e que tonifica em pouco tempo.  Você pode dizer adeus à flacidez em questão de semanas!

  1. Reduz o estresse

Os exercícios aeróbicos no geral, e pular corda em especial, são perfeitos para aliviar as tensões e deixar de lado o estresse. Por essa razão, se você teve um dia terrível no trabalho, quando retornar para casa, recomendamos que você pule corda por pelo menos cinco minutos.

Embora você possa não acreditar, junto com o suor você eliminará as preocupações do dia.

Também recomenda-se pular corda se estivermos deprimidos. Quando nós realizamos esse tipo de exercício, desenvolvemos ambos os hemisférios do cérebro e produzimos os hormônios da felicidade, como são conhecidas as endorfinas.

Exercício na cidade

  1. Melhora a coordenação e o equilíbrio

Embora acreditemos que seja uma “brincadeira de criança”, a verdade é que, para pular corda, devemos coordenar os braços e as pernas de uma maneira perfeita.

O melhor de tudo é que no início você vai dando pulos lentos e vai demorar mais para que a corda passe por cima de sua cabeça, mas, com a prática, você pode aumentar a velocidade e também a complexidade do exercício.

Existem diferentes variáveis para pular corda, como por exemplo levar os joelhos ao peito ao mesmo tempo, manter uma perna no ar e outra no chão. Você também pode pular corda seguindo o ritmo de uma música ou alternar entre movimentos mais lentos e mais rápidos.

É claro que esses não são os únicos benefícios de pular corda. Esse exercício também ajuda a reforçar o sistema imunológico, melhora seu humor e é muito barato, já que você só precisa de uma corda. Portanto, não perca essa oportunidade e comece hoje mesmo a desfrutar desse incrível exercício!

  • North, T. C., McCullagh, P., & Tran, Z. V. (1990). Effect of exercise on depression. Exercise and Sport Sciences Reviews. https://doi.org/10.1249/00003677-199001000-00016
  • Trecroci, A., Cavaggioni, L., Caccia, R., & Alberti, G. (2015). Jump rope training: Balance and motor coordination in preadolescent soccer players. Journal of Sports Science and Medicine.